Compartilhe

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MARANHÃO TEM O PIOR DESEMPENHO NO INDICADOR SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS

Mais uma vergonha para o Maranhão. Dessa vez em
novo estudo da Fundação Getúlio Vargas.
Fabíola Glenia
Do G1, em São Paulo
O Distrito Federal é a unidade federativa com maior índice de desenvolvimento social, de acordo com o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), lançado nesta terça-feira (4) pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).
ColocaçãoUFISDM
Distrito Federal5,71
São Paulo5,71
Santa Catarina5,60
Rio Grande do Sul5,55
Rio de Janeiro5,51
Paraná5,51
Minas Gerais5,48
Espírito Santo5,35
Goiás5,18
10ºMato Grosso do Sul5,08
 O DF, representado apenas pelo município de Brasília, obteve resultado superior às demais unidades federativas, atingindo ISDM de 5,71, numa escala que varia de 0 a 10. Na sequência, aparece o estado de São Paulo, também com nota 5,71 – embora tecnicamente a nota pareça a mesma, São Paulo ficou em segundo lugar porque as variáveis que compõem sua nota tiveram desempenho pior.
A média mais baixa foi a do estado do Maranhão, com ISDM de 3,35.
O estudo avalia cinco dimensões para atribuir a nota a cada município e estado, sendo elas: habitação, renda, trabalho, educação e saúde/segurança. O indicador foi calculado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Saúde e da Educação.
“O objetivo (do indicador) é o estabelecimento de metas para as políticas públicas, que serve não só de comparação entre os municípios e faz direcionar o foco da política para essas dimensões ou redimensionar os esforços para uma região que tem mais carência que outra, servir de parâmetro para avaliações das políticas públicas e servir para o estabelecimento de metas de objetivos a serem alcançados pelas políticas públicas”, disse André Portela, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada.
O indicador foi calculado e divulgado para todos os 5.565 municípios existentes do país em 2010. Leia tudo AQUI

Nenhum comentário: