Compartilhe

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

PM REPRIME PROTESTO NA BEIRA MAR; GOVERNO DINO FALA EM "GARANTIR A ORDEM"

Manifestantes bloquearam a avenida, mas foram dispersados pela tropa de choque
A tropa de choque da Polícia Militar (PM) usou bombas de efeito moral para dispersar manifestantes da Vila Nestor II, do município de Paço do Lumiar. Eles bloquearam a avenida Beira Mar, na tarde desta quinta-feira (6), para contestar uma ordem de desocupação de terras.

Os ocupantes receberam mandado de reintegração de posse. Inconformados, fizeram o protesto mas foram reprimidos pela PM.

Os manifestantes pretendiam subir a rampa de acesso ao Palácio dos Leões, em busca de apoio do governo para dirimir o conflito, mas foram impedidos pela ação da tropa de choque.

Em nota, o governo Flávio Dino (PCdoB) disse que usou a força policial para "garantir a ordem".

Veja a justificativa governamental:

NOTA

A respeito de protesto por ocupação de terra no município de Paço do Lumiar ocorrido na Avenida Beira-Mar, na tarde desta quinta-feira (6), o Governo do Estado esclarece que:

Adota postura democrática estabelecendo diálogo permanente com todos os segmentos sociais. Na tarde desta quinta-feira (6) houve reunião entre membros do Governo com comissão de moradores da Vila Nestor II, do município de Paço do Lumiar, liderados pelo senhor Nestor Almeida, para ouvir a reivindicação de que foram notificados pela Justiça para desocupar a área do bairro, que pertence a particular.

Na reunião, os moradores explicaram que receberam mandado de reintegração de posse e pediram para que o Governo interviesse junto à Justiça para a concessão do terreno. Restou esclarecido aos moradores que o Governo não pode intervir em decisão judicial, pois há limites constitucionais.

A atitude democrática do governo não pode ser confundida com falta de autoridade. Desse modo, o uso de força moderada pela Polícia Militar foi necessária para garantir a ordem e evitar que manifestações violentas impedissem a livre circulação de pessoas na Avenida Beira-Mar.

Ao Governo do Estado cabe zelar pelos direitos do conjunto da população, que não pode ter cerceado seu constitucional direito de ir e vir.

São Luís, 6 de agosto de 2015.

Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário: