As mexidas no xadrez político do Maranhão provocaram repercussões dentro e fora da UFMA, influenciando na sucessão do reitor Natalino Salgado, com a nomeação de dois professores para o secretariado do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).
Natalino festeja a indicação do professor do Departamento de Comunicação, Francisco Gonçalves, para a Secretaria de Cultura.
Gonçalves já foi candidato a reitor e vinha crescendo como alternativa ao grupo de Salgado, mas ao integrar a equipe da Prefeitura automaticamente desiste de ser candidato a reitor, pelo menos na próxima consulta.
A oposição ao reitor deve buscar outro nome.
Por enquanto Natalino festeja. Deve alegrar-se também com a nomeação do professor Alan Kardeck para a Secretaria de Educação.
Kardeck já integrou a equipe de Natalino, dirigindo o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFMA. Depois ocupou posição destacada na poderosa Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Agora vai entrentar um dos maiores desafios de São Luís - a Secretaria de Educação. Nas projeções de cenário, especula-se também que Kardeck pode vir a ser candidato a reitor na sucessão de Natalino.
A hipótese é pouco provável, diante da pedreira que precisa derrubar na educação da capital.
Natalino corta um peru suculento no cenário momentâneo, mas perdeu as bases do movimento estudantil com a vitória da oposição no DCE e na reorganização vigorosa dos docentes na Associação dos Professores (APRUMA).
Em 2013 tudo pode ser diferente.
Um comentário:
Boa análise, Ed, mais uma vez.
Postar um comentário