Compartilhe

terça-feira, 24 de maio de 2016

CARTA ABERTA DO OCUPAMinC-MA

Ocupação só termina quando Michel Temer sair do governo
Nós do OcupaMinc-MA, composto por produtores e fazedores de cultura, artistas, intelectuais, conselheiros de cultura, mestres da cultura popular, professores, pesquisadores, estudantes, pontos de cultura, movimentos sociais, sindicalistas, anarquistas, movimentos contra-culturais e diversidade sexual, repudiamos o golpe dado neste país por uma plutocracia corrupta que utiliza seus cargos de representantes para fins de interesses privados, implantando programas neoliberais de desmantelo de direitos sociais conquistados com muita luta e luto.

Em 17 de maio, ocupamos a sede do Iphan impedindo a entrada de seu quadro funcional, no contexto de extinção do MinC. Durante esses 7 dias, experimentamos a autogestão caracterizada pela horizontalidade, apoio mútuo e zelo ao espaço comum, práticas estas opostas ao que vemos no congresso nacional e demais instituições.

O retrocesso de conquistas no âmbito das políticas culturais ensejou este ato de desobediência civil. Em torno do tema da cultura, aglutinamos outros setores da sociedade que também tiveram seus direitos subtraídos. Construímos redes que fortalecem a luta por uma democracia radical, assim decidimos continuar ocupando e resistindo. Entendemos que os avanços nas políticas culturais, sociais e trabalhistas, sofreram um enorme retrocesso em apenas 13 dias do desgoverno Temer.

Nossa luta é exposta claramente em nosso manifesto. Ocuparemos até a exoneração deste governo fascista e golpista. Não deixaremos de lado questões regionais de extrema urgência, como a venda do estado do Maranhão e seu povo por migalhas; A situação da ampliação do Porto do Itaqui, resquício do governo de uma oligarquia de escrotos, desta família de saqueadores, a quadrilha Sarney; A transparência de todos os processos, principalmente sobre o PAC Cidades Históricas, onde a verba federal já foi repassada e as restaurações continuam paradas, transformando um legado histórico em ruínas.

A discrepância do discurso do atual governo do estado do Maranhão, que se diz governar para o povo e em vez de barrar essa venda do estado, arquitetada no governo de Roseana Sarney com a desculpa de avanço socioeconômico, criando mais um polo industrial na ilha enquanto devasta terras sagradas, comunidades quilombolas, indígenas e reservas extrativistas, dialoga com os empresários e faz um plano diretor com audiências públicas forjadas e compradas por esses empresários gananciosos e sedentos de poder.

Contra o desenvolvimentismo predador, o neoliberalismo e a plutocracia, construiremos o poder popular de decisão sobre os rumos do país na direção da justiça e igualdade e respeito à diversidade. Sarney, devolva o estado do Maranhão (inclusive o portão do cemitério da cidade histórica de Alcântara que está na entrada da sua residência)! Temer, devolva o cargo e o estado de direito deste país e leve toda essa corja corrupta e separatista! O povo não vai descansar!

O PAÍS É NOSSO! OCUPA TUDO!!!!!

São Luís – MA, 24 de maio de 2016

Nenhum comentário: