Compartilhe

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

FÉRIAS DO BLOGUE E FELIZ 2012

Prezado(a) leitor(a),


O blogue dá uma parada. Retorno em fevereiro, após as férias, se Deus quiser.


Muito grato pela sua valiosa companhia em 2011 e torço para que possamos compartilhar boas notícias em 2012.


Um grande abraço e um ano novo pleno de realizações.


Ed Wilson Araujo


Editor

PRAÇA DEODORO, MERCADO CENTRAL E PARADAS DE ÔNIBUS SÃO AS PRIORIDADES NA ENQUETE DO BLOGUE

No texto Sete tesouros e sete escombros de São Luís o blogue postou uma enquete para colher dos leitores a votação sobre as obras prioritárias para São Luís.


A enquete dos escombros foi um contraponto à campanha pela escolha dos Sete Tesouros de São Luís, alusiva aos 400 anos da cidade, a serem comemorados em 2012.


Na enquete, o blogue perguntou: "qual dos escombros você gostaria que fosse recuperado?"


Os três primeiros colocados foram a reforma da praça Deodoro, com 12 votos; a reforma do Mercado Central (11 votos); e a implantação de pontos de ônibus (8 votos).


As demais sugestões tiveram menos de 5 votos. 57 pessoas participaram da enquete. A opção dos leitores sobre a praça Deodoro soma-se à de muitos ludovicenses.


O logradouro principal da cidade virou uma favela. Nenhuma capital do Brasil abandona sua principal praça como fizeram os últimos prefeitos em relação à Deodoro.


Já a obra do entorno do Mercado Central, que tantos transtornos causou à população, acabou abandonada. E o prefeito João Castelo (PSDB), em três anos de mandato, não construiu um abrigo sequer para os usuários de ônibus.


São Luís precisa urgente de um choque de gestão.

domingo, 25 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

Prezado(a) leitor(a)
Muito grato pela sua companhia, especialmente nesta data, quando confraternizamos pela solidariedade e paz.
Feliz Natal.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

BOAS NOTÍCIAS EM 2012

As manchetes que gostaria de ver na mídia nos próximos anos:

PRAÇA DEDODORO SERÁ REFORMADA E VAI GANHAR MEMORIAL DA MEIA PASSAGEM

ATERRO DO BACANGA SERÁ URBANIZADO: no local serão construídas quadras, campos de futebol, pistas de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre

MERCADO CENTRAL GANHA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E CENTRO DE ARTESANATO

ANTIGA ESTAÇÃO DA RFFSA VIRA CENTRO CULTURAL

REVITALIZAÇÃO GARANTE NOVA VIDA AO CENTRO HISTÓRICO

SÃO LUÍS GANHA 20 KM DE CICLOVIAS

PREFEITURA INSTALA NOVOS ABRIGOS E LIXEIRAS NAS PARADAS DE ÔNIBUS

RUA GRANDE GANHA NOVA PAVIMENTAÇÃO E VAI FUNCIONAR À NOITE

PRAÇA JOÃO LISBOA É O NOVO POINT CULTURAL DA CIDADE

PROJETO DE METROPOLIZAÇÃO DA ILHA DE SÃO LUÍS SAI DO PAPEL

PT E PC do B REEDITAM ALIANÇA PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE SÃO LUÍS EM 2012

BAIRROS DE SÃO LUÍS SERÃO BENEFICIADOS COM NOVAS OPERAÇÕES URBANÍSTICAS

FÓRUM REÚNE ARQUITETOS E ENGENHEIROS PARA REPENSAR O PLANO URBANÍSTICO DE SÃO LUÍS

PROTESTOS ANTI-SARNEY SAEM DA INTERNET E GANHAM AS RUAS EM TODO O MARANHÃO

IMPERATRIZ FAZ PASSEATA GIGANTE CONTRA SARNEY

PÓLOS REGIONAIS DO MARANHÃO ELABORAM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

MARANHENSES RETOMAM OTIMISMO COM O FIM DA OLIGARQUIA SARNEY

80% DOS MUNICÍPIOS MARANHENSES IMPLANTAM OS PLANOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE LANÇA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS NO MARANHÃO

A péssima notícia:

SARNEY MORRE, DESTITUI O DIABO E ASSUME O COMANDO DO INFERNO

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA AGENDA URGENTE PARA 2012

Todas as cidades brasileiras têm até agosto de 2012 para implantar os seus respectivos planos municipais de resíduos sólidos.

A determinação é da Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), cuja meta mais almejada é a extinção dos lixões a céu aberto e a implantação dos aterros sanitários.

No geral, a PNRS disciplina a gestão dos resíduos sólidos, uma longa teia que inclui os catadores, cooperativas, gestores públicos, empresas de reciclagem e agentes de políticas públicas vinculados ao desenvolvimento sustentável.

A idéia de gerenciar, tratar e transformar o lixo em fonte de emprego e renda ainda é um “estrangeirismo” no Maranhão.

Nenhuma providência foi tomada até agora pela Prefeitura de São Luís para adequar a cidade às exigências da Lei 12.305/10.

Da gestão do prefeito João Castelo (PSDB) só há notícias sobre lixo espalhado por toda a cidade, ausência de licitação nos contratos com as empresas Limpel e Vital, falta de fiscalização na coleta e pesagem do lixo e total desprezo pelos catadores.

Quer mais? A prefeitura é investigada pelo Ministério Público (MP) após uma série de denúncias formuladas pelo vereador Geraldo Castro Sobrinho (PC do B), quando no exercício do mandato durante a licença do também comunista Fernando Lima.

Geraldo Sobrinho formulou denúncias sobre indícios de superfaturamento nos pagamentos à Limpel/Vital, ausência de fiscalização na coleta e prorrogação dos contratos emergenciais sem licitação.

Três promotores da Probidade Administrativa investigam as denúncias formuladas contra a Prefeitura.

Na área ambiental, o promotor Fernando Barreto desenvolve iniciativas para sensibilizar e cobrar das prefeituras maranhenses as adequações à PNRS.

Uma das ações do MP reuniu prefeitos, secretários municipais, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a representação do Ministério do Meio Ambiente em um seminário para debater os objetivos e metas da PNRS.

Enquanto os prefeitos e secretários estão na fase de sensibilização, entidades da sociedade civil como a Cáritas Brasileira já estão em campo, trabalhando.

A Caritas desenvolve em três municípios maranhenses (Imperatriz, Balsas e Buriticupu) o projeto Reciclando Vidas.

Para o diretor executivo da Caritas, Ricarte Almeida Santos, o problema do lixo remete às questões socioambientais agravadas no Maranhão com o crescimento dos grandes projetos do agronegócio, mineração e siderurgia.

No caso específico dos resíduos sólidos, a coordenadora do projeto Reciclando Vidas, Benedita Freire, coloca como fator essencial o reconhecimento do catador como cidadão de direitos.

O empoderamento e a organização dos catadores, diz Benedita Freire, é condição primeira de um novo olhar sobre o trabalho de coleta, seleção e reutilização dos resíduos sólidos numa perspectiva de geração de emprego e renda.

Em São Luís, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar), instalada no bairro da Madre Deus, luta a duras penas para manter o trabalho dos catadores. Trata-se de um exemplo a ser expandido.

Enquanto isso, na agenda dos resíduos sólidos em São Luís só há montes de lixo por todo lado, denúncias sobre irregularidades nos contratos e um total desleixo do prefeito João Castelo (PSDB) com o tema.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

APRUMA DIVULGA RESULTADO DA ELEIÇÃO

Fonte: www.apruma.org.br

O processo eleitoral que elegeu Diretoria e Conselho de Representantes da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA), Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional, para o biênio 2012-2014, teve como vitoriosa a chapa 1.

No entanto, o resultado final somente ocorrerá após julgamento do recurso de denúncia apresentada pela chapa vencedora.

Duas chapas concorreram ao pleito e a CHAPA 1: AUTONOMIA E RESISTÊNCIA – EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA INTEGRAL, tendo como presidente o professor Vilemar Gomes Silva foi vencedora.

CONFIRA O RESUTADO DA VOTAÇÃO:

Chapa 1: 307

Chapa 2: 193

Brancos: 3

Nulos: 4

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CHAPA 1 GANHA A APRUMA

A chapa 1 venceu a eleição para a diretoria da Associação dos Professores da UFMA (Apruma). Amanhã divulgaremos a totalização dos votos.

PSOL APÓIA CHAPA 1 NA APRUMA

NOTA PÚBLICA

O PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL) vem a público externar seu apoio à CHAPA 1 - AUTONOMIA E RESISTÊNCIA nas eleições para a nova direção da Associação dos Professores da UFMA (APRUMA).

A CHAPA 1 é resultado da união de um conjunto plural de forças cujo ponto de acordo é a defesa da autonomia do movimento docente. Disto, decorre a base programática que sustenta suas propostas para o biênio 2012-2014: defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade, plural, democrática, autonôma.

Reprovável que a atual administração da UFMA, no afã de manter uma gestão autoritária e impermeável a qualquer crítica, permita que subordinados seus, inclusive ocupantes de cargos de confiança da alta administração da univesidade, integrem e/ou fiquem à serviço da chapa que representa, na UFMA, os interesses da oligarquia e das oposições consentidas no Maranhão.

Não à intervenção no movimento dos professores! Pela autonomia da APRUMA, o PSOL manifesta seu apoio à CHAPA 1 - AUTONOMIA E RESISTÊNCIA.

Haroldo Saboia
Presidente do PSOL/MA

ELEIÇÃO NA APRUMA

É hoje o processo eleitoral para a nova diretoria da Associação dos Professores da UFMA (Apruma). Duas chapas disputam a entidade.

A chapa 1 tem predominância dos militantes do PSTU e recebeu apoio do PSOL.

A 2 - Renovar é preciso - tem apoio de parte do PC do B. A candidata a presidente é a professora do departamento de Direito Edith Maria Barbosa Ramos.

Meu voto é na chapa 1.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA SEGUE DEGENERADA

Apesar do bom desempenho de alguns parlamentares, a imagem geral da Assembléia Legislativa do Maranhão é de degradação moral.

Primeiro vieram as denúncias de propinagem para a aprovação do projeto que permite a derrubada dos babaçuais, visando atender aos interesses das empreiteiras que mandam e desmandam no Maranhão.

Recentemente, novas deúncias abalam o Legislativo estadual. Matérias veiculadas na mídia do Piauí revelam a participação de deputados maranhenses em orgias com profissionais do sexo.

Se as farras foram custeadas com dinheiro público, é falta grave. Mais uma agenda negativa para o Maranhão, que só é reconhecido nacionalmente por corrupção e miséria.

STF ESVAZIA O CNJ

A medida é liminar e ainda cabe amplo debate, mas o despacho do ministro do STF Marco Aurelio de Melo é um banho de água fria em todas as tentativas de monitoramento do Judiciário brasileiro.

Marco Aurelio de Melo, em liminar, reduziu drasticamente os poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no relevante trabalho de acompanhar, monitorar e corrigir eventuais desvios de magistrados.

A liminar de Melo vem, coincidentemente, após as declarações da ministra Eliana Calmon, ao afirmar que o Judiciário brasileiro está impestado de bandidos de toga.

sábado, 17 de dezembro de 2011

PSOL VAI AO STF CONTRA CONCESSÃO DE TV A POLÍTICOS

Denise Madueño, de O Estado de S.Paulo

O PSOL está questionando no Supremo Tribunal Federal (STF) a legalidade do político, com mandato eletivo, poder ser dono de rádio ou TV, concessões do Estado.

O partido entrou com uma ação, denominada de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), para que o Supremo declare se a propriedade pelos políticos é constitucional ou não.

Levantamento feito pela Intervozes, uma entidade civil voltada para a liberdade de expressão, identificou 41 deputados e sete senadores sócios ou associados de pessoas jurídicas outorgadas de radiodifusão.

Leia tudo aqui

PSTU TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA EM 2012

O dirigente do PSTU Marcos Silva informou ao blogue que o partido vai ter um nome para disputar a Prefeitura de São Luís em 2012.

A indicação de um vice do PSTU na chapa do PSOL, liderada por Haroldo Sabóia, está descartada.

Os socialistas unificados entendem que há um espaço a ser disputado no eleitorado por uma candidatura de esquerda e o partido cresceu e tende a ampliar suas bases até a próxima eleição.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CRIATIVIDADE LUDOVICENSE

É sem limites a inspiração do povo. De boca em boca corre por toda a cidade que a nova obra viária de Roseana - a Via Expressa - já está batizada. Em homenagem ao pai da governadora, recebeu o codinome "Marginal José Sarney".

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PC DO B DISTRIBUI PRÊMIO MOCHEL 2011

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
COMITÊ MUNICIPAL DO PCdoB SÃO LUÍS-MA

Prêmio José Augusto Mochel 2011

C O N V I T E

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – São Luis, a Fundação Maurício Grabois e o deputado estadual Rubens Júnior têm a honra de convidar para a solenidade de entrega do Prêmio José Augusto Mochel 2011.

A solenidade será realizada no dia 16 de dezembro, às 18 horas, no auditório Fernando Falcão da Assembléia Legislativa do Maranhão.
Contamos com sua honrosa presença neste evento que homenageia a luta popular e democrática.

Atenciosamente,

ELBA GOMIDE MOCHEL
Coordenadora do Comitê Organizador

Homenageados 2011
Cáritas Brasileira – Maranhão
Fórum do Baixo Parnaíba
César Teixeira
Júlio César Rego Guterres
Maria de Jesus Gamboa – Roxinha
Maria Lúcia Telles
Jean Marie Van Damme - Padre João Maria
Reginaldo Telles
Pedro de Oliveira Lima – Pedro Careca (in memoriam)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ASSEMBLÉIA: TEM DINHEIRO SAINDO PELO LADRÃO

Os deputados estaduais do Maranhão vão terminar o ano afogados em investigações sobre denúncias envolvendo desvio de recursos pela Prefeitura de São Luís e recebimento de propina pelos próprios parlamentares.

Uma CPI, já em funcionamento, investiga o desaparecimento de R$ 73,5 milhões em convênios celebrados com a Prefeitura de São Luís, que o prefeito João Castelo (PSDB) teria dado sumiço.

Liderada pelo deputado Roberto Costa (PMDB), a CPI dos R$ 73,5 milhões pode criar alguns embaraços para o prefeito Castelo na fase da pré-campanha eleitoral de 2012.

A outra sequência de denúncias é sobre o suposto recebimento de propina por um grupo de deputados, em troca da flexibilização na lei de preservação dos babaçuais em São Luís. O deputado Bira do Pindaré (PT) lidera o pedido de investigação.

Pelas denúncias, deputados liderados pelo colega Stênio Rezende (PMDB) teriam recebido propina de construtoras para permitir a devastação dos babaçuais em áreas pretendidas para empreendimentos imobiliários.

No Maranhão miserável a grande pauta da Assembléia Legislativa é a corrupção.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

AS 13 FRAUDES DO PT DE SARNEY

Estão cada vez piores os escritos públicos da vice-governadoria do PT no governo Roseana Sarney (PMDB).


A última nota, escrita em primeira pessoa, longa e tosca, com erros de português, tenta responder a uma provocação do deputado federal Domingos Dutra (PT), que pediu para o PT abandonar o governo Roseana.


O vice-governador Washington Oliveira (PT) tentou responder, mas cada parágrafo é um barranco solto na ribanceira que desmorona sobre o outro. No final, não sobra nada.


Veja a nota da vice-governadoria e os comentários do blogue (em preto).


O PT QUE OLHA PARA FRENTE


1. Desde que o PT do Maranhão decidiu pela aliança com o PMDB, numa estratégia que contou o apoio da Direção Nacional do partido, do ex-presidente Lula e da atual presidenta Dilma Rousseff, temos vivido uma lamentável crise interna que é pública e notória.


Comentário: O PT decidiu pela aliança com o PC do B. Derrotado, Washington Oliveira (WO) articulou uma intervenção, fraudou o resultado do encontro e vestiu a camisa do PT em Roseana.


2. Fui eleito vice-governador, junto com a governadora Roseana Sarney, com o objetivo de colocar toda a minha experiência e prática de militante de esquerda à disposição de um governo eleito pelo voto popular.


Comentário: A expressão “governo eleito pelo voto popular” é um insulto não só à esquerda, mas a todo o povo do Maranhão.


3. Nunca tive e não tenho a intenção de trabalhar isoladamente, pelo contrário, tenho a consciência de que necessito do meu partido, o PT, assim como o apoio dos movimentos sociais para ajudar na superação das mazelas socioeconômicas do nosso estado que, diga-se de passagem, são mazelas historicamente enfrentadas por todos os estados do Nordeste.


Comentário: Aqui é caso de bajulação explícita para livrar a cara da oligarquia Sarney - responsável histórica pela miséria do Maranhão.


4. Não fui eleito vice-governador para conspirar contra a governadora Roseana Sarney ou contra o governo o qual o PT integra. Não é do meu perfil político montar estruturas paralelas de poder para constranger a chefe do poder executivo, como fez, por exemplo, o então vice-prefeito de São Luis, Domingos Dutra, que em menos de dois anos de aliança com o PDT, do saudoso Jackson Lago, iniciou uma jornada desesperada para inviabilizar politicamente o ex-prefeito da capital.


Comentário: Comentário: No PT tem todo tipo de gente, menos burro e doido. Ninguém em sã consciência acredita que a tropa liderada por WO tem expressão pública ou força política para conspirar contra Roseana Sarney.


5. Por falta de conhecimento ou má fé, o deputado afirma que o Governo do Maranhão não dialoga com os movimentos sociais, com a Igreja etc. Isso não é verdade!


Comentário: O diálogo com os quilombolas, por exemplo, é na base da chibata.


6. A governadora Roseana Sarney tem confiado a mim as principais agendas sociais do seu governo. Estamos trabalhando na implantação, por exemplo, do programa Maranhão Sem Miséria, do Água para Todos, das ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), sem falar nas constantes reuniões de trabalho com os quilombolas, indígenas, sindicalistas, sem-terras, Comissão de Erradicação ao Trabalho Escravo (Coetrae), entre muitos outros setores organizados da sociedade.


Comentário: Essa é risível. Roseana interessada em ODM! Essas agendas sociais são um fiasco no Maranhão. São Luís tem 1 milhão de habitantes e 1 só restaurante popular, na Areinha, que foi fechado pelo governo. A Secretaria de Desenvolvimento Social foi tomada do PT e entregue a Chico Gomes, do DEM. Nem a Política de Segurança Alimentar, vitrine dos governos Lula e Dilma, o PT consegue viabilizar no Maranhão.


O Maranhão vive na pré-história do abastecimento d'água e os esgotos proliferam a céu aberto em qualquer lugar de São Luís.


7. São várias entidades dos movimentos sociais e lideranças populares que procuram o governo através do Vice-Governadoria. Todos confiam na nossa relação histórica com os movimentos sociais e sabem que não medimos esforços para manter um relacionamento respeitoso com todas as organizações da sociedade civil que desejam interlocução com o governo Roseana Sarney. Foi assim durante a greve dos professores e mais recentemente na greve dos policiais e bombeiros militares.

Comentário: O PT de Roseana perdeu a credibilidade com os movimentos sociais e a esquerda. A vice-governadoria é bastante freqüentada por latifundiários, madeireiros e pastores de igrejas caça-níquel, todos recebidos com festa nas novas filiações do PT patrocinadas por WO.


Na ocupação do INCRA pelos quilombolas, três ministras do governo Dilma vieram ao Maranhão direto para o INCRA, sem falar com Roseana nem com WO. Para que serve um vice-governador do PT, se nem a agenda institucional das ministras ele conseguiu mediar?


8. Não vemos quaisquer motivos para o PT deixar o atual governo, até porque a governadora e seu grupo político têm sido aliados leais à presidenta Dilma, que tem avançado ainda mais nas políticas sociais do país iniciadas pelo presidente Lula.


Comentário: Deixar o governo e ir pra onde?


9. Os discursos incendiários do deputado Domingos Dutra não contribuem em nada para fazer as mudanças que o Maranhão precisa. Faz parte da história e do comportamento do parlamentar apostar no “quanto pior melhor”. Esse é o seu princípio político.


Comentário: Sem procuração para defender Dutra.


10. Ao contrário do pessimismo do deputado Domingos Dutra, estou trabalhando intensamente, enquanto vice-governador e dirigente do PT, para repactuar o partido no nosso estado.


Comentário: Com intervenção e pacto com o PMDB, que tipo de “repactuação” quer WO?


11. Tenho conversado com companheiros de todas as correntes políticas do PT. São petistas que não desejam mais viver no passado, que não querem ver o PT destruído pelo canibalismo interno, coisa que só interessa aos propósitos políticos e elteitorais do deputado Dutra.


Comentário: Quem destruiu e envergonhou o PT foi a aliança com Sarney.

12. Vamos seguir firme no nosso ideal de ajudar a transformar o Maranhão. Estamos num governo de coalizão e temos a consciência das contradições que existem nesse processo. Apostamos numa aliança que é chancelada, repito, pela Direção Nacional do PT, pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma, e continuaremos nela até onde percebermos que é possível continuar.

Comentário: “transformar o Maranhão”, “governo de coalizão”. Dá licença!

13. Finalmente, conclamo todos os petistas para unirmos força na necessária e urgente repactuação do PT no Maranhão. Repactuar o partido não é somente um desejo do vice-governador, mas de todos os companheiros que não agüentam mais ficar presos aos discursos raivosos, de ódio e de ressentimentos. É hora de olhar para frente.

Comentário: Foi conclamando, conclamando que WO...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LUIS FERNANDO NA ESPIRAL DO SILÊNCIO

A colocação do senador João Alberto (PMDB) na secretaria de Projetos Especiais do governo Roseana Sarney (PMDB) provocou um discreto deslocamento nas peças do poder no Palácio dos Leões.

O chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva, outrora uma figura de proa no governo, desapareceu do noticiário após a chegada de João Alberto.

Diga-se também que a nomeação de Alberto para o governo visou atender aos interesses da família Fecury (Clóvis) no Senado.

Mas o fato principal é o ofuscamento de Luís Fernando Silva. Durante todo o ano de 2011 o chefe da Casa Civil viajou o Maranhão a pretexto de realizar os seminários regionais de lideranças.

Luís Fernando reuniu prefeitos, colheu sugestões e sistematizou as demandas em um relatório para planejar o Maranhão. Tudo balela. Na verdade ele já estava em campanha para a sucessão de Roseana em 2014.

Parecia um jogo combinado. No lançamento da pedra fundamental da Via Expressa, a governadora Roseana manifestou preferência pelo homem da Casa Civil, dizendo que gostaria de vê-lo sentado na cadeira principal do Palácio dos Leões.

Dias depois o senador Edinho Lobão, filho do ministro das Minas e Energia Edison Lobão (PMDB), deu sucessivas declarações sobre a inadiável e inevitável candidatura do lobo-pai ao governo em 2014.

Após a refrega os ânimos acalmaram, o noticiário de Luís Fernando diminuiu, João Alberto negociou a greve dos PMs e Bombeiros e o Maranhão continua do mesmo jeito.

E pode piorar. Em 2014, com a máquina do governo em campanha e a Justiça cega, o candidato da oligarquia Sarney vai sair desse caldeirão descrito acima. Dificilmente perderá a eleição.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SETE TESOUROS E SETE ESCOMBROS DE SÃO LUÍS

O blogue lança uma enquete a partir de hoje para capturar a opinião do(a) leitor(a) sobre as obras necessárias para a capital.


A enquete é um contraponto à campanha pela escolha dos sete tesouros de São Luís, disponível no site Capital Americana da Cultura.


Veja abaixo a explicação sobre a campanha dos tesouros e em seguida a enquete dos escombros.


Nossa enquete encerra dia 27 de dezembro. Está disponível na coluna à direita do blogue com a pergunta: qual dos escombros você gostaria que fosse recuperado?


OS TESOUROS


Em 2012, São Luís será a Capital Americana da Cultura, o que coincide com a comemoração dos seus 400 anos.


Como parte das atividades da Capital Americana da Cultura São Luís 2012, estão em votação, até o dia 18 de dezembro, os 7 Tesouros de São Luís.


Trinta e duas candidaturas estão disponíveis. Destas, as sete mais votadas serão eleitas Tesouros de São Luís. Para votar, basta preencher o formulário no site Capital Americana da Cultura.


OS ESCOMBROS


Face ao abandono generalizado da cidade, o blogue dá oportunidade para que o leitor vote nos lugares mais degradados de São Luís, símbolos do descaso dos nossos políticos e administradores, e que você gostaria de ver recuperados.


A lista da enquete inclui o Mercado Central, o entorno do Mercado do Peixe, o Memorial Bandeira Tribuzi, a Quinta do Diamante, o prédio do antigo Sioge, o esgoto em frente ao Lítero etc.


Você pode colaborar também enviando comentários para o blogue, apontando um outro logradouro da cidade, que precisa de reforma, restauração e reparos, para engrossar a lista.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CERCO A MAIS UMA ÁREA LIVRE EM SÃO LUÍS



Uma das últimas áreas livres do Cohatrac 4, onde poderia ser construída uma praça ou complexo para a pratica esportiva, foi murada.


Os operários do muro dizem que no local será erguido um "mini-shopping" e que a obra é de responsabilidade da Construtora Eliane.

Há especulações de que a apropriação do terreno teria sido feita pela rede de supermercados Maciel.

A área livre vinha sendo constantemente utilizada para eventos evangélicos (Impacto) e shows do Armazém Paraíba.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

GRILAGEM NO TREVO ARAÇAGI-RAPOSA



As ocupações irregulares de áreas públicas na região metropolitana de São Luís proliferam por todos os lados.

Um dos casos mais abusivos é o muro gigante que está sendo construído no trevo que faz a ligação entre a estrada Araçagi/Raposa e Maioba.

Lugar de constantes acidentes com mortes, o trevo tem visibilidade ruim, mas pode piorar com a construção do muro que avança para cercar toda a área triangular.

No local deveria ser construída uma rotatória para facilitar as manobras dos veículos. Em vez da ação do poder público para melhorar a vida dos motoristas, ciclistas e pedestres, a área está sendo murada para atender a interesses privados.

Amanhã o blogue publica fotos de outro muro cercando uma área pública no Cohatrac 4.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PRÉDIOS AVANÇAM SOBRE AS DUNAS



Na praia de São Marcos, em frente à Praça do Pescador, o morro está sendo tomado por empreendimentos imobiliários.

As construtotas avanças na orla marítima de São Luís, passando por cima do plano diretor, sem dar satisfação para ninguém.

São Luís precisa urgente de um choque de ordem.

DE CASAGRANDE PARA SÓCRATES

Walter Casagrande Júnior

Claro que fiquei muito triste com a morte do Sócrates, mas, de forma até egoísta, o sentimento predominante é de alívio. Isso porque tive a chance de falar para o cara, olhando bem nos seus olhos, o quanto gosto dele.

Precisava me sentar à mesa com o Magrão, reconhecer a importância que ele teve na minha história e recordar momentos especiais que vivemos juntos. Para mim, era algo fundamental.

Nós passamos muitos anos sem nos falar. Nunca brigamos, mas havíamos nos separado em decorrência da vida. Ficaram uma distância e alguns ruídos na relação, por conta de visões diferentes sobre algumas questões.

Mas nunca deixei de amá-lo e precisava lhe falar isso antes de sua partida. Felizmente, essa oportunidade surgiu por conta das internações anteriores. Se não tivesse acontecido, agora estaria carregando um peso insuportável.

Parceria - Sem dúvida, foi meu maior parceiro no futebol. Quando eu era juvenil no Corinthians, eu o tinha como ídolo e costumava ficar ao lado do campo para vê-lo nos treinamentos do time profissional.

Depois, em 1981, fui jogar na Caldense e houve um amistoso lá contra a seleção brasileira. Fiquei ansioso, não sabia se ele me reconheceria. Mas o Magrão se lembrou de mim e até tiramos fotos no campo.

No ano seguinte, voltei para o Corinthians e fiz minha estreia contra o Guará sem a presença do Sócrates. No segundo jogo, ele também não estava.

Só fomos jogar juntos no terceiro, na vitória sobre o Fortaleza, com três gols do Zenon e um do Sócrates. Eu participei de todos os gols e percebi que daria liga.

A partir dali, formamos uma dupla memorável, com tabelinhas e troca de passes em que antecipávamos o pensamento do outro. As minhas características combinavam com as dele, nós nos completávamos.

Podíamos até perder, o que faz parte do jogo, mas poucas vezes não rendemos bem juntos.

Cúmplices - Nós também nos identificávamos no aspecto político. Foi sensacional ter vivido a Democracia Corintiana a seu lado, lutado por eleições diretas para presidente e participado da fundação do PT.

Como jogadores, aproveitamos a popularidade para passar mensagens contra a ditadura militar.

Compartilhávamos também da dependência química: tive problemas com drogas e ele, com álcool. Pagamos caro por isso. Sócrates não sobreviveu, mas parte em paz.

Você deixou uma história fantástica, parceiro, e ajudou a tornar o mundo um pouco melhor. Tínhamos uma estreita aliança... Vou jogar meu anel fora. Fazer o que com um anel pela metade?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LUPI PEDE PRA SAIR

Após uma série de bravatas o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), acabou revelando-se um fanfarrão e não teve mais condições de manter o cargo.

Lupi caiu após várias denúncias de corrupção, principalmente favorecimento a ONGs em convênios de qualificação profissional com o Ministério do Trabalho.

O Maranhão, como não poderia ficar de fora quando o assunto é corrupção, foi citado nos esquemas de Lupi, cujo braço direito é o deputado federal Weverton Rocha (PDT).

Lupi já vai tarde. Dilma demorou demais para expurgá-lo da Esplanada dos Ministérios. O valente ministro, que só saía a bala, foi falando baixinho até que veio um tiro de canhão e...

Espera-se que a demissão do ministro não encerre as investigações de corrupção no Ministério do Trabalho, principalmente o braço ongueiro de Weverton Rocha no Maranhão.

A faxina tem de ser completa.

domingo, 4 de dezembro de 2011

CONFRONTO DE VÍDEOS NA INTERNET PAUTA A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

A construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, gerou polêmica na internet através de dois vídeos.

O primeiro, estrelado por artistas da Rede Globo, ataca o empreendimento. Veja aqui


Ancorado no Movimento Gota d'Água, o vídeo é estrelado por Maitê Proença, Cissa Guimarães, Juliana Paes, Marcos Palmeira, Murilo Benício e outros destaques de novelas globais.


Ao final da apresentação os artistas solicitam do público a assinatura da petição eletrônica contra a construção de Belo Monte, disponível no site movimentogotadagua.com.br


A meta é levar as assinaturas para a presidenta Dilma Roussef (PT) e paralisar a obra.


Um dos principais argumentos dos artistas é o impacto financeiro de Belo Monte: R$ 30 bilhões. "O dinheiro vai sair do seu bolso", diz o vídeo das estrelas.


O vídeo visa construir uma onda de conscientização sobre energia limpa, desenvolvimento sustentável e destaque para as fontes eólica e solar.


Alerta ainda para os 640 Km quadrados que estão inundados no Parque Nacional do Xingu, no Pará, desalojando índios e ribeirinhos.


Curioso que artistas globais estejam tão engajados em uma causa nobre, quase uma cruzada mídiática cheia de apelos emotivos, evocações ambientais e até lances apelativos no final do vídeo.


Enquanto um dos artistas abusa do charme para convencer o público a assinar a petição, Maitê Proença arranca o sutiã "para ficar mais à vontade" e logo depois tira a blusa, mas fica de costas.


CONTRAPONTO


Em reação ao vídeo das estrelas globais, estudantes de Engenharia Civil e Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) produziram uma sátira. Veja aqui


Os alunos defendem a construção da usina de Belo Monte e fizeram um roteiro nos moldes da gravação das estrelas globais.


Contrapõem aos R$ 30 bilhões do vídeo global um valor menor da obra: apenas R$ 19 bilhões.


O grupo criou ainda o movimento "Tempestade em Copo d'Água", em posição ao movimento “Gota d’Água”.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ACABA A GREVE DOS PMs E BOMBEIROS

Em assembléia no início da noite os policiais e bombeiros militares decidiram findar a greve que já durava oito dias.

Eles acataram a proposta do governo de reposição escalonada. Em 2012 será de 10,4% e os outros percentuais até 2014.

GOVERNO APRESENTA NOVA PROPOSTA E MILITARES VÃO AVALIAR

A rodada de negociação de hoje à tarde, entre o Governo do Estado e lideranças dos PMs e Bombeiros em greve, não chegou a um entendimento.

O ponto mais polêmico - reposição das perdas salariais de 30% - não foi atendido na íntegra pelo governo Roseana Sarney (PMDB).

O governo propôs 10,41% em 2012 e chegou a sugerir um escalonamento da diferença em 2013 (8,9%) e 2014 (8,19%).

Sem acordo, os militares e bombeiros vão decidir em assembléia, ainda hoje, se permanecem na greve. Eles estão acampados no prédio da Assembléia Legislativa (AL).

O presidente da AL, deputado Arnaldo Melo (PMDB), disse que vai pedir a reintegração de posse das instalações do Legislativo estadual.

Caso o pedido de Arnaldo Melo seja acatado, os grevistas acampados serão retirados pelo Exército. A situação é tensa.

Mais informações ainda hoje.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MILA CAMÕES EM NOVO SHOW

Recheado do bom samba de raiz, o show "Na Batucada da Vida" faz homenagem singular à mulher no contexto do samba, seja através da composição (por exemplo, Dona Ivone Lara está presente em diversas canções) ou diretamente no canto (a esse respeito pode-se reconhecer, dentre outras, Clara Nunes, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus ou Mônica Salmaso).


Mas há também o olhar específico que o homem faz da mulher a partir do samba. É então o momento de comparecer Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Wilson das Neves e Arlindo Cruz em magistrais criações.


Milla tece, desfia e nos embala, com voz terna e comovente, com um elenco de sambas de rara beleza, de letras impecáveis e que, lamentavelmente, pouco se houve hoje no rádio. Ouça-se a esse respeito Eu Sambo Mesmo de Janet de Almeida ou um verdadeiro recado que a moça dá no samba Fez Bobagem do maravilhoso Assis Valente.


O acompanhamento musical para um repertório tão exigente fica a cargo dos talentosos Celson Mendes, no violão, Fleming (bateria) e Jeff Soares no contrabaixo. Com eles sempre é a garantia de boa música e, no caso, uma bela celebração no dia do samba.


O QUÊ: Milla Camões - Na Batucada da Vida


Quando: sexta-feira, 2 de dezembro. A partir da 21 horas. Couvert R$10,00


Onde: Bar Cumidinha di Buteko, rua 17 – Cohajap, atrás do Sushi Bar.


Realização: Satchmo Produções. Contato: 81278837 ou 96186643