Compartilhe

terça-feira, 26 de abril de 2016

DIA DA TERRA NO CONVENTO DAS MERCÊS

O Convento das Mercês / Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promove nesta terça-feira (26), a partir das 15h, no auditório “Casa do Poeta Nauro Machado”, no antigo Convento das Mercês, no Desterro, Centro Histórico de São Luís, programação especial para comemorar o “Dia da Terra”, transcorrido na última sexta-feira, dia 22. A data comemorativa foi criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de abril de 1970, com a finalidade de criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

A programação inclui a realização da Roda de Diálogos “Dia da Terra no Centro Histórico”, com a participação do Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN / MA, Alfredo Costa, do promotor de Justiça Lindonjonson Gonçalves, além de moradores de bairros diversos, dentre os quais, o Desterro, Portinho e Praia Grande. Após o “bate papo”, aberto a todos os interessados, serão distribuídas sementes naturais e mudas de plantas nativas aos presentes. 

Segundo o ambientalista Moisés Matias, essa é mais uma ação do Projeto Centro Histórico Sustentável, que tem em sua essência a transformação do Centro Histórico de São Luís em um território de cidadania. Todas as ações do programa são fundamentadas no plano “Mais IDH” do Governo do Maranhão, que visa promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural.

O diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa, enfatizou que a meta é criar um laboratório de práticas sustentáveis no coração histórico e cultural da capital São Luís, o Centro Histórico, tendo como parâmetros os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS e as metas propugnadas pelo governador Flávio Dino em busca da efetivação de desenvolvimento, com justiça social, respeito e preservação do meio ambiente.

            Entre os objetivos do projeto estão a difusão de ações sustentáveis na região do Centro Histórico, com a realização de oficinas de práticas ecológicas, o estimulo de parcerias com organizações públicas e privadas instaladas no Centro Histórico, visando a melhoria das condições de vida da população, melhorando a qualidade de suas vidas e os indicadores socais e econômicos.

O projeto prevê um conjunto de ações direcionadas basicamente para as áreas de saúde, renda, educação, sustentabilidade e tem como meta, dentre outras, a redução pela metade do número de pessoas que vivem na miséria e passam fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combate a epidemias e doenças, garantia da sustentabilidade ambiental e o estabelecimento de parcerias mundiais para o desenvolvimento.

Ainda de acordo com os parâmetros do “Centro Histórico Sustentável” vão ser desenvolvidas um conjunto de ações sustentáveis como a realização de oficinas de práticas ecológicas, o estímulo do estabelecimento de parcerias com organizações públicas e privadas instaladas na região do Desterro, visando a melhoria das condições de vida da população, além do fortalecimento da inclusão social das comunidades no Centro Histórico de São Luís (Desterro, Praia Grande e a Região do Portinho).

Todas essas ações estão focadas na superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no Maranhão, com o estímulo e apoio à geração de emprego e renda, com foco na economia criativa, além da promoção da agricultura sustentável urbana e uma vida saudável, com bem-estar para todos. As ações englobam, ainda, educação inclusiva, valorização das atividades manuais e artísticas, promoção do crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e fomento à criatividade e estímulo à inovação, com o apoio às iniciativas de economia criativa.

Nenhum comentário: