Compartilhe

sexta-feira, 1 de abril de 2016

INTERVENÇÃO URBANA COM ARTE, CULTURA E ECOLOGIA NO DESTERRO

Voluntários da comunidade e colaboradores fizeram a limpeza do terreno
Uma série de ações culturais e ambientais está prevista para acontecer neste sábado, dia 2 de abril, no bairro do Desterro, em um terreno localizado ao lado do antigo Convento das Mercês. Em janeiro deste ano foi realizada a Oficina de Design Social e Microplanejamento Urbano (LABDES - DESTERRO), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Centro Histórico.

A estratégia é a ocupação social de espaços urbanos ociosos, com protagonismo dos moradores. Durante a oficina, foi proposta uma ação de intervenção urbana num terreno situado na esquina das ruas Jacinto Maia e 28 de Julho, bairro do Desterro, ao lado da Cafua das Mercês, já que o espaço se encontra atualmente abandonado e sujo. O Centro Cultural Convento das Mercês apoia o projeto e é parceiro da iniciativa, que visa beneficiar a comunidade local.

Estas ocupações promovem os espaços públicos como lugares de encontro e convivência, exercício da liberdade e da cidadania, bem como contribuem para a promoção do sentimento de pertencimento e para a diminuição dos índices de violência causados pelo abandono desses espaços. “O antigo Convento das Mercês fica localizado no Centro Histórico de São Luís, área na qual ainda existe pouco empoderamento social dos moradores, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH e problemas sociais sérios, como tráfico de drogas e violência. Dessa forma, o Centro Cultural do Convento das Mercês, de acordo com as diretrizes do governador Flávio Dino, visando a superação das desigualdades sociais no meio urbano, firmou parceria com o LABDES - DESTERRO, visando ações integradas para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, informa o diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa.

Durante o lançamento do projeto, no dia 22 de fevereiro passado, foi acertada uma parceria entre o IFMA e o antigo Convento das Mercês, feita pelo Coordenador da Oficina, o professor e pesquisador Carlos Delano Rodrigues, proposta que foi prontamente aceita e que se alinha com a disposição do governo estadual em investir cada vez mais para melhorar a qualidade de vida da população maranhense através de inciativas dessa natureza. A parceria foi ampliada com a inserção do Coletivo Rede de Educação e Desenvolvimento Sustentável - REDS. “Desde 2010 nós realizamos ações pela REDS, que surgiu de uma monografia de um dos componentes do Coletivo, sobre redes do terceiro setor, e sua atuação é a nível local”, explica Nélson Pinheiro, articulador do Projeto Comunidade na Praça.

No último sábado, dia 26 de março, foi realizado um mutirão de limpeza e pintura no terreno baldio, visando a realização de eventos pela comunidade do bairro ou para ela. Foi feita uma visita prévia, por parte dos gestores da ideia, ao Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Alfredo Costa Neto, que foi comunicado a respeito da iniciativa e que liberou a ação nos moldes propostos. Além da limpeza, o projeto apresenta a criação de um mural de arte urbana numa das paredes que emolduram o local. Historicamente, anteriormente no terreno existiu um casarão, que se arruinou e caiu.

A ação deste sábado inclui a presença do Coletivo REDS, através da iniciativa denominada Comunidade na Praça, realizada em edições anteriores na Praça Antônio Lobo, em frente à igreja de Santo Antônio. A ação objetiva levar para comunidade do Centro Histórico atividades educativas com intervenções urbanas no campo do meio ambiente e da cultura popular, a criação de eventos artísticos regulares, com apresentação de grupos de teatro, grupos circenses, musicais, apresentações de capoeira, exibição de filmes, dentre outras ações. Estas apresentações, muitas das vezes didáticas, servirão para transmitir conhecimento sobre ecologia, sustentabilidade, consumo consciente e cultura popular.

Completando a atividade, acontecerá a “Gincana Cultural Semana da Água no Centro Histórico” (das 9 às 12h), que tem por finalidade mobilizar a comunidade para a questão da água: economia, uso correto e reaproveitamento da água da chuva, além de alertar para a necessidade da implantação de sistema de saneamento básico. A gincana é promoção do Convento das Mercês em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís (Semcas) e Casa do Bairro. 

A ideia é reunir 50 jovens na faixa etária de 13 a 18 anos para que possam atuar como multiplicadores para uma vida saudável. Os vencedores receberão as seguintes premiações: R$ 300,00 para o primeiro lugar; para o segundo lugar será oferecido um passeio ao SESC Turismo no bairro do Olho D'água, em São Luís; ingressos para cinemas em shoppings da capital para o terceiro colocado, e para o quarto lugar um prêmio de R$ 100,00. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO DIA 02.04.2016 - SÁBADO

Gincana Dia Mundial da Água (das 9h às 12h). Articulação do Convento das Mercês.

Programação:

9h - Abertura das atividades;

1ª atividade - Coleta de Material Reciclável (Garrafas pets, caixas de leite, latinhas);

2ª atividade - O morador mais antigo do bairro;

3ª atividade - Montar peça teatral com o tema da água;

4ª atividade - Brincadeiras Recreativas (corrida com ovos, dança com limão, dança da cadeira, caça 
ao tesouro escondido.

12h - Encerramento e Premiação;

Discotecagem do Vinil - Rui Andrade (15 horas);

Coleta Seletiva com a Associação de Catadores de Material Reciclável – ASCAMAR (15 horas);

Stand da ONG NAVE com Brechó e produtos do Projeto Reciclando Vidas (15h);

Distribuição de mudas de plantas, às 15h30;

Oficina de compostagem e plantio de mudas (16h);

Maratuque (16h30);

Grupo Circense “O Circo Tá na Rua” (17h);

Contação de histórias com a Companhia Chegança de Circo Teatro - Contos da Mata (17h30);

Roda de Capoeira - Grupo Tombo da Ladeira, com Mestre Gavião (bairro do Desterro) e Grupo do Laborarte. Com mestres Nelsinho e Patinho (18h);

Mostra do documentário “Ilha das Flores”, de 1989, do diretor Jorge Furtado (18h30);

Yoga Flor de Lótus, com a instrutora Janaína Gatinho ((19h).

Nenhum comentário: