Compartilhe

domingo, 29 de maio de 2016

GRAVADOR DO CACIQUE JURUNA INSPIROU O CONFESSIONÁRIO DE SERGIO MACHADO

Deputado cacique Juruna e o inseparável gravador marcaram época no Brasil
Nos anos 1970, o cacique xavante Mario Juruna, primeiro deputado federal indígena do Brasil, ganhou visibilidade pelo uso do gravador para registrar e depois cobrar as promessas do homem "branco", quase nunca efetivadas.

Os audios de Juruna, obtidos em público nos corredores da Funai (Fundação Nacional do Índio), entraram para a História em tom hilário. Ele não se reelegeu e morreu precocemente, atacado pelo diabetes.

Na Lava-Jato, as gravações (autorizadas ou não pela Justiça) tornaram-se a fonte mais espetaculosa do noticiário.

Neste fim de maio, os audios de Sergio Machado ganharam a forma de um confessionário, garfando aliados e adversários nas traquinagens comuns de Brasília.

Entre xingamentos e segredos, a elite parlamentar do Brasil traduz a miséria da política, fonte das injustiças e desigualdade.

Como quem leva a boiada ao matadouro, o ex-diretor da Transpetro já pode ser chamado de gravador-geral da República, revelando os bizarros segredos dos podres poderes de Brasília.
 
Assim, Machado montou uma central informal de depoimentos para colher informações privilegiadas sobre o submundo da política e utilizá-las quando necessário.

As gravações constituem uma espécie de carta de seguro do delator. Pode-se especular, inclusive, que algumas conversas foram planejadas por Machado para eventuais chantagens e obtenção de atenuantes na Justiça.

Os segredos e atos secretos dos parlamentares revelaram também aquilo que já era de amplo conhecimento - a trama para derrubar a presidente Dilma Roussef (PT) e, ato contínuo, atrapalhar as investigações da Lava Jato.

O mal dos espertos, contudo, é considerar que nunca serão pegos.

No ambiente pantanoso de Brasília há espertos demais, cada qual na sua especialidade, nas infinitas práticas da bandidagem.

Agora, o submundo das espertezas está ameaçado e a manada inteira corre perigo.

Nenhum comentário: