Compartilhe

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CISNE NEGRO: CINEMA E PSICANÁLISE EM DIÁLOGO

Após a exibição, haverá roda de conversa com o psicanalista Alberto Saúl
O premiado Cisne Negro será exibido nesta terça-feira, 25, durante o Cine Insight promovido pela Delegação Geral - Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise (DG-MA / EBP). A sessão ocorrerá às 19h, na Universidade Dom Bosco (UNDB), no Renascença II, com entrada franca. Nesta edição, os comentários serão do professor argentino Alberto Saúl, que está em São Luís participando de diversas atividades relacionadas à psicanálise. Logo em seguida será realizado um bate-papo com os participantes.

Cisne Negro, que deu o Oscar de melhor atriz Natalie Portman, conta a história de Nina, uma bailarina que ganha o papel principal na peça “O Lago dos Cisnes”. Na história, uma princesa que se transforma em um cisne branco e precisa do amor sincero de um príncipe para retornar à vida humana. O príncipe, porém, se enfeitiça pelo Cisne Negro, que apesar de dissimulado apresenta o poder da sedução. O Cisne Branco comete suicida diante do fato. É a morte do amor idealizado.

Nina nasceu para fazer o Cisne Branco. Completamente castrada, vive com a mãe, que lhe controla toda a vida. Mora em um quarto cor de rosa, cheio de bichos de pelúcia e demonstra uma pureza completa. Sua ligação com o sexo é infantil e imatura. No longa-metragem, o diretor mostra que é nesta relação mãe/filha que mora o segredo do filme.

O diretor busca em todos os momentos mostrar essa dualidade. O branco e o preto aparecem em todos os momentos do filme, em roupas e cenários. A utilização de espelhos nos remete facilmente à teoria lacaniana. Nina sempre tem um espelho à sua frente e é ali que ela se confronta com a figura do outro.

O Cine-Insigth foi iniciado em 2007, ficando conhecido como Cinema e Psicanálise. Em 2011, passou a ter a atual denominação e grande aceitação do público. Atualmente é coordenado por Tereza Braúna e Anícia Ewerton, participantes da Delegação Geral - Maranhão. Entre os filmes já exibidos estão Má-educação, Zona do Crime, Método Perigoso, Frida, A onda, A Primeira Sessão, Gattaca e Contracorrente.

Serviço

O quê?
Cine Insight, com exibição de Cisne Negro e comentário de Alberto Saúl

Quando?
Terça-feira, 25, às 19h

Onde?
UNDB (Renascença II)

Entrada franca

Nenhum comentário: