Compartilhe

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

GOVERNADOR FLÁVIO DINO PARTICIPA DE EVENTO NA FIESP E APRESENTA OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS DO MARANHÃO

“Maranhão: terra de riquezas, destino de investimentos”. Esse foi o tema da palestra proferida pelo governador Flávio Dino, que foi convidado pelo Conselho de Agronegócios (Cosag) da Federação das Indústrias de São Paulo para explanar as oportunidades de investimentos no Maranhão. Recebido por dezenas de empresários da agroindústria brasileira, Dino falou sobre o potencial natural do Maranhão e do novo momento institucional promovido pelo Governo do Estado.
Com um programa transparente de concessão de benefícios fiscais “Mais Empresas”, ambiente de diálogo entre poder público e setor privado, busca de simplificação e agilidade no licenciamento ambiental e programas sociais de inclusão e preparo para o mercado de trabalho, o Maranhão se fortalece no mercado nacional para atrair novos investimentos. A apresentação de todas as iniciativas tomadas no primeiro semestre do governo foi feita pelo governador e elogiada pelo empresariado.
“É realmente é muito importante essa exposição e disponibilizar para todos nós que estamos aqui e para os demais. Está bastante claro que o Maranhão vive um novo momento institucional e é impressionante como o senhor enxerga com clareza possibilidades para o futuro do Estado,” disse o diretor do Cosag, Mário Cutait, após a apresentação.
Dino e secretários de governo do setor produtivo responderam perguntas sobre as possibilidades de investimento no Maranhão para curto, médio e longo prazos. Para detalhar as oportunidades do Maranhão, estiveram presentes os secretários de Indústria e Comércio (Simplício Araújo), Agricultura (Márcio Honaiser), Projetos Especiais (Felipe de Holanda) e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago.
Produtos como soja, milho, mandioca, derivados da pecuária, avicultura e da piscicultura foram elencados pelo governador como avenidas de oportunidade de crescimento econômico a partir do Maranhão. Com vantagens logísticas que facilitam as trocas comerciais através do Porto do Itaqui com melhora de desempenho, estradas ferroviárias e rodovias em expansão através de investimentos governamentais, o Estado se destaca no cenário nacional para o investidor que deseja produzir, beneficiar e comercializar.
“Nós acreditamos nesses canais de investimentos e por isso estamos aqui para apresentá-los a vocês, pois o Governo deve incentivar o mercado. Acreditamos que a exportação e o agronegócio podem alavancar o Brasil e também a porção Norte do país,” disse Flávio Dino.
Sobre o Porto do Itaqui, o governador destacou ainda a inauguração do Terminal de Grãos do Maranhão, que aconteceu esta semana depois de investimentos que duraram 13 anos e começaram na administração do ex-governador José Reinaldo Tavares.
Segundo Dino, essa é uma das carcaterísticas que têm marcado o novo momento do Porto do Itaqui, que hoje retoma sua capacidade de investimento, gerenciamento interno, operação e modernização. Os lucros do primeiro semestre apresentaram crescimento superior a 1.300% em comparação ao mesmo período de 2014.
Expectativas positivas para o Maranhão
As oportunidades de investimento no Maranhão, bem como o novo momento institucional que vive o Estado, despertaram o interesse dos empresários presentes na reunião. Durante o diálogo, diversos empresários afirmaram ter boas expectativas sobre a capacidade produtiva e logística do Maranhão.
Um deles foi a empresária paranaense Dora, representante da Seara Agroindústria, que afirmou: “já conhecia o Maranhão e conhecer esses detalhes faz com que nós, investidores, possamos planejar possíveis investimentos.” Já o representante Leandro Mendonça, da empresa Petrosoja, que já atua no sul do Maranhão, confirmou que a expectativa dos investidores tem-se ampliado no Maranhão a partir do estabelecimento de uma nova forma de relacionamento com o Governo do Estado, que atua hoje para proporcionar mais competitividade ao mercado maranhense.
A avaliação positiva do novo ambiente institucional proporcionado pelo Governo do Estado foi confirmada pelo presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, que estava presente no evento. “Hoje nós temos uma abertura, um convívio muito positivo com o Governo do Estado, pois uma das primeiras ações de Flávio Dino foi instalar o Conselho Empresarial do Maranhão, onde discutimos oportunidades e dificuldades. Essa abertura, essa transparência nos sete meses faz com que o empresariado maranhense fique entusiasmado”, relatou.

Nenhum comentário: