Compartilhe

domingo, 25 de outubro de 2015

EX-CRACOLÂNDIA, PRAÇA DO PESCADOR É REVITALIZADA E MUDA VISUAL NO PORTINHO

A Prefeitura de São Luís entregou a primeira etapa da obra de revitalização da Praça do Pescador, no Portinho. A requalificação da praça devolve à cidade, principalmente aos moradores dos bairros do Desterro, Praia Grande e adjacências, a oportunidade da convivência social e de desenvolvimento de atividades esportivas em total segurança. A praça ganhou equipamentos da academia da saúde, pista de cooper e atletismo, quadra poliesportiva e paisagismo. A segunda etapa da obra será entregue no início do próximo ano.

"Aqui, antes dessa obra, era um espaço de vulnerabilidade social. Estamos devolvendo para a comunidade um espaço de lazer, onde os moradores, principalmente as crianças, vão encontrar condições para praticar de esporte, além de espaço de convívio comunitário", disse o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT).

A obra de requalificação da praça, com custo de R$ 150 mil, é fruto de compensação ambiental. O secretário de estado da Cultura, Felipe Camarão, representou o governador Flávio Dino na solenidade e disse que - como presidente da Fundação da Memória Republicana - vislumbra melhoria do ambiente de maneira geral com a devolução de mais uma área de lazer no Centro Histórico. 

SEGURANÇA

O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, garantiu que na próxima segunda-feira (26), o posto de policiamento comunitário estará instalado na praça. Fábio Henrique disse que a ação de segurança será norteada pela parceria com a comunidade para que, assim, os resultados sejam otimizados.

A Praça do Pescador será monitorada por câmeras da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). O monitoramento é enviado diretamente ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal, onde as informações são repassadas aos Guardas Municipais que atuam no local, por meio do programa do governo federal, "Crack, é possível vencer!", lançado em São Luís em junho.

ASSISTÊNCIA
 
A assistência aos antigos frequentadores da Praça do Pescador está sendo feita por meio do Consultório de Rua. O consultório estacionado em frente à praça tem atendido as quintas e sextas-feiras usuários e pessoas em situação de rua. Uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e técnico em enfermagem fica responsável pelo atendimento que se inicia normalmente à uma da tarde. O atendimento se estende até 22h.

À noite, são oferecidas consultas com a presença de um médico. O Consultório na Rua tem permanecido em locais da cidade onde foi detectada concentração de usuários de drogas. Além do Desterro e Centro, o veículo equipado tem atendido também populações localizadas na região da Deodoro e João Paulo. Além da assistência médica, o atendimento tem se estendido para o encaminhamento de retirada de documentos, cartões do SUS, entre outros serviços.

Secom
Prefeitura de São Luís

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a prefeitura! É isso que é assistência social a um grupo marginalizado, espero que seja estendido para outras regiões.

Anônimo disse...

Acho que pela primeira vez, estão fazendo as coisas em São Luís, não apenas para ganha votos, estão pensando em uma gestão cidadã.

Anônimo disse...

São Luís precisa de projetos sociais assim. As pessoas tinham medo de passar nessa praça por que só tinha usuários de drogas. Torço para que essa ajuda com assistência a essas pessoas possibilite uma vida nova a eles.

Anônimo disse...

E semana passada já teve um doido querendo depredar essa praça. Espero que tudo mude naquela área que era muito perigosa.