Compartilhe

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

RÁDIO COMUNITÁRIA VIABILIZA INTERNET RURAL EM ZÉ DOCA

por Geovânia Oliveira

Na manha do dia 1° de dezembro foi instalado o primeiro ponto de Internet rural previsto no projeto de pesquisa e extensão cientifica do IFMA, intitulado “Radio Comunitária em Zé Doca”, que visa levar inclusão digital para o dia-a-dia das mais diversas comunidades rurais.

O projeto é uma parceria do Instituto Federal (IFMA) com o Ministério das Comunicações e a rádio comunitária Difusora de Zé Doca.
Cícero Julio: entusiasmo com a Internet chegando à zona rural de Zé Doca

O primeiro ponto foi instalado na rua do Campo, povoado Josias, na sede da Rádio Comunitária Difusora. As próximas instalações acontecerão nas comunidades Boa Esperança, Fé em Deus, Santa Clara e Vitória da Conquista. Além do ponto de internet rural, cada comunidade receberá um computador e um roteador WiFi, para distribuição de Internet livre e gratuita no entorno das comunidades beneficiadas.

Dirigentes da Abraço em visita à rádio comunitária Difusora de Zé Doca

Segundo o professor Antônio Vieira, coordenador do projeto, a partir do dia 15 de dezembro começarão os treinamentos e capacitações para produção de conteúdo local por jovens de cada localidade, num total de oito jovens voluntários em cada povoado. O treinamento acontecera no campus do IFMA em Zé Doca.

O diretor da rádio comunitária Difusora, Cicero Julio, demonstrou muita satisfação em acolher este projeto na comunidade do Josias por considerá-lo de grande alcance social e que aproximará ainda mais a emissora da comunidade, fortalecendo a comunicação comunitária, popular e democrática em Zé Doca.

Diretor da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA) na região do Alto Turi, Cícero Julio pretende partilhar a experiência de distribuição da Internet com outras emissoras no Maranhão.

Nenhum comentário: