Compartilhe

quinta-feira, 30 de abril de 2015

FM NA NORUEGA NÃO ESTÁ MORTA, DIZ ASSOCIAÇÃO DE RÁDIO

Na manchete sobre o fim do FM analógico na Noruega estariam embutidos interesses comerciais dos Estados Unidos.

Além disso, as emissoras locais não querem mudar. Só 19% do público aderiu ao DAB (rádio digital) e a decisão depende do parlamento. 

Veja outra versão sobre o fim do rádio FM analógico norueguês no site radiosurvivor.com
Abaixo, a tradução:


Os relatos sobre morte da FM na Noruega são prematuros. Isso de acordo com a Associação Norueguesa Radio Local (NFL - Norske Lokalradio Forbund em norueguês), que enviou um comunicado à imprensa dizendo que 200 estações de rádios comerciais e comunitárias locais das quatro maiores cidades do país irão continuar com a radiodifusão analógica. As notícias apareceram na imprensa internacional nos últimos dias com o relato inicial de que a Noruega estaria encerrando o serviço de rádio FM em 2017.

No entanto, de acordo com a NFL, apenas 23 estações de rádio locais em Oslo, Bergen, Trondheim e Stavanger, juntamente com as principais emissoras nacionais, farão a transição do analógico para transmissão DAB digital. O grupo também destaca um relatório recente do Governo Statistical Bureau dizendo que apenas 19% da audiência da emissão de programa é em DAB, abaixo do limiar de 50% fixado como um pré-requisito para a mudança.

Aparentemente, o desligamento analógico ainda precisa da aprovação no Parlamento, onde tem o apoio da maioria, mas a oposição do Partido Progressista - parte do governo de coalizão – e do Partido Verde. Parte da oposição é baseada em reivindicações de grupos como o NLF que diz que a adoção do DAB foi estimulada pelo lobby da empresa Digitalradio Norge AS, e não pela demanda dos consumidores. Isso deve soar familiar para os críticos de rádio de HD nos EUA.

Há também a preocupação de que os motoristas estrangeiros de toda a Europa, onde a penetração DAB é muito menor, não tenham acesso a rádio ao visitar as principais cidades da Noruega, que teriam as notícias e informações como relatórios de tráfego e alertas de emergência interrompidas.

Admito que eu estava cético acerca das amplas reclamações fascinantes sobre a morte de FM na Noruega, especialmente uma vez que apenas as grandes estações nacionais foram mencionados no comunicado do Ministério da Cultura. Enquanto eu argumentei que o país era um caso isolado a fazer essa transição, eu deveria ter sido mais franco ao expressar minhas dúvidas de que ela iria afetar todas as estações FM.

Infelizmente, a minha incapacidade de ler norueguês dificultou a minha capacidade de fazer uma pesquisa melhor. Isso não é uma desculpa, por sinal. Agora eu descobri que o Google Translate faz um bom trabalho com o norueguês.

Por outro lado, isso é apenas mais uma lição de que eu, e os jornalistas em geral, não devemos abandonar o nosso olhar crítico em face de uma manchete atraente. Vou ficar de olho no que acontece na Noruega, porque os aspectos políticos e regulamentares certamente servirão de lição para a política de comunicação em todos os países.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

SMDH DIVULGA ESTUDO SOBRE EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA NO MARANHÃO

"A criação da CPI da Morte e Desaparecimento de Jovens Negros, na Câmara dos Deputados, colocou mais uma vez em evidência uma questão premente para os movimentos sociais e de direitos humanos no país: o genocídio e extermínio de jovens negros e pobres, moradores das periferias das grandes cidades brasileiras.

Tal situação, gravíssima, tem gerado um sem número de denúncias, além de ampla mobilização social em defesa da vida, como o lançamento da campanha “Jovem Negro Vivo” (Anistia Internacional), a realização das Marchas da Periferia (em São Luís e outras cidades), a articulação da Rede Maranhense de Justiça Juvenil e Fórum DCA, e, mais recentemente, a campanha de enfrentamento e combate da violência e extermínio da juventude negra (SEEJUV-MA).

Nessa linha de ação, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) lançou, em dezembro de 2014, a revista Catirina, com um vasto dossiê sobre as diferentes modalidades de violência praticadas no Maranhão, com artigo específico sobre a temática (do advogado Igor Almeida), abordada ainda em outros artigos. [A revista está disponível para download gratuito no site: https://smdhvida.wordpress.com/catirina/ ].

Em 2015, a SMDH está desenvolvendo o projeto “Monitoramento da realização de Direitos Humanos no Maranhão: construção do Informe da sociedade civil”, em parceria com pesquisadores e organizações sociais, com o acompanhamento das mortes violentas, bem como da violência e letalidade policial e no sistema prisional. Os dados iniciais da pesquisa (relativos aos 100 primeiros dias de governo) já se encontram à disposição no site https://smdhvida.wordpress.com/violencia-e-letalidade-policial-nomaranhao/."

Leia nota técnica da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) sobre o tema.

terça-feira, 28 de abril de 2015

SÃO LUÍS: POLUIÇÃO SONORA EM DEBATE

Sem controle, caminhonetes forrozeiras tocam em qualquer lugar da cidade
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Uniceuma, realiza o I Fórum sobre Ruídos em Áreas Urbanas de São Luís, que acontece nesta quarta-feira (29), às 19h, no Auditório Josué Montelo, localizado na rua Josué Montello, n° 1, Renascença II.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Diniz, durante o fórum será iniciada uma das faces do projeto "Carta Acústica de São Luís", que objetiva mapear e monitorar a intensidade da emissão de sons dentro de áreas urbanas estabelecidas pelo projeto, o que minimizará a poluição sonora da capital.

“De acordo com estudos recentes, qualquer ruído que cause incômodo nas pessoas pode ser considerado poluição sonora. Para combater esse problema, todos os municípios do país têm como respaldo as leis federais para impedir esse tipo de poluição. E exatamente essa a nossa proposta com o fórum sobre ruídos em áreas urbanas”, destaca Marco Diniz.

A palestra principal do fórum será “Impacto Proveniente do Ruído Urbano”, com a professora Raquel Façanha, coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma. A “Carta Acústica de São Luís” será apresentada pelo professor Sérgio Silva, coordenador dos Ciclos Básicos das Engenharias.  O secretário de Meio Ambiente de São Luís, Marco Aurélio Diniz, fará a abertura do evento, de acordo com a programação prevista.

Ainda no evento, a professora Raquel Façanha, coordenadora do Curso de Fonoaudiologia do Uniceuma, fará palestra abordando o tema o "Impacto Proveniente do Ruído Urbano".

Também participam do Fórum o Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores de São Luís, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA), Delegacia de Costumes, Delegacia de Meio Ambiente e o Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops).

BIRA DO PINDARÉ ESCLARECE SOBRE RETORNO AO PT

Analisando os cenários de 2016, a tendência predominante no PT é o alinhamento à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC), seguindo o comando do governador Flávio Dino (PCdoB).

Outros setores petistas defendem candidatura própria e pregam o retorno de Bira do Pindaré (foto) ao partido, mas esta tendência é minoritária.
Bira deixou o PT e ingressou no PSB, reelegendo-se deputado estadual em 2014. Ato contínuo, foi escolhido pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para comandar a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Questionado pelo blogue sobre as especulações do seu retorno ao petismo, Bira afirmou que não há qualquer debate oficial acerca da refiliação.

“Existe um movimento que defende meu retorno, mas é minoritário. Fui muito bem recebido pelo PSB, onde mantemos um forte diálogo interno sobre o cenário eleitoral. Desde que fui candidato a senador, tendo sido o mais votado em São Luís com 171 mil votos, que eu tento ser candidato a prefeito na capital. Entretanto, seguindo orientação do governador Flávio Dino, prefiro deixar o assunto para 2016”, detalhou o secretário.

CASA D’ARTE APRESENTA: MalDitos EmCantos

Solos musicais + Exposição + Poesia + Discotecagem

30 de abril, no Casa d’Arte Centro de Cultura
 
Cesar Teixeira
Inspirado no movimento dos escritores e “poetas malditos” franceses, a Noite Cultural “MalDitos EmCantos”, que acontecerá no próximo dia 30 de abril (véspera de feriado), no Casa d’Arte Centro de Cultura, é uma celebração aos MalDitos maranhenses. São poetas da música, da escrita, da imagem, da oralidade, da sonoridade. São compositores de uma poesia marginalizada, transgressora, vanguardista, contracultura e maldita.

Serão seis solos musicais, um recital de poesias, uma exposição/instalação fotográfica e discotecagem com músicas de “outros malditos”.
 
Luis Lima
Solos musicais: BETO EHONGUE, MARCOS MAGAH, SANTACRUZ, LUIS LIMA, ERIVALDO GOMES e CÉSAR TEIXEIRA .

Poesias recitadas: CELSO BORGES.

Exposição: "Dos Dias em que a ausência é marca" de DINHO ARAUJO

Discotecagem: HUGO BODANSKY

Produção Artística: WAGNER HEINECK

O evento faz parte do PROJETO NO CAMINHO DO FAROL, que é uma parceria entre o Casa d’Arte Centro de Cultura e o Instituto Maranhão Sustentável, no qual visa  possibilitar um conjunto de atividades sociopedagógicas e culturais a serem realizadas simultaneamente em espaço de cultura na Região Metropolitana de São Luís, na Raposa, viabilizando-o como espaço permanente para produção, exposição e fruição de bens culturais e históricos do município e região, oferecendo à comunidade oportunidades de entretenimento e informação.
 
Celso Borges
POETAS MALDITOS

Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Stéphan Mallarné, William Blake, Allen Ginsberg, Jack Kerouac, Charles Bukowski, Sousândrade, Paulo Lemisnki, Alice Ruiz, Jorge Mautner, Ferreira Goulart, entre outros, são alguns dos malditos de diferentes épocas e nacionalidades.

Segundo o artigo “Os poetas malditos e sua influência no século XX” de Florentina Vivas:

“As duas grandes figuras deste movimento foram Arthur Rimbaud e Charles Baudelaire junto a um grupo de brilhantes poetas: Paul Verlaine, Stéphan Mallarmé, Tristán Corbière, Jules Laforgue e Charles Cros. Com eles, nasceu também o mito do artista boêmio, decadente e profundamente crítico em relação à sociedade de seu tempo, questionando os gostos sociais e a industrialização do momento. Foram OS POETAS MALDITOS. Esta expressão foi, na verdade, criada por Paul Verlaine; foi ele quem, em 1884, publicou uma série de esboços biográficos de um grupo de poetas simbolistas.
 
Beto Ehongue
A partir dos poetas malditos dos finais do século, que são aqueles que fundaram as bases das futuras vanguardas, rompe-se a conexão entre autores e leitores; entre o artista de vanguarda e sua sociedade. O divórcio com o grande público (a burguesia) que não queria ser questionada até que os poetas malditos expressassem uma nova sensibilidade, anuncia também a separação entre arte e sociedade, já que não se sentiam representados pela sociedade burguesa desse tempo. Essa nova sensibilidade conduziu a experimentação de “novas formas” que aceleraram um processo de ruptura linguística como “o verso livre”.

Frente ao sonho cientificista que imperava, os poetas malditos concebem a vida como mistério e dividem-se entre o desejo de felicidade, beleza e perfeição e a descida ao inferno da existência e da consciência humana. Assim, a arte, mais que um reflexo da realidade exterior, deve ser dessa outra, interior e mais profunda. Mais que retrato, deve ser canto, reflexão, POEMA.”
 
Marcos Magah
SERVIÇO:

Evento: MalDitos EmCantos
(Solos musicais + Exposição + Poesia + Discotecagem)

Com BETO EHONGUE, MARCOS MAGAH, SANTACRUZ, LUIS LIMA, ERIVALDO GOMES, CÉSAR TEIXEIRA e CELSO BORGES (poesia)

Exposição: "Dos Dias em que a ausência é marca" de DINHO ARAUJO

Discotecagem: HUGO BODANSKY

Produção Artística: WAGNER HEINECK

Arte gráfica: Andrezza Brasil

Realização: Casa d'Arte Centro de Cultura e Instituto Maranhão Sustentavel

DIA 30 de Abril às 21h (Quinta-feira - véspera de feriado)

Ingressos para o Show: R$ 20,00 / Meia: R$ 10,00

(No Casa D'Arte, ARTISTA paga só meia!!!)

Informações: Oi: (98) 98702-6894

Local: CASA D'ARTE - CENTRO DE CULTURA
Rua do Farol do Araçagy, 9 - Raposa/MA - Brasil
Facebook: Casa d'Arte Centro de Cultura

segunda-feira, 27 de abril de 2015

FLÁVIO DINO FLEXIBILIZA COM ELIZIANE GAMA

Flávio Dino pretende manter sua base unida. Eliziane Gama o lugar de Edivaldo Jr 
Os movimentos e os tweets do governador Flávio Dino neste fim de semana levam a uma conclusão: ele vai agir com cautela na eleição de 2016 em São Luís.

Cautela significa não bater o martelo por uma só candidatura.

O governador percebeu que a reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PTC) não será fácil, mesmo com a assinatura de convênios e parcerias entre os palácios dos Leões e La Ravardière.

Cautela significa também não perder a disputa na capital, o maior colégio eleitoral do Maranhão.

Daí a mudança de tom nos atos públicos com a presença da deputada federal Eliziane Gama (PPS).

Em fevereiro, no aniversário da parlamentar, Dino disse que ela poderia ser prefeita no futuro, mas não em 2016.

Sábado (25), durante o Encontro da Juventude do PPS, o governador discursou e não estabeleceu prazo às pretensões da deputada em São Luís.

Pelo twitter, Flávio disse que o governo não terá candidaturas oficiais e ele vai atuar apenas como militante.

Holanda Jr é o preferido do governador, que tem feito repetidos gestos de lealdade e solidariedade ao prefeito.

O problema é que São Luís tem um passivo grande, fruto não só da gestão atual, mas acumulado das administrações anteriores.

O convênio de R$ 20 milhões para asfaltar ruas e tapar buracos é pouco, considerando que ainda haverá outro inverno em 2016, antes das eleições.

Portanto, a nova postura de Flávio Dino em relação a Eliziane Gama tem dois sentidos que se complementam:

1)      O governador não quer perder a disputa em São Luís;

2)      Flávio Dino cumpre o papel de agregador, mantendo sua base unida, sem gerar atritos entre os aliados;

Esse é o plano.

PIOR CADEIA ESTÁ EM CURITIBA, DIZ OAB

Vistoria da OAB constatou condições precárias dos encarcerados em Curitiba
Gazeta do Povo

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) classificou o 11º Distrito Policial, localizado no bairro Cidade Industrial, em Curitiba, como o pior estabelecimento prisional do país. A avaliação foi feita na manhã de sexta-feira (24) por membros da Coordenadoria Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário (Coasc), que se impressionaram com a carceragem infestada de ratos e por celas superlotadas de presos, em um ambiente úmido e insalubre. Na avaliação do órgão, os detentos do 11º DP são “tratados como animais”. A unidade está interditada pela Justiça.

“Eu esperava encontrar no Paraná uma situação diferente. Foi uma grande decepção. Esse lugar é o pior entre os piores já vistoriados pela comissão em vários estados”, disse Adilson Geraldo Rocha, que coordena a Coasc. A vistoria foi acompanhada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB do Paraná.

Leia mais aqui

domingo, 26 de abril de 2015

GOVERNO REATIVA LEILÕES DE VEÍCULOS PARA ACABAR COM SUPERLOTAÇÃO NOS PÁTIOS DAS CIRETRANS

Leilões visam esvaziar os pátios cheios de veículos apreendidos no Maranhão
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou neste fim de semana o segundo leilão do ano de veículos e motos apreendidos e não reclamados por seus proprietários há mais de três meses. Todos os 265 lotes colocados à venda foram arrematados. Só este ano, quase mil veículos abandonados nos pátios do órgão foram a leilão.

O primeiro pregão do segundo Leilão de 2015, realizado no sábado (25), na sede da empresa Vip Leilões, registrou a presença de 250 pessoas. Outras 23 mil pessoas de todo o país acompanharam o leilão pela internet. Ao todo foram negociados 265 lotes, entre automóveis, carros e sucatas abrigados nos pátios do Detran-MA de São Luís e das Ciretrans de Açailândia, Balsas, Codó, Bacabal, Santa Inês e Imperatriz.

Os leilões são a principal estratégia adotada pelo Detran-MA para acabar com o enorme quantitativo de veículos acumulados nos pátios das Ciretrans do estado, uma herança problemática deixada pelo governo passado. “A superlotação dos pátios das Ciretrans se agravou devido aos poucos leilões realizados durante toda a antiga gestão do Detran-MA. Em 2014, por exemplo, apenas quatro leilões foram realizados, o que contribuiu bastante para a quantidade de automóveis encontrados atualmente nos pátios das circunscrições do interior”, explica o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

Desde outubro de 2014 não era feito nenhum planejamento para a realização de leilões de veículos abandonados nos pátios do órgão, tarefa resolvida de imediato pela atual direção do órgão, que já programou leilões para serem realizados até agosto.

“Encontramos diversos veículos acumulados nas Ciretrans, devido à falta de planejamento e realização dos leilões. Esse é o nosso segundo leilão e já temos programado outros 12 leilões para este ano. Com transparência e dignidade estamos conseguindo realizar um bom trabalho para a população”, reforça Antônio Nunes.

O lavrador Irisvaldo Marques soube pela internet da realização do leilão e imaginou que seria uma boa oportunidade para conseguir peças de qualidade a custos mais baixos. “Esse foi o primeiro leilão que participei e consegui arrematar um veículo”, disse.

Somente com os dois leilões realizados pelo Detran-MA em 2015, foram leiloados 896 veículos e 1.361 já estão disponíveis para os próximos leilões. Além de esvaziar os pátios, os leilões têm como objetivo mostrar para a sociedade que um veículo apreendido, caso não seja recuperado pelo proprietário, será alienado como prevê o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro. O terceiro leilão deste ano está previsto para o dia 22 de maio.

Agência Secom / Fotos: Ademir Soares

sábado, 25 de abril de 2015

LUIS FERNANDO TUCANO: A FORÇA GRAVITACIONAL DO PALÁCIO DOS LEÕES

Gov Flavio Dino prestigia o ingresso de Luís Fernando no PSDB, liderado pelo vice-gov Carlos Brandão
A filiação de Luís Fernando Silva ao PSDB é uma luz para quem vive nas trevas do maniqueísmo político no Maranhão.

Quem antes o atacava, agora vai elogiá-lo por uma razão muito simples: Luís Fernando está na base do governo.

A mudança de lado é apenas uma adequação ao novo cenário – Flávio Dino (PCdoB) governador -, independente de afinidades ideológicas, projeto político ou qualquer outro ismo.

Trata-se da insuperável força gravitacional do Palácio dos Leões.

Mudou o governo e automaticamente houve uma desidratação na base de José Sarney.

Troca de camisa entre os partidos tradicionais ocorre com tanta frequência que nem é mais objeto de crítica.

MADEIRA MUTANTE

Entre os tucanos, vale relembrar que o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, começou a campanha eleitoral de 2014 apoiando Luís Fernando, então candidato de Sarney.

Quando a oligarquia trocou Luis Fernando por Edinho Lobão (PMDB), Madeira também trocou de candidato a governador, passando a apoiar Flávio Dino.

Ex-homem forte de Roseana Sarney, Luis Fernando deve ser candidato a prefeito em São José de Ribamar, cidade hoje controlada pela família do ex-dono do TCE, Edmar Cutrim.

Nos estertores da oligarquia, a família Cutrim abandonou Roseana Sarney e aderiu a Flávio Dino.

O Palácio dos Leões atrai aliados em quaisquer circunstâncias, de todos os lados. Tem sido assim desde antes de Vitorino Freire.

ENFERMEIRA DE IMPERATRIZ ESCLARECE REGISTRO DE 13 MIL NO CONTRACHEQUE

“Sobre as informações divulgadas no blog do senhor Luís Cardoso e dos seus filhos Yuri Almeida (Atual 7) e Luis Pablo, esclareço:

1 – Sou enfermeira, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e já prestei/presto serviço em diversos locais, tais como a Prefeitura Municipal de Imperatriz, onde fui aprovada no concurso realizado pela Fundação Sousândrade (FSADU) em 2012, com muito estudo e dedicação consegui garantir o 1º lugar em um universo de 1.137 inscritos. Jamais tive problemas com meus colegas de trabalho, tendo prestado serviços na minha área de formação sempre de maneira ética e idônea. Da mesma maneira, jamais tive meu nome envolvido em quaisquer denúncias de desvios de conduta, falcatruas, improbidades;

2 – A partir de janeiro de 2015, passei a integrar o quadro da Unidade de Pronto Atendimento -UPA- de Imperatriz na função de enfermeira, com o cargo de Coordenadora de Enfermagem, através da Bem Viver, Oscip que administra aquela casa de saúde, além de outras em nosso estado. Reafirmo que nesses quase quatro meses de trabalho, sempre exerci minha função com honradez e responsabilidade estando 24h do dia disponível para aquela unidade de saúde;

3 – Nesse período, como todos sabem, o governo do estado iniciou tratativas para saldar débitos com as instituições que administram as unidades do sistema estadual de saúde. Débitos estes herdados da gestão passada, como é do conhecimento público. Por conta disso, nossos pagamentos não foram efetuados mensalmente em sua integralidade, ficando sempre saldos a pagar com os funcionários.

4 – Por conta disso, no mês de março de 2015 recebi o valor retroativo a esse período trabalhado e não pago, assim como aconteceu com outros colegas em situações similares. Daí o valor que aparece no meu contracheque parecer de um salário elevado, distante da realidade do meu cargo.

5 – Esse contracheque e a cópia do cheque mostrados nesses blogs, foram subtraídos de minha bolsa, no meu local de trabalho, quando eu estava trabalhando. Acrescento ainda que isso me obrigou a iniciar processo judicial contra os blogs que expuseram meus documentos pessoais e minha imagem, tentando me colocar na vala comum daqueles que o povo maranhense já mandou pra casa, já tirou do poder depois de tanto tempo de descaso, principalmente com a saúde pública gratuita e de qualidade, da qual sou defensora e militante desde os meus tempos de estudante;

6 – Credito a essas pessoas, que perderam as benesses do poder, os ataques que a mim estão sendo desferidos com intuito claro de vingança contra o governador Flávio Dino por perderem “a mamata” (com o perdão da palavra) de anos e anos de descaso e falta de fiscalização por seus atos que lesaram a vida e a saúde de milhares, talvez milhões, de maranhenses ao longo dos últimos cinquenta anos;

7 – Por fim, agradeço as centenas de mensagens de apoio da minha família, dos meus colegas de universidade (UFMA e UEMA), de trabalho, de profissão, das pessoas que verdadeiramente me conhecem e que sabem da minha seriedade. A quem me acusou e tentou atingir os que querem trabalhar pelo bem comum, relego-os ao descaso histórico e deixo-os agora que se entendam com a Justiça.

Imperatriz, 23 de abril de 2015.

Keilane Silva Carvalho”

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PCdoB SUGERE DESFILIAÇÃO À VEREADORA ROSE SALES

Ataques da vereadora Rose Sales ao prefeito levaram o PCdoB a sugerir expulsão
A vereadora Rose Sales está convidada a deixar o PCdoB (veja nota abaixo).

Trata-se de uma forma discreta de expulsão.

Rose Sales vinha atuando na oposição ao prefeito Edivaldo Holanda Jr (PTC), aliado dos comunistas.

A posição da vereadora, criticando asperamente o prefeito, gerou várias crises entre a posição do partido e a atuação da parlamentar.

Diferente dos outras legendas, no PCdoB não é permitido formar grupos ou tendências, nem expor divergências internas publicamente.

Os debates sobre a tática e a estratégia do partido são feitos internamente e o caminho a seguir deve ser obedecido por todos.

Essas são as bases do centralismo democrático, princípio leninista que rege o PCdoB.

Segundo o estatuto comunista, o centralismo democrático pressupõe:

- disciplina rigorosa no Partido e submissão da minoria à maioria;

- caráter obrigatório das decisões dos organismos superiores para os inferiores;

Se o comando mandou apoiar Holanda Jr e a vereadora desobedeceu, deve procurar outro partido.

Veja abaixo a nota do PCdoB.

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

Comitê Municipal de São Luís

Nota à Imprensa

Reunida no dia 23 de abril de dois mil e quinze, a Comissão Política do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no município de São Luís adotou a seguinte resolução:

1) Há vários meses a relação entre a vereadora Rose Sales e o PCdoB, embora respeitosa e de alto nível, tem revelado um distanciamento político cada vez maior entre ambos, fundamentalmente em relação à gestão municipal de São Luís, em que o partido tem uma posição de apoio ao governo do prefeito Edivaldo Holanda Jr., dando-lhe sustentação e dela participando, enquanto que a vereadora, na prática, tem tido um posicionamento de oposição à atual gestão;

2)     Esta situação foi e tem sido administrada e tratada no âmbito da direção partidária e com a participação da vereadora, que sempre teve a total possibilidade de se posicionar diante dos fatos, tudo com transparência, democracia e respeito;

3)     Entretanto, chegou-se a uma situação em que não se é mais possível a convivência entre o posicionamento partidário de apoio à administração Edivaldo Holanda Jr. com a postura oposicionista da vereadora. Diante disto, o Comitê Municipal do PCdoB de São Luís resolve liberar a vereadora Rose Sales para, querendo, se desfilie das fileiras partidárias, pois suas posições em face da gestão municipal se chocam com as posições do PCdoB.     

São Luís-MA, 23 de abril de 2015.

Comissão Política do Comitê Municipal do PCdoB-São Luís
José Haroldo de Oliveira

Presidente

quinta-feira, 23 de abril de 2015

NO MARANHÃO, O PMDB MURCHA E O PSDB SE AGIGANTA

Nos Leões: Tucanos Carlos Brandão e Luis Fernando entre os comunistas Marcio Jerry e Flávio Dino
A derrota da oligarquia Sarney em 2014 provocou um deslocamento nos núcleos de poder no Maranhão.

Mudou não só o governo, mas a configuração dos partidos.

Em duas legendas isso é facilmente perceptível: o PMDB encolhe e o PSDB cresce.

Esse estica e encolhe não tem qualquer relação com “ideologia”. É apenas o efeito gravitacional do Palácio dos Leões.

Os tucanos se aproximaram do poder, neste momento liderado pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Na oposição a Flávio Dino, atuando de fato na Assembleia Legislativa, o PMDB ficou reduzido a Andrea Murad, filha de Ricardo Murad, irmão do marido de Roseana Sarney – Jorge Murad.

Andrea não tem sequer a solidariedade do colega Roberto Costa, cria de João Alberto, um dos manda-chuva no peemedebismo local.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Max Barros, peemedebista de proa na sesmaria de José Sarney, não dá um pio no parlamento contra o governador comunista.

Há dois tipos de comportamento no PMDB: uns, silenciaram; outros abandonaram a legenda.

Entre os que deixaram o barco está o ex-ministro e ex-candidato a 
senador Gastão Vieira.

De volta ao Brasil, a ex-governadora Roseana Sarney tenta juntar os cacos do partido, mas a legenda não tem sequer pré-candidato a prefeito de São Luís.

TUCANOS EM ALTA

A filiação do ex-candidato a governador Luis Fernando Silva no PSDB é o maior sinal de que a bola da vez está com os tucanos.

Luis Fernando está assediado para disputar duas prefeituras na região metropolitana: São José de Ribamar e São Luís.

Outras lideranças em cidades importantes do Maranhão migram para o tucanato.

Não se trata apenas de um movimento local, mas de visão da conjuntura nacional, diante do cenário de desgaste do PT e a possibilidade de vitória do PSDB em 2018.

Velhos e novos tucanos se movimentam para disputar qual será a liderança do Maranhão com trânsito junto à cúpula do PSDB nacional.

Assim como José Sarney foi o homem de Lula, no novo cenário os tucanos maranhenses estão à procura de um interlocutor junto a Aécio Neves.

Luis Fernando pode ser o nome.

Esse é o jogo jogado no momento.

terça-feira, 21 de abril de 2015

TRIPLICADO, FUNDO PARTIDÁRIO VAI PARA r$ 867 MILHÕES

Em um cenário de corte de gastos e ajuste fiscal, a presidente Dilma Roussef (PT) sancionou a medida de aumento do fundo partidário para quase R$ 900 milhões. PT e PMDB levam as maiores fatias do fundo.

Três vezes maior que o repasse de 2014 (R$ 289,56 milhões), o aumento do fundo partidário é uma agenda positiva do governo para as legendas, mas negativa diante da população.

Com o descrédito dos partidos na opinião pública, a triplicação do fundo agride as investigações que revelam corrupção nas legendas.

O fundo é dinheiro do contribuinte que alimenta as máquinas partidárias. Fora esse recurso, as legendas captam doações de empresas privadas e nos esquemas de corrupção.

Pressionada pelos partidos, Dilma deu aval ao aumento do fundo partidário na intenção de fortalecer os recursos públicos nas legendas.

A sanção de Dilma ocorreu logo após o PT declarar oficialmente que não mais aceitará doação empresarial.

Apesar das boas intenções, o aumento do fundo partidário significa que a presidente cedeu à pressão dos grandes partidos e das legendas de aluguel – pequenos feudos burocráticos que sobrevivem do repasse do fundo.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

CAEMA CONCLUI PERFURAÇÃO DE POÇOS NA VILA PASSOS E BAIRRO DE FÁTIMA

Máquinas da Caema trabalham na perfuração de poços para atenuar a falta d'água
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) avançou na perfuração de poços para reforçar o abastecimento de água na região central de São Luís, abastecida pelo sistema Sacavém/Batatã. No total, serão seis poços localizados no bairro de Fátima, Parque do Bom Menino, Vila Passos, Monte Castelo, Outeiro da Cruz e Praça da Misericórdia. Os dois primeiros, na Vila Passos e Bairro de Fátima, foram concluídos.

Os dois poços têm profundidade média de 170 metros e vazão de 50 mil litros de água por hora. O investimento na perfuração dos seis poços na região central de São Luís é da ordem R$ 1,5 milhão. O diretor-presidente da Caema, Davi Teles, ressalta que, ao tomar conhecimento da problemática no abastecimento de água nessa região da cidade, o governador Flávio Dino determinou a perfuração desses poços.

“Nesta segunda, estivemos fazendo uma vistoria nos poços já perfurados. Concluímos a primeira etapa. Vamos partir para a instalação do conjunto motor bomba e quadro de comando no poço do Bairro de Fátima, e revestimento no poço da Vila Passos. Até a primeira semana de maio, vamos fazer as inaugurações desses dois primeiros poços, resolvendo um problema antigo no abastecimento de água para essas áreas”, disse Davi Telles.

Outras ações importantes estão em andamento para melhorar o abastecimento de água em São Luís, destacando-se o programa de combate a perdas, com a instalação de 130 mil hidrômetros. Em médio prazo, está prevista a execução da obra de reforço de vazão na adutora do Sistema Italuís, no km 22 da BR-135.
Agência Secom

domingo, 19 de abril de 2015

SINDICATO DOS SERVIDORES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REIVINDICA POSIÇÃO DA MESA DIRETORA SOBRE O PLANO DE CARGOS E CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS

Em carta aberta endereçada a todos os(as) deputados(as) estaduais, o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Sindsalem) cobra dos parlamentares uma posição sobre a proposta de Reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), apresentado pela entidade desde 2011.

O PCCV contempla 450 servidores públicos estáveis e efetivos do poder Legislativo, no universo de 1500 servidores de livre nomeação.

Para o Sinsalem, “o maior empecilho para o atendimento de nossas demandas é o excesso de cargos comissionados, com exceção dos ocupados por um número restrito de servidores, que têm salários baixos e mais de 10 anos na Casa. Quanto aos demais comissionados, estes devem ser reduzidos ao máximo, e os aprovados no último concurso, inclusive os excedentes, convocados, uma vez que, do universo de 2000 servidores da Alema, menos de 5% são concursados”, expôs a carta aos parlamentares.

A entidade aguarda um posicionamento da Mesa Diretora sobre a pauta e avisa que, caso as reivindicações não sejam atendidas, “todos os servidores já estão mobilizados para retomar os piquetes, as paralisações, as campanhas de mídia, dentre outros meios, a fim de conquistar tais reivindicações."

Leia abaixo a carta aberta na íntegra:

CARTA ABERTA: DEPUTADOS(AS) E SOCIEDADE

Senhores deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nós, quatrocentos e cinquenta (450) servidores públicos estáveis e efetivos da Alema, número muito pequeno se comparado ao universo de mais de hum mil e quinhentos servidores (1500) de livre nomeação, vimos, por meio desta, informar que:

1 - Desde 2011, através do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Sindsalem), apresentamos uma proposta de Reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV);

2 - Tal proposta foi negligenciada pela Mesa Diretora que encerrou seu mandato em 2014 e, da mesma forma, encontra-se sem resposta pela atual Mesa, que iniciou seu mandato em fevereiro de 2015;

3 - Verificamos que a recusa da Casa em contemplar nossas reivindicações não decorre de motivos fi nanceiros, haja vista que o inchaço da folha por cargos de livre nomeação, com exceção dos previstos em lei para os gabinetes dos deputados, está ocorrendo de modo exponencial;

4 - Atendendo aos apelos de vários interlocutores, esperamos de fevereiro até a presente data, uma reunião com o presidente Humberto Coutinho, levando em consideração seu estado de saúde e de organização da Casa. Esperamos a resposta, mesmo sabendo que isso não impediu que várias decisões fossem executadas no sentido de inchar o número de servidores comissionados em detrimento dos estáveis e efetivos;

5 - Houve, inclusive, a reedição da Resolução Administrativa nº 1616/2009, possibilitando uma farra gigantesca de gratificações discricionárias para cargos de livre nomeação, a fi m de contemplar acordos políticos de outrora. Enquanto isso, os servidores do quadro permanente desta Casa sofrem com a falta de valorização;

6 - Ressaltamos, também, as reformas de Planos de Carreiras em diversos outros órgãos do Estado, as quais foram aprovadas, em tempo recorde e por unanimidade, pela maioria dos deputados hoje existente nesta Casa;

7 - Do universo dos mais de 2000 servidores da Alema, representamos menos de 25% (vinte e cinco por cento) desse total e os gastos com a nossa categoria não chegam a 10% (dez por cento) da folha atual;

8 - No fim do mandato anterior, Vossas Excelências obtiveram mais de 26% por cento de aumento e, mesmo assim, o limite prudencial não ultrapassou o exigido pela LRF que é de 2,01%, já que o praticado hoje é de apenas 1,92%;

9 - Nos últimos oito (8) anos, nosso tíquete-alimentação sofreu aumentos irrisórios se comparado ao dos poderes Judiciário e Executivo, além do Tribunal de Contas e do Ministério Público;

10 - Entendemos, por fim, que o maior empecilho para o atendimento de nossas demandas é o excesso de cargos comissionados, com exceção dos ocupados por um número restrito de servidores, que têm salários baixos e mais de 10 anos na Casa. Quanto aos demais comissionados, estes devem ser reduzidos ao máximo, e os aprovados no último concurso, inclusive os excedentes, convocados, uma vez que, do universo de 2000 servidores da Alema, menos de 5% são concursados.

Diante disso, cobramos a apresentação imediata de uma contraproposta referente ao PCCV e ao tíquete, além da convocação dos concursados. Caso contrário, todos os servidores já estão mobilizados para retomar os piquetes, as paralisações, as campanhas de mídia, dentre outros meios, a fim de conquistar tais reivindicações. Vamos à luta!

sábado, 18 de abril de 2015

CAMPANHA PERSONNALITÉ: 300 MIL DE CAFETEIRA PARA MURAD

O líder do governo comunista, Rogério Cafeteira disse que emprestou 300 mil para a musa do sarneísmo Andrea Murad
A Justiça Eleitoral tem a obrigação de rastrear as prestações de contas dos deputados estaduais Andrea Murad (PMDB) e Rogério Cafeteira (PSC).

Murad é a franco-atiradora da oposição.

Cafeteira é o líder do governo Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa.

Ambos são da base do sarneísmo, onde Andrea permanece militando.

No plenário da Assembleia Legislativa, ele e ela trocaram acusações sobre financiamento de campanha eleitoral.

No auge da discussão, Cafeteira disse sem cerimônias que emprestou R$ 300 mil à campanha de Andrea.

O dinheiro, afirmou o líder, foi entregue na agência do banco Itaú Personnalité, na avenida dos Holandeses.

A deputada replicou, indagando se o deputado era agiota.

Cafeteira treplicou. Disse que não é agiota e nunca emprestou dinheiro para ninguém.

Um dos dois está mentindo, mas não esperemos de Andrea e do líder do governo divergências profundas. Eles são da mesma origem e sabem o que fizeram.

Apesar disso, a troca de acusações é gravíssima e deve ser investigada.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

"MAIS ASFALTO": HOLANDINHA PAVIMENTA A REELEIÇÃO

Prefeito e secretários voltarão às ruas para vistoriar obras de asfaltamento
O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC) vai desencadear uma gigantesca operação de asfaltamento e tapa-buracos em São Luís.

A megaoperação será o início da ofensiva do prefeito para a reeleição, com total apoio do governador Flávio Dino (PCdoB).

Serão investidos mais de R$ 20 milhões em pavimentação, fruto de uma parceria entre o Palácio dos Leões e a Prefeitura de São Luís.

Asfaltamento e tapagem de buracos sempre funcionam em São Luís, garantindo novos mandados aos prefeitos.

Só não funcionou com João Castelo em 2012 porque ele inventou o projeto do VLT de última hora, colocando uma pá de cal na sua reeleição.

Se Holandinha não cometer desatino semelhante ao de Castelo, garante o segundo mandato com tranquilidade.

Depois de asfaltar as ruas e tapar os buracos, basta pintar os meios fios de cal e a cidade fica uma beleza.

Reeleição na mão.

Veja abaixo o release da Secom/São Luís

PREFEITURA E GOVERNO CELEBRAM CONVÊNIO PARA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

Um investimento de R$ 20,6 milhões em requalificação de aproximadamente 120 quilômetros de vias urbanas da capital maranhense. Esse será o resultado final do convênio assinado na manhã desta quinta-feira (16) pelo prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino. Os serviços de recapeamento asfáltico serão realizados em 296 ruas e avenidas, beneficiando dezessete bairros da capital. Foram priorizadas pelo convênio as vias que são corredores de transporte público.

O prefeito Edivaldo comemorou a parceria, que reforça o compromisso do poder público em promover a melhoria da qualidade de vida da população. "Estamos trabalhando para garantir a mobilidade urbana em nossa capital. Com a posse do governador Flávio Dino, São Luís vive uma nova realidade. Hoje, temos um Governo que trabalha ao lado do prefeito pelo bem estar dos ludovicenses. Estamos caminhando juntos para beneficiar toda a população de São Luís", destacou.

Com a obra, a Prefeitura de São Luís avançará nas ações de mobilidade urbana na capital e facilitará o acesso da população dessas regiões a serviços urbanos, tais como limpeza urbana, segurança pública, saúde, transporte escolar, entre outros, proporcionando assim bem-estar e mais qualidade de vida ao cidadão. A parceria institucional entre Prefeitura de São Luís e governo do Estado integra as ações do programa estadual Mais Asfalto. Do montante investido, R$ 581.522,70 mil serão recursos da contrapartida municipal.

O governador Flávio Dino destacou que a assinatura do convênio com a Prefeitura faz parte do conjunto de alterações que vêm sendo promovidas no Estado. "Estamos hoje comemorando mais uma conquista que se insere em um processo amplo de mudanças reais em favor do povo do Maranhão. Sinto-me privilegiado em poder honrar esse compromisso com essa cidade que eu amo tanto, que é a capital de todos os maranhenses", afirmou.

Serão utilizadas aproximadamente 63 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) na realização do serviço de recapeamento. O CBUQ é um asfalto de qualidade elevada. O prazo de execução do convênio é de 180 dias.

O titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, destacou a importância do investimento na infraestrutura urbana da cidade. "Os serviços resultarão em melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões contempladas e, ainda, na mobilidade urbana para quem trafega pelos locais", disse.

As obras serão realizadas no bairros Vila Embratel, Anjo da Guarda, São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II, Alto da Esperança, Cidade Operária, Cohab, João de Deus, São Bernardo, Vila Luizão, Coroadinho e Vila Nova República.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

PAIS & FILHOS: O ATRASO SEGUE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Andrea é marionete do pai Ricardo Murad
Ainda vai demorar um tempo para mudar a cultura política no Maranhão.

Na Assembleia Legislativa, os principais embates oscilam entre os grupos familiares e suas relações com os cofres públicos.

A tribuna é sempre tomada pelos interesses das castas, representadas pelos detentores de mandatos.

Dois parlamentares ganham destaque: Andrea Murad (PMDB), filha do ex-todo-poderoso secretário de Saúde Ricardo Murad; e Edivaldo Holanda (PTC), pai do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).

O mandato de Andrea serve para defender o pai Ricardo, atacado pelos maus feitos na Saúde, durante o governo Roseana Sarney (PMDB).
Edivaldo Holanda representa os interesses do filho-prefeito
A atuação do pai do prefeito, Holandão, consiste em proteger a gestão do filho, Holandinha, sempre que criticado pelos opositores.

Assim, as famílias Murad e Holanda dominam a cena no parlamento.

A filha Andrea acoberta o pai. E o pai Edivaldo protege o filho.

O parlamento, que deveria ser o lugar de debates e proposições sobre o Maranhão, é transformado em campo de briga familiar.

Essas castas unem-se ou separam-se a cada eleição, de acordo com as conveniências, pouco importando os partidos, programas de governo ou “ideologia”.

A maioria dos demais deputados trata de seus interesses familiares nos municípios, controlando os negócios das prefeituras.

Em São Luís, uma nova família se projeta. O senador Roberto Rocha (PSB) quer fazer o filho-vereador Roberto Rocha Junior (PSB) prefeito da capital maranhense.

Roberto pai e Roberto Junior são, respectivamente, filho e neto do ex-governador do Maranhão Luiz Rocha (1983 – 1986)

Nesta guerra de pais e filhos, todos parecem descendentes políticos do mesmo criador – José Sarney – o demiurgo da prática oligárquica.