Jornalismo com artigos, reportagens, crônicas e notas sobre temas locais, nacionais e internacionais. Resenhas, dicas e outros toques...
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
MARANHÃO 666
O nome é alusivo à reportagem cinematográfica produzida pelo genial Glauber Rocha, o famoso “Maranhão 66”, quando da posse de José Sarney no Governo do Maranhão.
“Maranhão 66” está disponível no You Tube.
À época, Glauber Rocha foi chamado ao Maranhão para registrar a solenidade, mas a encomenda não saiu a gosto do cliente.
Em vez de fazer uma peça chapa-branca, o audiovisual de Rocha entrecortava cenas do discurso de posse de Sarney com imagens fortes da miséria e da fome dos maranhenses.
Passaram-se 45 anos e o Maranhão ainda parece dominado por forças demoníacas. Para os cineastas, a Besta Fera está no comando.
Os cineastas do Maranhão 666 estão acatando sugestões de roteiro, tomadas, cenas, situações etc.
domingo, 30 de outubro de 2011
“PT CRISTÃO” JÁ TEM DOIS BISPOS
O publicitário Eri Castro sustenta ser o pai da cria, mas o pastor Sampaio jura que o “PT Cristão” tem outro mentor - Rodrigo Comerciário.
“Nosso diálogo é com Rodrigo e o grupo Renovar é preciso", disse o pastor Sampaio ao blogue. O “Renovar” é integrado também pelo dirigente Joab Jeremias.
Eri Castro contrapõe: “A posição do pastor Sampaio é isolada dentro do grupo. Até a marca (PT Cristão) foi criada na minha agência de publicidade”.
Segundo Castro, o pastor Sampaio estaria sendo seduzido por métodos heterodoxos de cooptação perpetrados por Rodrigo Comerciário.
A suposta divisão soa estranha, visto que tanto Eri quanto Sampaio aparecem nas fotos em reunião com o bispo-maior e vice-governador Washington Oliveira (WO).
As fotos foram distribuídas na internet pela própria assessoria da vice-governadoria. Nas imagens, o publicitário Eri Castro (de camisa listrada por baixo do paletó) e o pastor Sampaio (o careca à esquerda de WO) ensaiam o mesmo discurso.
E mais: posam para foto segurando os cartazes com a marca castrista do PT Cristão. Depois, todos oram.
Em contato por telefone com o blogue, o pastor Sampaio atenuou que as fotos foram “de ocasião” e não significam uma adesão dele (Sampaio) à iniciativa de Eri.
Resumo do culto: na versão de Sampaio, o negócio dos pastores é com Rodrigo Comerciário, mas Eri Castro já avisou que não vai perder esse rebanho.
E Deus, que diabo tem com tudo isso?
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
SEM INTERNET...
Estou buscando soluções.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
MOVIMENTOS LITERÁRIOS NO SEBO DO CHIQUINHO
Na ocasião o escritor fará o relançamento dos seus seis livros mais recentes: Antes que Derramem a Lua Cheia (de crônicas), São Luís em PreAmar: Ainda Assim, há um Azul! (poemas), Peru na Missa do Galo (Contos de Natal), A Segunda Chance de Eurides (novela), Serventia e os Outros da Patota (contos) e Ofício de São Luís: Bernardo Coelho de Almeida (Coração em Verso e Prosa).
Os encontros (Papoético) no Sebo do Chiquinho reúnem pessoas interessadas em arte e cultura para um diálogo descontraído, sob a mediação de algum especialista em literatura, artes plásticas, cinema, teatro, dança, patrimônio cultural etc.
Além de vender livros, Chiquinho aluga filmes e vende CDs. Quem quiser pode levar o seu disco para tocar. Há espaço para leituras de poesia e trechos de contos, performances e canjas musicais.
Lá rola jazz, blues, MPB, rock etc. Funciona em um pequeno barzinho, tem água mineral e bombom da roça para os abstêmios.
O SEBO MUDOU DE ENDEREÇO
Agora está na rua de São João, esquina com Afogados, 384 – altos do banco Bonsucesso.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
O DIA EM QUE OS MARCIANOS INVADIRAM SÃO LUÍS PELAS ONDAS DO RÁDIO
Como foi organizado o trabalho? Em quais áreas a pesquisa incidiu?
Entre os profissionais que participaram da produção, quais foram entrevistados e que funções cada um exerceu na montagem?
Quais os cenários de São Luís no início da década de 1970?
Francisco Gonçalves - Na passagem dos anos 60 para os anos 70, São Luís estava passando por mudanças políticas, urbanísticas, demográficas e midiáticas. De 1960 a 1970, de acordo com o IBGE, a cidade cresceu em mais de cem mil habitantes, passando para 265.486 moradores. Novas vias de acesso foram abertas, com as pontes sobre o Rio Anil, no Caratatiua e São Francisco. No começo da década de 70, a população maranhense ainda vivia o impacto da derrota de Renato Archer (PTB-PSD e vitória de José Sarney (PSP-UDN-PR). No campo das mídias, a televisão ganhava envergadura, por conta das mudanças técnicas, a expansão do consumo de produtos televisuais e aumento do número de telespectadores. Naquela década, a televisão deslocaria, na capital, o lugar social, econômico e político do rádio. Foi exatamente nos anos 70 que o Brasil veio a se constituir em uma sociedade midiática, sobretudo por conta do papel que a televisão viria a ocupar no sistema de comunicação, a partir da organização das redes nacionais. Mas, São Luís também era uma cidade povoada de assombrações, como a Carruagem de Ana Jansen, a serpente do Ribeirão e o Touro Encantado da Ilha dos Lençóis.
Em que aspectos o programa de São Luís mais se aproxima do original de Orson Welles?
O que os produtores do programa pretendiam com a veiculação?
No começo da década de 70 como estavam posicionados o rádio e a televisão no cenário midiático de São Luís?
Quais os aspectos relevantes na estética do programa que levaram à construção de um efeito de realidade?
Houve pânico em São Luís durante a veiculação do programa?
Como foi a repressão à Rádio Difusora após a exibição do programa?
Qual a descoberta mais relevante da pesquisa?
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
CONSELHEIROS TUTELARES PROTESTAM CONTRA FALTA DE PAGAMENTO
"Eu, Pollyanna de Jesus Pereira Costa, portadora do RG: 21528492002-0 e CPF: 018.709.783-66, residente e domiciliada à Rua Santa Isabel, nº 04, Vila Geniparana, São Luís – MA, na condição de 1ª Conselheira Suplente da Área Cidade Operária/Cidade Olímpica, estive substituindo o conselheiro Darlan Ferreira Mota, que encontrava-se de férias de 1º a 30 agosto; que a partir de 1º a 30 de setembro, estive substituindo o conselheiro Moisés Bezerra, que estava de férias; que desde 1º a 31 de outubro estou substituindo a conselheira Anália Silva Lima, que está de férias; e que a partir de 01 a 30 de novembro, estarei substituindo a conselheira Rosangela Santos Dias, que estará de férias;
São Luís, 24 de outubro de 2011.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
MORTE DE KADAFI ELIMINA FATOR QUE UNIFICAVA REBELDES
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18763
LULA E TAPAJÓS
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
LIÇÕES DE COMO FRITAR UM MINISTRO
Ganhou muitos minutos de fama ao "denunciar" o ministro Orlando Silva por corrupção. Há dias o milico Dias promete apresentar provas sobre as acusações.
Até agora, nem um bilhete apareceu. A cada nova aparição na TV ele diz ter documentos e uma lista de testemunhas, mas nada de concreto é apresentado.
A novela estrelada pelo PM é típica do jornalismo declaratório. E assim segue o enredo, alimentado diariamente por manchetes de jornais, sem que nada de concreto apareça para comprovar as denúncias.
Ao contrário das investigações no Ministério dos Transportes, onde havia farta documentação comprobatória dos atos de corrupção, no Esporte por enquanto só tem o replay da bola murcha desse alcaguete comunista.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
CINEMA E DIREITOS HUMANOS
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria, obedecendo-se a capacidade máxima da sala. As sessões são gratuitas.
De 1 a 6 de novembro as sessões serão às 13h, 15h, 17h e 19 horas.
Quem quiser levar grupos (de estudantes, por exemplo) pode agendar com Francisco Colombo (8118 1829), Zema Ribeiro (zemaribeiro@gmail.com) ou Emilana Diniz (miladiniz@hotmail.com).
Todos os filmes terão legendas em português e duas sessões (2 de novembro, 17 horas e 3 de novembro, 13 horas) serão com audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual.
No site www.cinedireitoshumanos.org.br há mais detalhes quanto aos filmes, inclusive quanto à classificação indicativa.
Francisco Colombo
terça-feira, 18 de outubro de 2011
FIOS EXPOSTOS NA HOLANDESES
Uns se preocupam dos rolos despencarem causando acidentes e transtornos.
Outros, mais bem humorados, indagam se os fios já são parte da decoração natalina da Prefeitura ou já se trata de uma referência aos 400 anos de São Luís.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
LIVRO RECUPERA A "GUERRA DOS MUNDOS" EM SÃO LUÍS
sábado, 15 de outubro de 2011
PROJETO "SEMENTE DIGITAL", CRIADO NA UFMA, SERÁ LANÇADO DURANTE A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O projeto Semente Digital, do Labcom, vai ser o representante do Departamento de Comunicação Social da UFMA na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada no período de 17 a 21 de outubro, em São Luís, envolvendo atividades e pesquisas de todo o país.
Educação Patrimonial
O projeto Semente Digital pretende conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação do patrimônio material de São Luis, representado pelo seu casario colonial, que vem sofrendo um gradativo processo de deterioração, seja pela ação de causas naturais, como o período de chuvas, ou pela falta de políticas públicas destinadas à conscientização e educação patrimonial da população.
Os idealizadores do Semente Digital pretendem unir novas tecnologias de manipulação de imagens e de produção audiovisual para criar instalações artísticas, bem como fomentar debates e encontros entre especialistas e estudantes para pensar em soluções.
Para a Semana de Ciência e Tecnologia o projeto vai montar uma exposição interativa, nos dias 19, 20 e 21, no Laboratório de TV do Curso de Comunicação Social, ao lado do prédio da Rádio Universidade, das 14 às 18 horas.
Haverá também uma mesa redonda sobre patrimônio e a exibição do documentário Navegar - primeiro projeto de programa interativo produzido no Maranhão e também desenvolvido pelo Labcom, em consórcio com o Lavid, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba).
O projeto Semente Digital tem o apoio da Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e está sendo desenvolvido por alunos bolsistas do Labcom, tendo ainda a participação de alunos da disciplina de Mídias Digitais como monitores.
Programação
Dia 19/10
14h – Abertura
14 às 18 h - Mostra Interativa sobre o Patrimônio Histórico
Dia 20/10
14 às 18 h - Mostra Interativa sobre o Patrimônio Histórico
16 às 18h - Mesa Redonda: Patrimônio Material - Problema ou Solução?
Dia 21/10
14 às 18h - Mostra Interativa Sobre o Patrimônio Histórico
16h - Exibição do documentário NAVEGAR
ATUALIZAÇÕES NO BLOGUE
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
FALTA ACERTO NA DUPLICAÇÃO
E SE AS TORCIDAS AGISSEM COM RIGOR NA POLÍTICA?
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
INTÉRPRETES DE MÚSICA MEDIEVAL VÃO FAZER APRESENTAÇÕES EM SÃO LUÍS
Organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), entre outras instituições, o evento é realizado a cada dois anos na capital maranhense . O encontro será realizado no Rio Poty Hotel, localizado no bairro da Ponta da Areia. Informações: http://antigamedievalma.blogspot.com/
No evento, Lenora Pinto Mendes e Márcio Selles apresentam um concerto na programação de abertura, na terça, às 20h. Na quarta e quinta, ministram uma oficina sobre música medieval, das 14h às 16h.
Na quinta, às 20h30, o casal também participa do sarau Papoético, realizado na livraria e sebo Chico Discos, situado na Rua de São João (esquina com a Rua dos Afogados), no Centro de São Luís. O evento tem entrada franca.
Márcio Selles é mestre em Música Antiga pelo Sarah Lawrence College de New York (USA) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrou os grupos Música Antiga da UFF e Longa Florata.
Lenora Pinto Mendes é formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação Artística, com habilitação para música e doutora em História Medieval pela UFF. É integrante do grupo Música Antiga da UFF, desde a sua fundação. O conjunto é um dos mais importantes em atividade, no Brasil, dedicados à interpretação de música medieval e renascentista européia.
Juntos, Márcio Selles e Lenora Mendes formam o Ductia, um duo também dedicado à interpretação do repertório medieval e renascentista europeu, com cópias de instrumentos originais de época, a exemplo de flauta, viola de gamba e dulcimer .
Em 1995, o casal fundou a Orquestra de Cordas da Grota, resultado de um trabalho voluntário de arte-educação com crianças e adolescentes na comunidade do morro da Grota do Surucucu, em São Francisco , na cidade de Niterói (RJ). Em mais de 10 anos de trajetória a orquestra barroca conta hoje com uma agenda regular de apresentações, inclusive internacionais. Gravou CD e vêm ampliando sua atuação através do investimento em profissionalização dos seus músicos. Informações: http://www.espacoculturaldagrota.org.br/new/
Jornalista responsável: Eduardo Júlio
domingo, 9 de outubro de 2011
SINALIZAÇÕES DA CIDADE
sábado, 8 de outubro de 2011
CAMINHADA CELEBRA 4 ANOS DA FUNDAÇÃO JPA NA CIDADE OLÍMPICA
A manifestação para celebrar o aniversário vai começar às 16 horas, na igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Geniparana. Às 16h30 será celebrada uma missa em ação de graças pelos quatro anos da JPA.
Após a missa começará a II Caminhada pela Paz, que vai percorrer as avenidas 2, seguindo pela 23 de março e depois na avenida 1 (Jailson Viana), encerrando na paróquia Santíssima Trindade.
Ao longo da caminhada haverá quatro paradas para reflexão, correspondentes aos quatro anos da JPA. Em cada parada a caminhada vai abordar temas relacionados ao dia a dia dos moradores do bairro: Paz e Educação, Paz e Meio Ambiente, Paz e Segurança, Paz e Transporte.
A primeira parada acontece em frente à Escola UEB Cidade Olímpica; a segunda no Lixão da Baixa; a terceira em frente ao posto da Polícia Militar; e a quarta no “Povão”, na avenida Jailson Viana.
No final da caminhada será feito sorteio de presentes para crianças dos bairros e venda de lanches.
O QUE É A JPA
A Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (JPA) foi criada em 12 de outubro de 2007, sediada no bairro da Cidade Olímpica, um dos maiores conglomerados humanos de São Luis, com cerca de 90 mil moradores, segundo dados colhidos por várias entidades que atuam na área: Associação dos Moradores, Plan Internacional, Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (GACC) e IBGE.
Dirigida por padres italianos da Diocese de Verona, atuando na Arquidiocese de São Luís, a fundação conta ainda com o apoio de famílias missionárias da Europa, que colaboram em algumas atividades da JPA. O funcionamento efetivo da entidade deu-se a partir de 12 de novembro de 2008, quando conseguiu o registro definitivo. A JPA tem expediente diário, das 14h às 17h, na sede situada à R-14, Q-99, C-12. CEP 65058 – 320. Fone: 3257 9120.
O nome da entidade, combinando o “abraço” entre as expressões “justiça” e “paz” é inspirado no salmo 85, versículo 15; e em outros textos com o mesmo sentido salmo 97, versículo 2; e do livro de Isaías 45, versículo 8. Atente-se para que o bordão “justiça e paz se abraçarão” foi utilizado na Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica, em 1996, com uma abordagem sobre fraternidade e política.
A JPA nasceu de uma série de ações da Paróquia Santíssima Trindade, diante da ausência de políticas públicas e da intervenção efetiva da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado na urbanização do bairro.
Por iniciativa da paróquia, ações sociais e educacionais começaram a ser implantadas visando atender às necessidades urgentes das comunidades, sem a perspectiva assistencialista, mas visando a um processo de empoderamento dos leigos através da catequese e da construção de consciência crítica.