Compartilhe

domingo, 2 de dezembro de 2012

MENSAGEM DAS BASES DO PT NO MARANHÃO À PRESIDENTA DILMA ROUSSEF

Presidenta Dilma,

Em primeiro lugar, seja bem-vinda a São Luís.

Esperamos que no trajeto do aeroporto para os locais de visitação a senhora não seja abalada pelas cenas de abandono da nossa cidade.

Há buracos e esgotos a céu aberto por todos os lados, fruto da má gestão da Prefeitura e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), de responsabilidade do Governo do Estado.

Esta carta sintetiza os relatos de vários dirigentes e militantes do PT em todo o Maranhão, alguns até arrependidos da aliança com o PMDB da governadora Roseana Sarney.

Temos aqui dois objetivos: uma denúncia e um pedido.

A denúncia é simples: o desenvolvimento do Maranhão é incompatível e inviável nesta aliança com a oligarquia Sarney.

Quanto mais o governo federal investe no Maranhão, mais miserável fica o estado. Todos os indicadores sociais, dos mais respeitáveis institutos de pesquisa, comprovam a nossa situação de subdesenvolvimento humano.

A aliança com o PMDB no Maranhão revelou-se uma frustração em todos os aspectos. O PT está isolado na vice-governadoria, não tem participação efetiva na administração, não ocupa cargos estratégicos e é visto com desprezo pela governadora Roseana Sarney.

Pior que tudo isso: o PT foi expulso da Secretaria de Educação, acusado de corrupção e achincalhado nos próprios meios de comunicação controlados pela família da governadora.

Depois desse episódio, Roseana também tomou dos petistas (e entregou ao DEM) a Secretaria de Desenvolvimento Social, uma pasta estratégica para combater a pobreza.

Para enterrar de vez o partido, o vice-governador Washington Oliveira (WO) aventurou-se em uma desastrada candidatura à Prefeitura de São Luís, ficando em quarto lugar, mesmo com o apoio de 14 partidos e da máquina estadual.

A permanência do PT no governo Roseana Sarney envergonha os próprios aliados do vice-governador e não serve em absolutamente nada para melhorar o quadro de pobreza extrema no Maranhão.

Esse é o sentimento das bases do PT em São Luis e nas outras cidades: vergonha e indignação.

A parte mais expressiva dos militantes, parlamentares e dirigentes petistas quer um novo rumo para o PT no estado, realinhando-se ao campo democrático-popular, para construir um projeto de fato articulado ao governo federal.

Há em todo o Maranhão uma onda de mudança, que vai desaguar nas eleições de 2014. O PT tem uma missão histórica nesse processo. Se mantiver alinhamento com a oligarquia Sarney, vai aprofundar o quadro de miséria e desigualdade.

Mas pode tomar outra direção, somando forças com os partidos e lideranças do campo democrático-popular.

É nesse sentido que fazemos um pedido a Vossa Excelência, presidenta Dilma Roussef: queremos autonomia para decidir os rumos do PT em 2014. Queremos que a decisão do partido seja respeitada pela instância nacional do partido.

Em 2010 os petistas decidiram coligar com o PCdoB, na chapa liderada por Flavio Dino, mas houve intervenção do Diretório Nacional, entregando o PT à oligarquia Sarney.

Em 2014 vamos novamente decidir. E a vontade da base petista é de alinhamento às forças progressistas do Maranhão, com amplas chances de vitória.

Só assim teremos, de fato, uma integração do governo federal com o governo estadual, fazendo chegar a todos os maranhenses, especialmente aos mais pobres, as mudanças necessárias para tirar o Maranhão do atraso político e do subdesenvolvimento econômico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fora Sarney !!!!!!!!!!!!