Compartilhe

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

GOVERNO LANÇA A I OLIMPÍADA MARANHENSE DE LÍNGUA PORTUGUESA

O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (10), o lançamento da I Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa, que por meio de videoconferência, foi transmitida pela Univima para as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). Durante o lançamento a equipe da Supervisão de Currículo, coordenada pela professora Silvana Machado, apresentou o cronograma e os critérios para participação na Olimpíada.

Criada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Olimpíada traz o tema ‘Maranhão, Minha Terra e Minha Gente’, e tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita e melhorar o ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública maranhense.

A competição literária envolverá as escolas públicas da rede estadual das 19 UREs, com a intenção de valorizar a interação das crianças e jovens com os fatos sócio-culturais e políticos do estado. Também podem participar desta primeira edição, alunos da rede municipal de todo o estado.

Os estudantes precisam escrever textos literários resgatando a história, as vivências, os aspectos culturais e folclóricos, assim como os fatos sociais e políticos do Maranhão.

A competição ocorre em quatro categorias literárias: Poema para os estudantes do 6º ao 7º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias - estudantes do 8º ao 9º anos do Ensino Fundamental; Crônicas - 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de Opinião -2º e 3º anos do Ensino Médio.

Os estudantes deverão seguir critérios específicos como não fugir ao tema; seguir as normas cultas da língua portuguesa; obedecer às características textuais de cada gênero; ser um texto inédito, não pode ser plágio.

“A orientação do professor neste contexto é muito importante. Quando o texto é selecionado para ganhar, vence o estudante, o professor e a escola. Então o envolvimento de toda comunidade escolar é muito importante”, destacou Delsa Sampaio, da Supervisão de Currículo.

No total serão quatro etapas: escolar, municipal, regional e estadual. Nas três primeiras etapas serão escolhidos os dois melhores textos por categoria. Os textos serão escolhidos por comissões julgadoras específicas para cada etapa. Para a etapa regional, por exemplo, cada Unidade Regional irá formar a sua comissão julgadora composta por seis professores de Língua Portuguesa, sendo três da rede estadual e três da rede municipal, dois pedagogos, o diretor de Educação da URE e um representante da Secretaria Municipal de Educação do município sede.

Já a seleção estadual acontecerá de 19 a 23 de outubro e vai escolher um texto para cada uma das categorias e a premiação será no dia 20 de novembro. Os professores vencedores ganharão notebooks, os estudantes tabletes e as escolas computador desktop.

“Com a Olimpíada Maranhense da Língua Portuguesa, o governador Flávio Dino e nós que fazemos a Seduc queremos resgatar esse legado histórico que temos com a Língua Portuguesa, com a escrita literária do nosso povo. É uma das ações do Governo do Estado para melhorar o nível da educação e dos indicadores educacionais do estado e de contribuir para o desenvolvimento intelectual de nossos jovens”, destacou a Silvana Machado, supervisora de Currículo.

FORMAÇÃO

Nesta segunda-feira (10) e terça-feira (11) está sendo realizada nas Unidades Regionais, a Formação Continuada para os professores responsáveis pela orientação pedagógica sobre as práticas de ensino da linguagem, principalmente sobre a produção de texto nos diversos gêneros que fazem parte do concurso. Esses professores serão responsáveis pelas oficinas nas escolas que serão realizadas entre o dia 24 deste mês e 18 de setembro.

Nenhum comentário: