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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

REVISTA GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE

Está disponível on line a nova edição da revista "Germinal: Marxismo e Educação em Debate" (V. 5, N. 2 de 2013), que trata da temática Pedagogia Histórico-Crítica. 

Este número foi organizado por Paulino Orso, contando com a colaboração de Newton Duarte, Dermeval Saviani, Ligia Marcia Martins, Ana Carolina Galvão Marsiglia entre outros pesquisadores. 

O novo número pode ser acessado pelo link:

Aproveitamos para comunicar a todos a transferência de Germinal do Portal de Periódicos SEER da UEL para o Portal de Periódicos SEER da UFBA.

Deixamos um agradecimento especial à Bibliotecária da UEL Laudicena Ribeiro pelo excelente trabalho técnico que muito nos auxiliou na consolidação de Germinal em seus primeiros anos.

O novo número pode ser acessado pelo link:
Elza Peixoto
Pela Equipe Editorial
Editora
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
Germinal: Marxismo e Educação em Debate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

FICÇÃO MARANHENSE: REFINARIA DA PETROBRAS ESTREIA NOVO CAPÍTULO

A novela sobre a instalação de uma refinaria de petróleo no Maranhão terá novas cenas rodadas em Bacabeira. O roteiro está pronto e deve ser filmado até o meio do ano, perto da eleição.

O script será assim:

Cena 1 - O jornal O Estado do Maranhão dá manchete sobre novas tratativas para a implantação da refinaria (esta cena foi rodada na edição de hoje);

Cena 2 - Os deputados da base governista farão pronunciamentos ressaltando a manchete do jornal;

Cena 3 - A governadora Roseana Sarney (PMDB) mandará as empreiteiras colocarem dezenas de tratores para cavar buracos no canteiro de obras de Bacabeira;

Cena 4 - Caminhões levarão canos gigantes para o canteiro;

Cena 5 - O helicóptero do governo vai fazer imagens aéreas, belíssimas, sobre a retomada do empreendimento;

Cena 6 - O filme será exibido no informe publicitário "Maranhão em ação", apelidado de "Mentirão em ação";

Cena 7 - A governadora vai anunciar um programa de capacitação e formação de mão-de-obra em petróleo e gás, que vai gerar "milhares de empregos";

Cena 8 - A presidente da Petrobras, pressionada por José Sarney, fará a milésima declaração sobre a vinda da refinaria para o Maranhão;

Cena 9 - José Sarney escreverá um artigo na sua coluna dominical no jornal O Estado do Maranhão, intitulado "O petróleo é nosso", algo parecido com "O Maranhão com todo gás";

Cena 10 - Lula, Dilma, o ministro Edison Lobão e José Sarney serão fotografados, em Brasília, após uma suposta reunião na qual ficou acertado que a refinaria "agora vai";

Cena 11 - O secretário de Infra-Estrutura e pré-candidato a governador, Luis Fernando Silva, terá duas páginas de entrevista falando sobre o potencial energético do Maranhão;

Cena 12 - Lula virá ao Maranhão, antes da eleição, montar em um trator ao lado de Roseana, em Bacabeira;

Cena 13 - A presidente Dilma Roussef vai aparecer no programa eleitoral de Luis Fernando Silva, garantindo pela milésima vez a refinaria no Maranhão.

E, assim, a refinaria será uma versão da realidade.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

BATEU O DESESPERO NO PALÁCIO DOS LEÕES

Segue muito complicada a situação do governo Roseana Sarney (PMDB), diante do cenário real de perder a eleição em outubro de 2014.

A estagnação do candidato Luis Fernando Silva nas pesquisas está levando a oligarquia Sarney a rever planos e recuar na estratégia.

Na eleição indireta o nome de Arnaldo Melo é mais forte que o de Luis Fernando, sinal de que o governo perdeu o controle absoluto sobre seus vassalos.

Até a oposição deve votar em Melo, interpretando este movimento como uma suposta derrota à oligarquia.

No desespero, o Palácio dos Leões ataca Flavio Dino (PCdoB) diariamente, requentando notícias sem força para abalar a liderança do comunista nas pesquisas.

Flavio se mantém no patamar de 50%, sem a máquina do governo, enquanto o secretário hipermidiatizado Luis Fernando corre o risco até de ser ultrapassado por Eliziane Gama (PPS).

Roseana Sarney rói as unhas, José Sarney chantageia Lula e Dilma, Luis Fernando assina ordens de serviço, mas voto, que é bom, rareia.

Em outubro, tudo caminha para ter caixão e vela no Palácio dos Leões.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PT EM MOVIMENTO PARA 2014

Cada dia mais submissa a José Sarney, a banda petista vinculada à tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), de Lula, Dilma e Zé Dirceu, prepara novos golpes para tomar diretórios, eleger deputados do Palácio dos Leões e ridicularizar de vez as oposições no Maranhão. Veja os lances:

MONTEIRO INTERVENTOR

O presidente "nomeado" interventor pela direção nacional, Raimundo Monteiro, tem na sua chapa a metade dos delegados que decidirão a tática eleitoral de 2014.

Na outra metade estão os delegados das chapas de Mundico Teixeira e Rodrigo Comerciário, ambos sarneístas, que serão arrastados para a aliança com o PMDB.

Nesse cenário, é martelo batido e ponta virada: o PT vai novamente fazer aliança com o PMDB e indicar o candidato a vice-governador na chapa de Luis Fernando Silva.

Na Resistência Petista, as tendências lideradas por Augusto Lobato vão defender a coligação com o PCdoB, mas a chance de vitória é praticamente zero. Lobato ganha politicamente, mas perde no voto.

MODA

A intervenção no diretório estadual pode estender-se ao municipal de São Luís. Durante o Processo de Eleição Direta (PED), em novembro 2013, a votação foi suspensa pela CNB para tumultuar a eleição.

Até hoje os petistas não tiveram o direito de votar novamente. Disputam a presidência do diretório da capital Joab Jeremias e Fernando Magalhães, eminência parda de Monteiro.

Joab diz que é amigo de José Sarney, mas deve ser garfado por Magalhães & Monteiro.

Tudo indica que a navalha do diretório nacional vai baixar em São Luís e entregar a presidência do diretório para Fernando.

GONDIM FEDERAL

Uma das negociações de Monteiro & companhia com a oligarquia Sarney foi a filiação de Fabio Gondim no PT, para disputar o cargo de deputado federal.

Gondim é secretário de Gestão e Previdência no governo Roseana Sarney (PMDB) e a candidatura dele à Câmara Federal atrapalha os planos do também candidato José Carlos, atualmente deputado estadual.

Gondim entrou no PT pelas mãos do grupo de Monteiro e do então vice-governador Washington Oliveira (WO), antes de ser nomeado conselheiro do TCE.

A filiação de Gondim foi um das últimas trapalhadas de WO, antes de ganhar a aposentadoria como prêmio pela traição ao povo do Maranhão.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A QUEM INTERESSA ESTA OBRA?

Estrada em duplicação, para beneficiar os empreendimentos da Franere, Alphavile e Dhama
Obra da Sinfra, de Luis Fernando Silva, interessa prioritariamente à elite do Maranhão
Os motoristas, ciclistas e pedestres que transitam pela estrada do Araçagi estão passando transtornos por conta do intermitente movimento de máquinas.

A obra é a duplicação de um trecho das MA 203 e 204, apenas para beneficiar o condomínio da construtora Alphaville.

O eixo Araçagi-Raposa é o mais cobiçado na nova fronteira imobiliária da ilha de São Luís. A Franere também construiu vários prédios de apartamento na área.
Torre da Alphaville, onde a Dhama constrói um condominio luxuoso...
Há muitas estradas precárias no Maranhão, mas o governo escolheu justamente o trecho do Araçagi-Raposa, onde está se instalando um dos maiores e mais luxuosos condomínios do estado.

Próximo ao trevo grilado, a incorporadora Dhama devastou uma área gigantesca e está construindo uma verdadeira cidade.
... com vista para o mar, ao fundo.
Os terrenos são caríssimos. O condomínio é de alto nível. Por isso estão duplicando a estrada, para atender aos interesses das marcas Alphavile-Dhama-Franere.

Nenhuma providência estaria sendo tomada pelo governo do Maranhão para beneficiar as regiões isoladas onde moram pessoas pobres.

Mas, para a construtora Dhama, as obras andam aceleradas.

É a maior concentração de caçambas, tratores e escavadeiras por metro quadrado no Maranhão.

O Maranhão dos ricos, já privilegiados, é sempre beneficiado pela estrutura do Estado.

Só que o povo está cansado e a cada dia é mais visível a derrota do secretário de Infra-Estrutura, Luis Fernando Silva, candidato ao governo.


Quanto mais ele se desespera para fazer e inaugurar obras, mais ele patina em pesquisas. Não tem obra que dê jeito.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

CONHEÇA O MOVIMENTO PASSE LIVRE SÃO LUÍS, SUAS BANDEIRAS E A DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO

Para o MPL (Movimento Passe Livre), os empresários de ônibus não tem respeito com a população, a Câmara dos Vereadores não fiscaliza o serviço de transportes e mantém as informações sob sigilo. Segundo o movimento, a licitação anunciada pela Prefeitura deveria ser de amplo conhecimento da população. Veja a entrevista:
Blogue - Como se formou o Movimento Passe Livre (MPL) em São Luis?

MPL São Luís – Um ativista de São Luís esteve presente na plenária de fundação do MPL à nível nacional no Fórum Social Mundial de 2005 em Porto Alegre. Desde então formou-se um coletivo na cidade formado basicamente por estudantes e anarquistas.

Esse coletivo denunciou a mercadorização do direito à meia entrada promovida pela administração de Tadeu Palácio com a implantação da personalização do passe escolar e a limitação do direito de compra do passe. Depois denunciou o conluio e o simulacro de acordo entre entidades estudantis, sobretudo a Umes, com a Prefeitura e com o partido do então prefeito.

Desde então infelizmente proliferam entidades estudantis de aluguel que sustentam verdadeiras máfias da carteirinha de estudantes e subprodutos políticos que muito prejudicaram a discussão sobre políticas públicas de juventude em São Luís. Depois este coletivo se dissolveu. Em 2007 formou-se um outro coletivo que se intitulava MPL mas que não mantinha vínculos com a federação nacional do movimento.

Na verdade este coletivo foi um desdobramento da mobilização de jovens em São Luís após o movimento Xô Rosengana que tomou conta do Maranhão e que desmascarou Roseana Sarney a toda uma geração de jovens. Este coletivo atuou até 2009 e depois foi dissolvido. Depois do junho de 2013 ativistas do primeiro coletivo, militantes, estudantes e professores rearticularam um novo coletivo do MPL que vem funcionando desde então e que está vinculado politicamente à federação nacional do movimento.

BlogueQual a forma de organização e como o MPL atua?

MPL São Luís – O MPL é um movimento que nasce como desdobramentos das lutas anticapitalistas no Brasil. A diferença com outras organizações da esquerda tradicional é que o MPL se organiza por fora da lógica da organização partidária tradicional marcada pelo centralismo e pela burocracia. Ao invés disso o MPL afirma o seu caráter apartidário por que se organiza independente da atuação de interesses partidários.

Afirma também o seu caráter horizontal por não acreditar na figura de líderes e de estruturas tradicionais de direção. Para a cultura política brasileira isto é uma inovação radical dado o caráter personalista com que se faz política. A consequência mais nefasta do personalismo é vincular ideias, programas e valores a uma pessoa como se ela fosse a representação encarnada desses ideais.

O resultado disso na história brasileira invariavelmente é populismo deslavado. Ao invés disso o MPL privilegia decisões por consenso e a mais ampla democracia possível. A ação direta é a forma de atuação privilegiada do MPL por que acreditamos que as mudanças fundamentais na política advêm do poder de organização e mobilização do povo nas ruas contra as trapaças de gabinetes que imperam no universo da política representativa.

BlogueQual a situação atual do transporte público na capital maranhense?

MPL São Luís – Extremamente grave. O serviço é deficitário ao usuário, mas altamente lucrativo para os empresários. O modelo baseado no chamado sistema integrado de transporte, os terminais de integração, cumpriu a sua função em determinado período, mas obviamente que se esgotou em decorrência do crescimento, do inchaço populacional e da ocupação descontrolada do solo urbano da cidade.

Esse problema se gestou na década de 90 e se consolidou na década dos anos 2000 sob a administração do ex-prefeito Tadeu Palácio que observou essa dinâmica e não tomou nenhuma inciativa para planejar o trânsito e o transporte da cidade. Ao invés disso é de conhecimento público que o ex-prefeito na verdade se tornou sócio de vários novos empreedimentos ligados à cadeia produtiva da indústria do automóvel, como postos de gasolina, por exemplo.

Os quatro anos da gestão de João Castelo, e acho até um contrasenso linguístico usar o termo “gestão” para designar este período, podem ser entendidos como quatro anos perdidos pois em sua gestão absolutamente nada foi feito no setor do transporte coletivo, o sistema se tornou ainda mais deficitário e ainda por cima houve um aumento de tarifa em pleno do período de carnaval que pegou toda a sociedade de surpresa.

Do ponto de vista legal podemos afirmar que existe uma situação de aberração jurídica quando às normativas relativas ao transporte coletivo da cidade por que a lei municipal que regulamenta o transporte público expõe por exemplo em seu artigo 6º que “O Planejamento [do transporte coletivo da cidade] deverá ter como principio o de proporcionar aos usuários a mais ampla mobilidade a o acesso a toda a cidade no menor tempo e curso possíveis com segurança e conforto.”

O que o atual modelo baseado no sistema de integração faz é exatamente o contrário porque muitas vezes o usuário é obrigado a percorrer longas distâncias dentro de várias linhas para acessar a integração e percorrer uma pequena distância entre dois bairros vizinhos por exemplo.

Quanto ao item segurança e conforto é simplesmente uma piada falar nesses dois itens dado o sufoco que milhares de ludovicenses passam todos os dias dentro dos ônibus. O que se vê nos rostos dos usuários do sistema de transporte uma vez dentro dos coletivos é a cara do sofrimento.

O item planejamento também é um mero item decorativo dentro da lei já que, segundo informações, o planejamento e gerenciamento deste modelo baseado na integração é realizado por uma espécie de instituto/consultoria de caráter privado com estritos laços com o sindicato das empresas de transporte.

O que vemos na prática em São Luís é um serviço público essencial, tal como descrito na constituição federal, entregue totalmente nas mãos da iniciativa privativa e sedenta por lucros, lucros e mais lucros à custa de um serviço cada vez mais precário e isso é culpa das gestões à frente da Prefeitura da cidade, de ontem e de hoje.

BlogueQual a proposta central do MPL para melhorar a prestação do serviço de transporte público?

MPL São Luís– A prestação de um serviço como o de transporte coletivo de uma cidade grande como São Luís é um trabalho muito complexo que exige bastante planejamento. Uma das medidas mais importantes contidas na proposta do MPL sobre a gestão do sistema de transporte é retirar o controle da gestão da iniciativa privada e devolvê-la ao poder público. Só assim as prerrogativas legais contidas nas normativas sobre o transporte poderão ser cumpridas.

Há de se dizer ainda, sobre essa questão legal, que o poder público está totalmente irregular e fora da lei ao permitir a gestão do sistema a partir dos interesses dos próprios empresários. Portanto acreditamos que só poderá haver melhorias e verdadeira qualidade no serviço de transporte coletivo se esse serviço sair da iniciativa privada.

BlogueDurante a ocupação da Câmara Municipal de São Luís, em julho de 2013, a pauta do transporte foi apresentada aos vereadores. Quais os resultados da reivindicação?

MPL São Luís– Absolutamente zero. Para se ter uma ideia, no dia acordado para haver a sessão que discutiria a questão do transporte público o coletivo de ocupação da câmara e seus representantes foram impedidos de adentrar nas dependências da Câmara Municipal e a sessão foi convertida numa homenagem a um empresário da especulação imobiliária com grande prestígio junto à classe política local.

Fizemos então um ato fora da Câmara, denunciando a manobra. Há de se dizer também que a Câmara de vereadores não é o local mais apropriado para se realizar uma discussão séria de um assunto tão importante quanto este. O que dizer de um poder público que em pleno ano de 2013 não possui nem site na internet?

Uma das pautas da ocupação é a transparência nas contas da Câmara. Quantos funcionários possui, quantos são aposentados, qual o salário dos vereadores??... Nada disso é informação pública hoje porque se a Câmara não possui nem site como pode ter portal da transparência? A Prefeitura afirma que realizou uma auditoria no sistema de transporte, mas até hoje a sociedade civil ainda não viu uma vírgula deste documento. O mesmo está preso nos gabinetes dos vereadores que não querem dar publicidade a um documento público.

Outro fato grave é a chamada licitação que está sendo realizada pela Prefeitura. Não sabemos de nenhum detalhe técnico deste processo que é de interesse de toda a sociedade ludovicense e essas informações também estão retidas nos gabinetes da câmara municipal.

BlogueComo o MPL avalia o crescimento do chamado transporte alternativo, os “carrinhos”, na zona urbana de São Luís, principalmente na área Itaqui-Bacanga?

MPL São Luís – É uma resposta desesperada da sociedade ao caos no transporte coletivo da cidade. O poder público não age para responder com rapidez ao grave problema da mobilidade urbana em São Luís e a sociedade encontra meios criativos e rentáveis para oferecer serviços alternativos de transportes.

O problema é que esta “solução” é apresentada dentro dos marcos de um modelo de mobilidade baseado no transporte individual, o que agrava ainda mais o problema da mobilidade com os engarrafamentos monstruosos que vemos em qualquer horário e em qualquer ponto da cidade.

Solução eficaz seria inverter a lógica do incentivo ao transporte individual e promover o transporte público com qualidade para fazer as pessoas deixarem seus carros em casa. Nessa esteira existem alternativas tecnológica e economicamente muito viáveis como o VLT e o BRT. Essas alternativas mais uma reforma ampla do sistema de transporte coletivo da cidade podem começar a desafogar os problemas de mobilidade de São Luís.

BlogueÉ possível quebrar o monopólio das empresas no setor de transporte em São Luís? Como?

MPL São Luís – É possível com pressão popular e com iniciativa e vontade política do poder público.  I isso inclui a Prefeitura e a Câmara de vereadores, já que para haver a quebra deste monopólio é preciso que haja uma reformulação geral na concepção e funcionamento do sistema de transporte coletivo de São Luís. Essa reformulação pode apontar para várias formas de organização do sistema, formas tais que podem inclusive prever uma forma de participação mista com empresas do setor privado e empresas públicas de transporte.

Para isso é preciso que haja um primeiro lugar alguma forma de estatização do sistema e o ideal é que esta estatização empodere a sociedade quanto à gestão do próprio sistema. O MPL defende, por exemplo, que sejam criados comitês populares descentralizados para a gestão em toda a cidade; contudo, temos consciência de que a discussão e implementação de um novo modelo é sobretudo uma decisão de caráter político e da forma como o sistema político-eleitoral está organizado atualmente no país temos uma situação de simbiose promíscua entre os interesses dos empresários de diversos setores e os interesses da classe estritamente política em detrimento do interesse público e social.

BlogueDurante a campanha eleitoral, o então candidato à Prefeitura, Edivaldo Holanda Junior (PTC), apresentou a proposta do bilhete único. Ele ganhou a eleição, mas não implantou o projeto. Qual a avaliação do MPL sobre o bilhete único?

MPL São Luís – É um modelo que se for implantado em São Luís já nascerá defasado. O poder público, se quiser dar soluções reais para a crise da mobilidade urbana na cidade deverá ser mais ousado. Não adianta implantar o bilhete único e os ônibus continuarem engarrafados nas estreitas e poucas avenidas da cidade.

Estamos numa situação em que é necessário aproveitar a janela aberta por junho de 2013 para pensar e implantar projetos estruturantes de longo alcance para a mobilidade urbana da cidade e não pensar em propostas de curto alcance. Tecnicamente o modelo do bilhete único não mexe muito na composição agregada do percentual de participação da tarifa no sistema como um todo. Os pobres vão continuar pagando muito caro por deslocamento e o mesmo continuará sendo de péssima qualidade.

BlogueO que é a tarifa zero? Como ela pode ser implantada em São Luís? Seria possível implantá-la sem quebrar o monopólio das empresas de transporte coletivo?

MPL São Luís – Tarifa Zero é um modelo de gestão que elimina a tarifa paga diretamente pelo usuário no momento do uso do serviço de transporte coletivo. Não é um modelo fechado, mas o fundamental é que o mesmo inverte toda a compreensão do papel do transporte público em relação à questão do direito a uma cidade mais humana e menos controlada exclusivamente pelos interesses econômicos.

No modelo proposto pelo MPL deve haver uma completa reformulação do sistema passando por alguma forma de estatização e/ou da existência de algum fundo público, federal, estadual ou municipal para a utilização na gestão do transporte coletivo. Quanto a isso, há diversas possibilidades, transversais aos temas de orçamento: pode-se onerar mais, percentualmente, os ricos através de uma Reforma Tributária que tenha um horizonte de imposto progressivo de acordo com a renda, como foi proposto com o aumento do IPTU em São Paulo recentemente ou a Reforma Tributária da cidade em 1990- ambos rejeitados.

Outra alternativa bastante importante de ser levada em conta é o fato de o Orçamento Geral da União - algo que abrange em torno de R$2,361 trilhão - ser sucessiva e majoritariamente destinado ao pagamento de Juros e Amortizações da Dívida Pública cheia de irregularidades e ilegalidades, como explicitado na previsão para 2014, segundo a qual 42,42% do orçamento será destinado a isso.

Constitui-se, assim, uma clara priorização dos interesses de banqueiros em detrimento das demandas sociais, como transporte público e Tarifa Zero, por exemplo.

Independente dessas nuances, é fundamental a aprovação do projeto de emenda constitucional 90 que transforma o transporte em direito social. Até agora houve uma boa tramitação desta PEC no Congresso Nacional, sendo aprovada na Câmara dos Deputados e despachada à apreciação pelo Senado, mas sabemos que ainda há um bom caminho até a mesma se concretizar como marco legal estabelecido para a garantia deste direito e reconhecemos suas limitações em, a posteriori, efetivar-se substancialmente.

BlogueQual seria a melhor forma de dar transparência aos gastos com transporte público em São Luís?

MPL São Luís– Uma é fazer cumprir a lei, coisa que por exemplo a Câmara de vereadores não faz ao desrespeitar a lei de transparência e não possuir um mísero web site com informações sobre o que acontece naquela casa.

A Prefeitura também tem explicações a dar à sociedade já que até hoje não se viu e não se ouviu falar no que deu a auditoria do sistema de transporte coletivo solicitado pela Prefeitura. Outro exemplo de falta de transparência é o modo como estão sendo encaminhados os procedimentos para a chamada licitação dos transportes na cidade.

A Prefeitura pretende mexer num sistema de grande repercussão e interesse social sem dialogar com a população sobre o que ela pensa e o que ela quer de um sistema de transporte coletivo contrariando o princípio de autogestão, que é uma forma de gestão democrática, dos transportes pelos usuários e trabalhadores.

Infelizmente as marcas de um estado autoritário, oligárquico e antidemocrático também se fazem sentir na administração pública municipal em todos os níveis, executivo e legislativo, o que do ponto de vista político é um grande erro já que deveria ser o contrário por que a capital deveria dar o exemplo para o resto do Estado.

BlogueAs empresas de ônibus têm que tipo de interferência no cenário político de São Luís?

MPL São Luís - Todos os possíveis porque são empresários com altas somas de recursos que influem diretamente no montante arrecadado pelas campanhas eleitorais e uma vez eleito é cobrada uma fatura sob a forma de benesses legais e administrativas como é o caso do transporte coletivo.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

150 ANOS DE COELHO NETTO: 1864...2014

Profª Francimary M. Martins *

“...mas, eu serei o último dos helenos e o fogo das paixões não vai destruir a beleza da cultura, porque a inteligência é eterna!” Coelho Netto

3 de novembro de 1864 – morre Gonçalves Dias

21 de fevereiro de 1864 – nasce Coelho Netto

Em perfeita sintonia astral, em 1864 um caxiense deixaria a terra dos vivos e outro nasceria para continuar a elevar o nome dos caxienses ao Panteão Nacional e Internacional.

Nascidos no mesmo berço, não tiveram a mesma trajetória.

Tempos diferentes, recepções diferentes, críticas diferentes.
Um ovacionado pela crítica... o outro lançado ao purgatório da crítica modernista.

Hoje se comemora os 150 anos de nascimento de Coelho Netto, esse escritor que poucos conhecem ou leram alguma obra sua, apesar de seu nome estar em todos os lugares: em cidades, em escolas, em ruas, em praças, em monumentos no Maranhão e, especialmente, no Rio de Janeiro... cidade que o abrigou desde os 6 anos de idade.

A par de toda sorte de “momentos” por quais passou Coelho Netto, hoje é um dia de lembrar, rememorar esse escritor que tão importante foi à sua época, e que muito vangloriou nosso país.

Para os que não conhecem, ou pouco sabem sobre Coelho Netto, peço licença ao professor e poeta Carvalho Junior, de Caxias, que faz uma homenagem ao “último dos Helenos”, e aqui dizer: Eis-me aqui, sou Coelho Netto.

“Príncipe da Prosa
(Carvalho Junior)



de sangue luso-silvestre,
bem sabe a princesa Caxias
a felicidade em ser mãe
honrada do literato mestre!


verde-calorosamente, a bela
capital Teresina o ama; o Rio: cidade
maravilhosa (além dos janeiros)
põe o nome dele em fama!



príncipe da prosa,
pastor das palavras
na sábia palavra
de Guimarães Rosa!



pai de tantos filhos e livros,
quem não leu e não gostou
na pedra do preconceito
e da preguiça se precipitou!



valoroso Hércules da escrita,
imponente e anoso jequitibá...
da nossa memória literária,
o gigante nunca expirará!



mano da pátria, do homem,
dos esportes, da natureza...
da cultura da nação brasileira,
viveu pra fazer essa defesa!



novembros são cebolas nos olhos
em nosso canteiro de saudades:
um levou Gonçalves Dias, outro
ao amor de Gabi deu a eternidade!



com um ou dois “tês” (ao seu crittério)...
com estilo, ele assinava
o glorioso nome: Henrique
(o máximo) Maximiano Coelho Netto.”


VIVA COELHO NETTO!

Caxienses, maranhenses, cariocas, brasileiros...orgulhem-se de seu filho.


* Francimary M. Martins: professora da UFMA, doutoranda em Linguística e tem como objeto de pesquisa os textos de Coelho Netto. 

PCdoB ENTREGA NOTA DE ESCLARECIMENTO AO JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO

O PCdoB Maranhão entregou na manhã de ontem (20) a certidão da Controladoria Geral da União (CGU), ao jornal o Estado do Maranhão que contesta o conteúdo da edição de 16 de fevereiro em que o jornal tenta imputar irregularidades à gestão de Flávio Dino à frente da Embratur.

Egberto Magno, secretário de Comunicação do PCdoB-MA e Aline Louise, assessora de imprensa de Flávio Dino, estiveram pessoalmente na sede do jornal, onde foram recebidos por Ribamar Corrêa, diretor de Redação do jornal O Estado do Maranhão, a quem foi entregue a certidão da Controladoria Geral da União (CGU).

Ao entregar a certidão, o secretário de comunicação do PCdoB e a assessora de Flávio Dino ressaltaram que a própria Controladoria Geral da União (CGU) emitiu certidão sobre a inexistência de qualquer imputação de corrupção ou improbidade ao Sr. Flávio Dino no período em que exerceu o cargo de presidente da Embratur.

Aberto o canal de diálogo, esclareceram a Ribamar Corrêa, diretor do jornal, que a qualquer dúvida sobre a imagem de Flávio Dino ou sobre outro membro do partido, estão dispostos aos devidos esclarecimentos.

“O PCdoB está aberto ao diálogo e se coloca sempre à disposição para prestar qualquer esclarecimento”, disse o secretário de comunicação do partido.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CERTIDÃO DA CGU DESMENTE ACUSAÇÕES DO GRUPO SARNEY CONTRA FLAVIO DINO

A Controladoria Geral da União certificou, na tarde de ontem (18), que não há qualquer registro de imputação de improbidade ou corrupção relacionados à gestão de Flávio Dino na presidência da Embratur. O órgão de controle das contas federais desmonta o roteiro montado pelo grupo Sarney para tentar macular a imagem de Flávio Dino no Maranhão.

A certidão emitida pela CGU desfaz todas as tentativas de acusação contra Flávio Dino impetradas pelo jornal O Estado do Maranhão. O relatório diz que “NÃO CONSTA, em Relatórios de auditoria, fiscalizações, processos disciplinares ou quaisquer outros procedimentos da Controladoria-Geral da União, qualquer imputação de corrupção ou improbidade ao Senhor FLÁVIO DINO DE CASTRO DE COSTA no período em que exerceu o cargo de presidente da EMBRATUR”.

Desde o último domingo (16), os meios de comunicação ligados ao grupo Sarney afirmam que, segundo a CGU, Flávio Dino teria causado prejuízos ao erário. A acusação do jornal baseava-se no relatório da Controladoria-Geral da União relacionadas à Embratur em 2012, mas a certidão do CGU diz exatamente o contrário.

O relatório opinava pela aprovação das contas da Embratur sob gestão de Flávio Dino, mas afirmava que havia uma ressalva a respeito de um contrato assinado em 2009, foi anos antes de Dino assumir a presidência da Embratur, quando Flávio Dino ainda era deputado federal.

Ainda no domingo, a Embratur emitiu nota de esclarecimento ao referido jornal, afirmando que as informações questionadas pela CGU já haviam sido fornecidas ao órgão e explicando que, após assumir o comando da Embratur, Flávio Dino diminuiu o valor dos gastos com informática em 50% (referente ao contrato questionado pela CGU).

Ou seja, além de não ter assinado o contrato divulgado pelo jornal O Estado do Maranhão, Flávio Dino ainda diminuiu o contrato em quase metade do valor inicial.

O jornal afirmou ainda que a gestão de Flávio Dino era marcada por “desvios”. Contudo, a certidão da Controladoria Geral da União desfaz as acusações levantadas pelo jornal da família Sarney.

GRUPO UNIVERSITÁRIO DE TEATRO ENCENA TEXTO DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

O Projeto Casarão das Artes recebe nesta quinta-feira (20), às 17 horas, o espetáculo “Um Telefone Toca...”, um texto de Luís Fernando Veríssimo. Com duração de 10 minutos, o espetáculo tem a supervisão da professora Estrelinha, e traz os atores Ana Cleide Silva e Marcos Marcelo Martins.

De forma cômica, a peça revela um fenômeno que acontece diariamente com muitas pessoas, uma ligação errada, mas especial, que caba ligando duas pessoas que se divorciaram recentemente. Veríssimo é um escritor brasileiro muito conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros.

O ‘Casarão das Artes’ é realizado pelo Laborarte com o objetivo de oferecer ao público espetáculos em diferentes períodos do ano. Até meados de 2014, o Laborarte abrigará uma programação permanente, com preços populares, nas linguagens de teatro, dança e circo, composta por apresentações, oficinas, troca de experiências, entre outros, que somadas às demais atividades do grupo proporcionarão uma programação regular e variada de arte para São Luís.  

O projeto foi contemplado no Prêmio Pró-Cultura de Estimulo ao Circo, Dança e Teatro na Categoria B - Programação de Espaços Cênicos, da FUNARTE, e tem dois eixos centrais: a promoção do espaço alternativo do Laborarte e oportunizar o encontro da classe artística local.

O Laborarte fica localizado na Rua Jansen Muller, 42, Centro. Mais informações: (98) 3222-7570/ 8789-6987.

GUT - É um projeto de extensão da UFMA. Foi criado em 1996 e visa aproximar a comunidade da universidade através das artes cênicas. Em seus dezoito anos de existência, o Grupo já montou vários espetáculos, como: "O Castigo do Santo" (1996), de Aldo leite; "O Tribunal dos Divórcios" (1997), de Miguel de Cervantes; "Piquinique no Front" (1997), de Fernando Arrabal; "A Filha de Pai Francisco" (1998), de Lenita Estrela de Sá; "O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim" (1999), de Fernando Garcia Lorca; "Hoje a Banda Não Sai" (2001), de Severino Tavares; entre outros.

Além dos espetáculos, o Grupo oferece estudos, seminários e cursos frequentes de Improvisação, Expressão Corporal e Vocal, Interpretação e Apresentação de Leituras Dramáticas, promovendo o Encontro de Teatro de São Luis, para incentivar a reciclagem de iniciados e iniciantes das Artes Cênicas.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DIRETÓRIO NACIONAL DO PT INTERVEM NO MARANHÃO E GARANTE RAIMUNDO MONTEIRO NA PRESIDÊNCIA


O comando nacional do PT bateu o martelo sobre a presidência do diretório estadual do Maranhão. 

Raimundo Monteiro, candidato da governadora Roseana Sarney (PMDB), está nomeado presidente.

Henrique Sousa ganhou a eleição no segundo turno, teve o resultado homologado pela comissão eleitoral, mas a direção nacional não respeitou as regras e passou o trator.

A decisão favorável a Monteiro é uma nova intervenção no diretório petista maranhense.

Em 2010, José Dirceu mandou desfazer o resultado do encontro de tática eleitoral que decidira apoiar Flavio Dino (PCdoB) e entregou o PT a José Sarney (PMDB).

No Maranhão, até raio cai duas vezes no mesmo lugar. Quatro anos depois, com José Dirceu preso, a direção nacional repetiu o erro.

Monteiro na presidência é meio caminho andado para que o PT continue em aliança com a oligarquia Sarney.

O PT deve indicar logo o candidato a vice-governador na chapa liderada pelo PMDB para a eleição indireta que ocorrerá na Assembleia Legislativa, em maio, após o afastamento da governadora Roseana Sarney (PMDB) para disputar o Senado.

ÚLTIMA CHANCE

Sempre esperançosos, os petistas das antigas ainda vão tentar reverter o resultado da intervenção no encontro de tática eleitoral.

Neste fórum, os delegados representantes das chapas que disputaram o Processo de Eleição Direta (PED) votam para decidir a posição do partido na eleição de 2014.

A chapa liderada por Augusto Lobato, da Resistência Petista, defende aliança com o PCdoB na coligação encabeçada por Flavio Dino.

Henrique Sousa prefere a candidatura própria do PT.

O grupo de Raimundo Monteiro já está nos braços de Sarney e quer a reedição da aliança.


Tudo indica que o casamento entre petistas e peemedebistas será mantido.

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POPULAÇÃO DE ALTO ALEGRE REIVINDICA SALÁRIOS ATRASADOS

Insatisfeita com os graves problemas que vem ocorrendo na administração municipal, a população do município de Alto Alegre do Pindaré foi às ruas da cidade no último sábado (15), para protestar contra as ações do prefeito Francisco Gomes (PDT), mais conhecido como Edésio.
As denúncias incluem a suspensão do pagamento do funcionalismo público desde dezembro de 2013, a redução dos salários em todas as áreas da Prefeitura e várias demissões. De acordo com os manifestantes, a situação está insustentável. Sem salário há dois meses, os funcionários estão com dificuldade para manter suas famílias e acumulando várias dívidas, gerando assim, um caos também para o comércio local.

O “Movimento Pró-Alto Alegre” reuniu dezenas de manifestantes entre funcionários públicos, comerciantes, pescadores e estudantes.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PETISTAS FAZEM VIGÍLIA PARA AGUARDAR RESULTADO DO PED NO MARANHÃO

O diretório nacional do PT prometeu decidir nesta terça-feira (18) o futuro do partido no Maranhão. Tudo indica que a cúpula petista vai entregar novamente o partido a Raimundo Monteiro, candidato de Roseana Sarney (PMDB), com apoio do ex-vice-governador Washington Oliveira.

Em protesto à manobra anunciada, militantes e dirigentes petistas de várias chapas que concorreram no Processo de Eleição Direta (PED) iniciaram na tarde de segunda-feira (17) uma vigília, na sede do partido, no Renascença, para acompanhar a reunião do diretório nacional.

A vigília tem representantes das chapas lideradas por Henrique Sousa, chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos; e Augusto Lobato, liderança da Resistência Petista, agrupamento não alinhado à oligarquia Sarney.

Vários militantes se solidarizaram à ocupação do diretório regional. Os vigilantes querem a manutenção do resultado oficial do segundo turno, que dá a vitória a Henrique Sousa.

"Estamos em vigília para que o resultado do segundo turno seja respeitado. Qualquer decisão contrária é intervenção de novo", denunciaram os organizadores da ocupação, convocando os filiados para se dirigirem à sede do partido.

Henrique Sousa defende candidatura própria do PT. Esta proposta ganhou corpo na direção nacional. Seria uma forma de evitar o apoio direto a José Sarney (PMDB) no Maranhão, especialmente depois que a governadora Roseana espinafrou o presidente nacional Rui Falcão.

Porém, o acordo nacional em torno da aliança do PT com o PMDB, para a candidatura à reeleição de Dilma Roussef, pode novamente levar o petismo no Maranhão a apoiar Sarney.

Caso o diretório nacional decida a favor de Monteiro, está configurada uma nova intervenção. É a História se repetindo como tragédia.

CONTAS DE FLÁVIO DINO SÃO REGULARES, DIZ NOTA DA EMBRATUR

A coordenadora de Suporte Tecnológico e a auditora-chefe da Embratur divulgaram nota repudiando a matéria do jornal O Estado do Maranhão, publicada domingo (16), sobre supostas irregularidades na gestão de Flavio Dino.

Veja a nota:

DIREITO DE RESPOSTA
ESCLARECIMENTO DA EMBRATUR

A respeito de matéria veiculada por este jornal, neste domingo (16/fev), apontando supostas irregularidades relacionadas a contrato de informática mantido pela Embratur, temos a esclarecer:

1 - O contrato abordado na matéria é de 2009, quando houve adesão a uma Ata da Universidade Federal da Bahia. Na época, a adesão à Ata foi antecedida de pesquisa de preços de mercado, com base no parque tecnológico da Embratur, e não da citada Universidade. O valor do contrato de 2009 era de R$ 5.169.147,48.

2 – Em agosto de 2011, por decisão do recém-empossado presidente Flávio Dino, todos os contratos da Embratur sofreram auditoria compartilhada pela Controladoria Geral da União (CGU) e Auditoria Interna da Embratur. O trabalho foi concluído em março de 2012, quando a CGU não apontou nenhuma irregularidade ou fez qualquer ressalva em relação ao valor do contrato de informática, razão pela qual foi efetuada a renovação.

3 – Na renovação com a empresa de informática, em junho de 2012, a Embratur optou pela redução dos serviços contratados, o que levou à economia de quase 50% dos recursos públicos envolvidos, reduzindo o valor total do contrato para R$ 2.999.999,97.

4 – Somente em agosto de 2013, após o término do contrato oriundo da adesão à ata, a CGU passou a questionar aspectos do contrato, que foram devidamente respondidos pela área técnica da EMBRATUR. Reiteramos o ponto de vista técnico de que não há nenhuma despesa antieconômica no citado contrato.

5 - As controvérsias técnicas ainda existentes serão debatidas perante o Tribunal de Contas da União, que ainda vai julgar as contas de gestão relativas ao ano de 2012.

6 - Esclarecemos que o parecer da CGU é que as contas do gestor Flávio Dino relativas a 2012 são regulares, e não irregulares.

Mariza Garcia Avalone
Coordenadora de Suporte Tecnológico

Nadja Maria Mehmeri Lordelo
Auditora-Chefe

DEFENSORES PÚBLICOS REALIZAM AUDIÊNCIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A Associação dos Defensores Públicos do Estado e a Ouvidoria Geral da DPE-MA vão realizar uma audiência pública dia 26 de fevereiro, às 15h, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, com o objetivo de informar a população sobre as atribuições institucionais da Defensoria Pública, de acordo com o Artigo 5°, Inciso LXXIV; e o Artigo 134 da Constituição Federal de 1988.

Na audiência os defensores vão esclarecer que o acesso à Justiça é um dever constitucionalmente assegurado, sendo fundamental para exercício e concretização de todos os demais direitos.

A organização da audiência afirma que para a existência de uma sociedade mais justa e igualitária é essencial que as pessoas, principalmente as mais desvalidas economicamente, obtenham assistência jurídica integral e gratuita.

Programação

Dia: 26 de fevereiro de 2014.

Hora: das 15h às 18h

Local: Auditório Fernando Falcão – Assembleia Legislativa do Maranhão.

Jorge Prado
Responsável pela divulgação

Fones: (98) 8815-6895 – 8803-9689