Compartilhe

segunda-feira, 9 de maio de 2016

CUNHA & MARANHÃO: AS 4 MAÕS SUJAS DO IMPEACHMENT

Ex e atual presidente da Câmara, Cunha e Maranhão são cúmplices da tragédia brasileira
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP), age com um só objetivo - proteger a si mesmo e o bando fisiologista onde milita.

Ele sabe que, cedo ou tarde, a Lava Jato e o STF estarão no seu encalço. Na posição que ocupa hoje, alvo da mídia e da Justiça, ele precisava fazer algo para atrapalhar o andamento do impeachment.

E fez! Suspendeu a votação que iniciou o processo de afastamento da presidente Dilma Roussef (PT). Não tem nada de democracia nisso. O interino é atuante nos dutos subterrâneos da política.

Operador de Eduardo Cunha (PMDB), seu antecessor na cadeira principal da Câmara, Maranhão agiu de caso pensado para livrar a própria pele e, de quebra, ajudar o amigo Cunha.

Quando mais o impeachment demorar, mais tempo ele ganha para se safar. Ambos sabem que após o afastamento de Dilma algumas figuras vão cair.

A Lava Jato não pode prender apenas Lula, o alvo principal. Precisa processar alguns. Principal operador de Eduardo Cunha, o interino Waldir Maranhão está na mira.

Acusado de receber propina e outros delitos, ele acumula também manobras rasteiras que protelaram o processo contra Cunha no Conselho de Ética.

O primeiro sinal foi dado e Maranhão já perdeu uma: a demissão do filho Thiago, pendurado em uma sinecura no Tribunal de Contas do Maranhão.

Waldir quer ganhar tempo. Precisava embolar o jogo, protelar o impeachment, criar fato, ter seus dias de fama e valorizar o passe.

O gesto dele, anulando a votação inicial do impeachment, é mais um capítulo triste da novela política brasileira, encadeada em golpe e contra-golpe, patrocinados por dois dos piores representantes do Congresso Nacional.

Réu na Lava-Jato, Cunha não tinha qualquer legitimidade para comandar a patética votação da Câmara que autorizou a abertura do processo contra Dilma.

Waldir, por sua vez, foi decrépito.

O impeachment, no começo e no meio, tem a cumplicidade das mãos sujas dos dois.

Eles se merecem.

Nenhum comentário: