Compartilhe

sexta-feira, 13 de maio de 2016

14ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS COMEÇA DOMINGO (15), NA COMUNIDADE CAJUEIRO


Casas de Cultura participam do evento que este ano acontece na comunidade do Cajueiro, zona rural de São Luís, com o tema ‘Museus e as Paisagens Culturais’

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, as Casas de Cultura vinculadas à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) participam da 14ª Semana Nacional de Museus, que começa neste domingo (15) e prossegue até o dia 21, na comunidade do Cajueiro, zona rural de São Luís. O projeto tem como tema “Os museus e as paisagens culturais” e o subtema “Os museus e as paisagens culturais da comunidade do cajueiro de São Luís/MA”.

A proposta é desenvolver atividades na comunidade e em espaços museais da cidade de São Luís, como forma de refletir sobre a importância da identidade cultural local, através das diversas paisagens que se apresentam.

Entre os órgãos da Sectur que participam, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Casa de Nhozinho, Curadoria do Palácio dos Leões, Casa do Maranhão, Casa de Cultura Josué Montello e Convento das Mercês.

Para a diretora do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Carollina Ramos, essa é a oportunidade de intensificar a relação dos museus com a sociedade. “É o momento de valorizarmos a diversidade paisagística do Maranhão integrando esses bens ao espaço cultural das comunidades”.

A comunidade do Cajueiro foi escolhida por ser uma ocupação social formada por pescadores, agricultores e extrativistas, possuindo em seu território grandes sítios arqueológicos e um dos mais antigos terreiros de culto afro do Brasil, o Terreiro do Egito, que de acordo com moradores foi um quilombo antes da abolição da escravatura.

Durante o evento também será realizada a 4º Mostra de Museus e Pontos de Memória do Estado do Maranhão, que visa mostrar os resultados das ações desenvolvidas na comunidade do Cajueiro, estabelecendo uma conexão entre as paisagens culturais ali presentes, instituições participantes e a cidade de São Luís.

A programação vai contar com palestras, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, mapeamento socioeconômico e cultural, apresentações culturais, e exposições.

O Comitê Internacional de Museus (ICOM) instituiu o dia 18 de maio como Dia Internacional de Museus, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância destes espaços. No Brasil, a Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), que anualmente articula essa temporada cultural, com a participação de museus de todos os estados.

Na coordenação do evento está a ONG NAVE (Instituto em prol da Natureza, Arte, Vida e Ecologia) em parceria com mais 16 instituições museológicas e quatorze artistas ludovicenses.

As atividades acontecerão na União de Moradores do Cajueiro, UEB Manuela Varela, Instituto Manancial da Comunidade do Cajueiro, Comunidade Guarimanduba, margens do Rio Arapapaí, Museu Histórico e Artístico do Maranhão e Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

Nenhum comentário: