VEREADORES, DIRIGENTES E MILITANTES DO PT EM TODO O MARANHÃO DEFENDEM O RESULTADO DO ENCONTRO DE TÁTICA ELEITORAL, ASSEGURANDO A COLIGAÇÃO ENTRE O PT E O PC do B, COM A CANDIDATURA DO DEPUTADO COMUNISTA FLÁVIO DINO AO GOVERNO DO MARANHÃO.
A CARTA É DIRECIONADA AO COMANDO DA TENDÊNCIA CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL (CNB) E À DIREÇÃO NACIONAL DO PT.
Os companheiros e companheiras abaixo-assinados, integrantes da CNB no Maranhão, dirigimo-nos à Direção Nacional do PT para manifestar nossa posição acerca da conjuntura e do papel dos petistas no cenário maranhense em 2010:
No Encontro de Tática Eleitoral, realizado no final de março, em São Luís, o PT do Maranhão decidiu formar aliança com o PC do B. As diversas correntes do partido debateram exaustivamente, apresentaram seus argumentos e votaram. Tudo ocorreu sob os olhos do dirigente nacional Paulo Frateschi.
A decisão tomada precisa ser considerada. Não é justo calar a vontade e o voto de companheiros e companheiras que aprenderam a participar da vida democrática nas lutas contra a ditadura militar, na campanha pelas Diretas Já, na Assembléia Nacional Constituinte e em tantos outros embates, com destaque para a primeira eleição do companheiro Lula em 2002.
A decisão sobre a tática eleitoral, pela aliança com o PC do B, não é um fato isolado na conjuntura política maranhense. É fruto do acúmulo da campanha à Prefeitura de São Luís, em 2008, quando formamos a coligação Unidade Popular, reunindo petistas e comunistas, chegando ao segundo turno com o grito da vitória preso na garganta.
À época, com as bandeiras vermelhas tomando conta da capital do Maranhão, a companheira Dilma Roussef esteve em São Luís, no memorável comício da praça Deodoro, manifestando publicamente seu apoio à coligação Unidade Popular, que teve como candidato a prefeito Flavio Dino (PC do B) e o vice Rodrigo Comerciário (PT).
Dilma e Dino, o PT e o PC do B, são aliados históricos na construção de um projeto nacional no campo da esquerda brasileira, liderado pelo presidente Lula. A ampliação deste projeto, no Maranhão, passa necessariamente por uma candidatura afinada e comprometida com os princípios e as políticas públicas implementadas até agora e com perspectivas de melhorias a partir de 2011.
O Maranhão crescerá junto com o Brasil se tivermos afinidade ideológica, construção programática e vontade política, características que nos unem pela cor vermelha, pelos símbolos da estrela, da foice e do martelo, pelas práticas, sonhos e desejos de melhorar a nossa realidade.
Há dois anos iniciamos a construção de um pólo democrático-popular no Maranhão, vislumbrando o futuro próximo de 2010. Chegamos aqui reiterando este propósito, com a acertada decisão do Encontro de Tática Eleitoral.
Dilma Roussef é a nossa candidata a presidente. Estamos afinados com o projeto nacional. Não há como negar esse fato.
Se a direção nacional anular ou inverter o resultado do Encontro de Tática Eleitoral, esta atitude será imensamente desfavorável à nossa candidatura presidencial.
Há um clima de enorme expectativa. O Maranhão inteiro olha para o PT, observa, analisa e opina. Estamos no foco das eleições de 2010. Todos os dias as manchetes dos jornais alimentam especulações sobre uma eventual intervenção do Diretório Nacional, anulando o resultado do referido encontro.
Vivemos um momento decisivo. Ou fortalecemos o campo democrático-popular e avançamos para disputar o governo com chances de vitória, ou retrocedemos oxigenando a candidatura do grupo liderado pelo senador José Sarney, do PMDB, cuja essência é DEMista, herdeira da Arena e do PDS.
O PT do Maranhão, ao coligar-se com o PMDB, vai revitalizar um grupo político que chega aos estertores do seu mandonismo.
Diversos militantes e dirigentes da CNB, orgânicos e simpatizantes, na capital e no interior do Maranhão, estão decididos a engajar-se na campanha de Flavio Dino. Uma eventual anulação do Encontro de Tática será desastrosa para todos nós.
Não há consenso, no nosso campo, acerca do apoio à candidatura do PMDB no Maranhão. Pelo contrário. Há muitas divergências. Porque é inconcebível à larga maioria da CNB uma aliança com o atraso, levando-nos a apoiar um projeto nocivo ao povo do Maranhão.
Há um cenário favorável à construção de uma terceira força político-eleitoral, liderada pelo PT e pelo PC do B. A configuração deste bloco ganha mais força com a candidatura de Flávio Dino (PC do B) ao Governo do Maranhão.
Temos uma chapa competitiva, com base social e partidária, forte, capaz de ganhar a eleição e fazer um governo progressista no Maranhão.
Só temos um pedido a fazer à Direção Nacional do PT: considerem o resultado do Encontro de Tática Eleitoral e deixem valer o resultado, construído no debate e no voto, que assegurou a coligação dos petistas com os comunistas.
Pois, os princípios democráticos e o respeito aos fóruns do PT marcam a nossa história de construção de um partido socialista e de massas, que busca a transformação social e a consolidação de uma forma diferente de fazer política.
Pelo bem do Maranhão e do Brasil. DILMA ROUSSEF PRESIDENTA, FLAVIO DINO GOVERNADOR!
Nivaldo Araújo - Presidente da CUT-MA
Chico Sales - Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAEMA)
Eduardo Pinto - Presidente do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)
Deuzt Calvacante – Vereador de Santa Inês
Raimundo Diogo – Vereador do PT de Coroatá -MA
Guilherme Zagalo – Vice-Presidente da OAB-MA
Marcos Vandaí - Dirigente da CUT-MA
Moacir Filho - Sindicato dos Comerciários e dirigente da CUT
Marinaldo Alexandre – Vereador do PT de Grajaú
Valdemar Ferreira – Vereador do PT de Satubinha
Maria de Sousa Lira – Ex-Prefeita do PT de Bom Jesus das Selvas
Francisco Domingos (Bilú) – Jornalista e do PT de Santa Luzia do Paruá
Marlon Botão – Executiva Municipal do PT de São Luis – MA
Chico Miguel - Vice-Presidente da FETAEMA
Ana Maria Oliveira - Sec. Geral da FETAEMA
Fernanda Oliveira Ferreira - Coord. da Juventude da FETAEMA
Joaquim Alves de Sousa - Sec. de Política Agrária da FETAEMA
Ed Wilson Araújo – Jornalista, professor da UFMA, Diretor do SINDSEP
Marla Silveira - Setorial de Cultura do PT-MA
Luzimar Brandão – Diretora do Sindicato dos Ferroviários e do Movimento Negro
Sônia Maria Ferreira – Sindicalista da FUNASA, militante da base do SINDSEP
Maria Adriana Oliveira - Coordenação de Mulheres da FETAEMA e da CUT/MA
Manoel Lages - Diretor do SINDSEP
Valter Cézar - Diretor do SINDSEP
Domingos Cantanhede – Assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAEMA)
Ricardo Gonçalves - Membro do Diretório do PT de Pedreiras – MA
Elisene Castro Matos - Membro do Coletivo Estadual de Cultura
Delzuita Silva Silveira - Membro do Setorial de Cultura
Katiane Silva Azevedo - Membro do Setorial de Cultura
Luis Domingos Pinheiro – Sindicato dos Comerciários e dirigente da CUT
Marlon Henrique - Membro do Diretório do PT de São Luis - MA
Damasceno José – Diretor do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)
Lúcio Azevedo – Diretor do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)
Emerson Luis – Diretor do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)
Sussalvino – Diretor do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)
Odair José – PT de Coroatá
José Antônio (Tom de Caxias) – PT de Caxias
Soismarino Ramos - PT de São José de Ribamar
Adão de Sousa Carneiro – PT de São Francisco do Brejão
Bruno Henrique – militante do PT de São Luis