Compartilhe

domingo, 9 de dezembro de 2012

ACORDO NA RESISTÊNCIA PETISTA: FRANCISCO GONÇALVES E NELSINHO BRITO NA CULTURA

Agora só falta o comunicado oficial da equipe do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC), porque na Resistência Petista a situação está resolvida. As diversas tendências chegaram a um acordo de indicar os nomes de Francisco Gonçalves e Nelsinho Brito, respectivamente, para titular e adjunto na Secretaria Municipal de Cultura a ser criada na próxima administração.

Resistência Petista: unidade na Cultura
O acordo foi celebrado na tarde/noite deste domingo, 9, após um diálogo que mostrou maturidade política dos vários agrupamentos que compõem a Resistência Petista, campo não alinhado à oligarquia Sarney.

Os nomes indicados no PT reúnem singularidades que se complementam na formulação de uma política cultural para São Luís. Nelsinho Brito, educador e capoeirista, com vasto trânsito na esfera cultural da cidade, somará forças ao perfil técnico-acadêmico do professor da UFMA Francisco Gonçalves, ex-diretor da rádio Universidade e ex-chefe do Departamento de Comunicação.

A construção do consenso: Francisco Gonçalves e Nelsinho Brito na Cultura
Ambos têm condições e habilidades para dialogar com os diversos produtores culturais de São Luís, construindo, a médio prazo, uma política ampla de convergência entre os saberes e fazeres dos artistas em diversas dimensões estéticas.

Não existem fórmulas mágicas ou inovadoras para a gestão cultural. O principal é ouvir a cidade e democraticamente elaborar uma agenda positiva que supere o clientelismo e o paternalismo marcantes na “cultura” do Governo do Estado, personalizada na governadora Roseana Sarney (PMDB).

Francisco Gonçalves e Nelsinho Brito têm ainda a vantagem do trânsito junto ao Ministério da Cultura, onde podem viabilizar projetos e parcerias para São Luís.

A decisão da Resistência Petista não teve vencedores nem derrotados. É a cidade de São Luís que sai vitoriosa com uma perspectiva de democratização da cultura e protagonismo dos agentes culturais.

Para quem estigmatiza o PT por divisões internas e disputas eternas, a decisão da Resistência Petista revelou-se um ato de sabedoria política e da construção do consenso na diversidade.

Ganham São Luis e a equipe do prefeito Edivaldo Holanda Junior, com dois nomes que podem contribuir muito para o desenvolvimento da cidade.

2 comentários:

COMANDO ESTELAR disse...

ESPERAMOS QUE TUDO DÊ CERTO!

Anônimo disse...

São situações difíceis de resolver: Bira do Pindaré é realmente um aliado de primeira hora. ATÉ MAIS QUE O BRONZEADO HOLANDA JÚNIOR. Bira vitamina essa força jovem que aí está desde a sua juventude, aí veio crescendo... Uma coisa que não me agrada nenhum pouco é que “Júnior” quer brincar de casinha dentro do Palácio La Ravardière, colocando amiguinhos em cargões, mesmo que tecnicamente absurdo. Como é o caso do gostosão Felipe Camarão. No sentido armamentista, o combatente e resistente, e às vezes inconsequente Bira do Pindaré veio e continuará sendo uma peça importante nessa engrenagem da tomada da Máquina Estadual. Na prática o deputado Pindaré me parece mais azeitado que o enferrujado político elitista: CHICO GONÇALVES-, nessa caminhada .

Marco Antonio Carvalho Diniz