Compartilhe

quinta-feira, 19 de maio de 2016

DEPUTADO BIRA DO PINDARÉ CRITICA A PROPOSTA DE FEDERALIZAÇÃO DO PORTO DO ITAQUI, NO MARANHÃO

Bira do Pindaré repudiou a tentativa de federalização do porto
A proposta de federalização do Porto do Itaqui voltou a ser condenada na sessão plenária desta quinta-feira (19), no Legislativo Estadual. O assunto foi levado à tribuna pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) que defende que o Porto do Itaqui é do povo do Maranhão.

“Olha a gravidade da situação: um porto que foi recuperado, revitalizado e que hoje é lucrativo, que deixou de ser a cabine de emprego que sempre foi dos esquemas de contratos milionários para ser um porto lucrativo, que só em 2015 lucrou mais de 68 milhões de reais. E querem simplesmente entregar ao Governo Federal, ao governo Temer o controle do Porto, trazendo um enorme prejuízo ao Estado do Maranhão”, destacou o socialista ao lembrar que, até 2017, está previsto o investimento na ordem de 1bilhão e 300milhões de reais.

A proposta é do suplente de senador, Lobão Filho (PMDB), que tem a federalização do Itaqui como a primeira iniciativa ao voltar para o Senado Federal, quando assumir no lugar do pai, o senador Edison Lobão. “E o que ele [Lobão Filho] propõe ao Governo Temer é que tome o Porto do Itaqui do povo do Maranhão?”, questionou Bira ao citar matéria de uma página inteira feita pelo jornal O Imparcial, que trouxe a confirmação desta informação com riqueza de detalhes.

O deputado Bira afirmou que não é justo com o povo maranhense defender ou abrir mão deste investimento. Para ele, a sugestão do suplente de senador é revanchismo eleitoral. Lobão Filho foi candidato a governo do Estado nas últimas eleições. E perdeu para o governador Flávio Dino (PCdoB) em uma disputa histórica, que representou o final de quase 50 anos do grupo Sarney no poder.

“Não podemos permitir isso. Temos responsabilidade com a história do povo do Maranhão, que sofre com as mazelas sociais acumuladas por décadas de sucessivos governos que conduziram de maneira errada o destino do estado. Hoje, Maranhão começa a entrar nos trilhos, a se organizar. O Porto de Itaqui é um excelente exemplo de como as coisas podem funcionar e funcionar bem, com resultados, quando temos uma gestão comprometida. E aqui eu faço uma menção de reconhecimento ao presidente da EMAP, Ted lago, e ao Governador do Maranhão, Flávio Dino, que tem conduzido tudo isso. E reafirmo que não podemos permitir que a federalização aconteça em hipótese alguma”, declarou.

2 comentários:

Anônimo disse...

É natural que Bira defenda o Itaqui porque será péssimo para o governo não mais administrar o porto, mas temos que ter ciência de que o governador arriscou muito com esse pseudo gestor, falastrão e arrogante. O gestor anterior (indicado por Dilma) fez um planejamento de 20 anos para o porto, então, é muito óbvio o porque de o atual gestor não ter feito absolutamente nada além de tirar os parasitas sarna da Emap.. ahhh mas e os números?? invencionices meu caro, porque na prática nada há de espetacular, porém se o governador tivesse escolhido um gestor real, aí sim, teríamos força e argumento para brigar para administrar o Itaqui... E pra finalizar: nem o Maranhão o atual gestor do porto conhece. É triste, mas é nossa realidade!

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Quais as suas críticas mais fundamentadas e profundas sobre Ted Lago?