Compartilhe

sexta-feira, 29 de abril de 2016

NEW ORLEANS EM SÃO LUÍS: INTERNACIONAL JAZZ DAY CELEBRADO EM NOITE MEMORÁVEL

Satchmo é o apelido de Louis Armstrong (foto) e o nome escolhido para batizar a produtora liderada por Fafá Lago e Celijon Ramos, a dupla que toca São Luís com os melhores acordes do jazz, blues e bossa.

A cidade que ferve de forró safadão é a mesma que flutua nos metais, cordas e tambores universais do jazz. Assim, São Luís se plasma de New Orleans, onde nasceu Louis.

Esse espírito musical baixou na comemoração antecipada do Dia Internacional do Jazz, celebrado na noite de quinta-feira (28), no boteco gastronômico "Seu Guma", no Renascença.

A efeméride é comemorada em 30 de abril, data criada pela Unesco em 2012 e celebrada em todo o mundo com eventos em homenagem ao jazz.

Tenho certeza que Armostrong soprou seu trompete e gargalhou alto lá do céu, ao sentir as vibrações musicais da banda Quinteto Bom Tom (na maestria de Celson Mendes) e dos intérpretes Augusto Pellegrini, Milla Camões, Fernando de Carvalho, Camila Bureri e os violonistas Luiz Junior (7 cordas) e Israel Dantas (6 cordas).

As vozes d@s cantores traduziram, naquela noite, a sonoridade marcante das matrizes culturais que formaram o jazz e o blues, ressignificadas na criatividade e na improvisação pulsantes nesses estilos musicais.

Tivemos uma noite memorável de expressiva musicalidade dos melhores nomes do jazz, nas emblemáticas interpretações de Pellegrini, Camões, Carvalho e Boueri.

Destaque especial para o dupla de violonistas Luiz Junior e Israel Dantas. Os instrumentos "falaram" naquele momento mágico.

Desde 2009 a Satchmo atua na produção de eventos culturais focados na música originária de New Orleans e outras paragens. Fafá e Celijon são apaixonados e persistentes, como devem ser os amantes do jazz e blues.

O projeto JazzBossa, tocado pela Satchmo Produções, ilumina as noites de São Luís para o mundo, anunciando que nesta ilha maltratada haverá sempre gentileza e alegria musical.

Viva Louis Armstrong!

Nenhum comentário: