Jornalismo com artigos, reportagens, crônicas e notas sobre temas locais, nacionais e internacionais. Resenhas, dicas e outros toques...
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
FÉRIAS DO BLOGUE E FELIZ 2012
PRAÇA DEODORO, MERCADO CENTRAL E PARADAS DE ÔNIBUS SÃO AS PRIORIDADES NA ENQUETE DO BLOGUE
domingo, 25 de dezembro de 2011
FELIZ NATAL
Muito grato pela sua companhia, especialmente nesta data, quando confraternizamos pela solidariedade e paz.
Feliz Natal.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
BOAS NOTÍCIAS EM 2012
PRAÇA DEDODORO SERÁ REFORMADA E VAI GANHAR MEMORIAL DA MEIA PASSAGEM
ATERRO DO BACANGA SERÁ URBANIZADO: no local serão construídas quadras, campos de futebol, pistas de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre
MERCADO CENTRAL GANHA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E CENTRO DE ARTESANATO
ANTIGA ESTAÇÃO DA RFFSA VIRA CENTRO CULTURAL
REVITALIZAÇÃO GARANTE NOVA VIDA AO CENTRO HISTÓRICO
SÃO LUÍS GANHA 20 KM DE CICLOVIAS
PREFEITURA INSTALA NOVOS ABRIGOS E LIXEIRAS NAS PARADAS DE ÔNIBUS
RUA GRANDE GANHA NOVA PAVIMENTAÇÃO E VAI FUNCIONAR À NOITE
PRAÇA JOÃO LISBOA É O NOVO POINT CULTURAL DA CIDADE
PROJETO DE METROPOLIZAÇÃO DA ILHA DE SÃO LUÍS SAI DO PAPEL
PT E PC do B REEDITAM ALIANÇA PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE SÃO LUÍS EM 2012
BAIRROS DE SÃO LUÍS SERÃO BENEFICIADOS COM NOVAS OPERAÇÕES URBANÍSTICAS
FÓRUM REÚNE ARQUITETOS E ENGENHEIROS PARA REPENSAR O PLANO URBANÍSTICO DE SÃO LUÍS
PROTESTOS ANTI-SARNEY SAEM DA INTERNET E GANHAM AS RUAS EM TODO O MARANHÃO
IMPERATRIZ FAZ PASSEATA GIGANTE CONTRA SARNEY
PÓLOS REGIONAIS DO MARANHÃO ELABORAM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
MARANHENSES RETOMAM OTIMISMO COM O FIM DA OLIGARQUIA SARNEY
80% DOS MUNICÍPIOS MARANHENSES IMPLANTAM OS PLANOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE LANÇA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS NO MARANHÃO
A péssima notícia:
SARNEY MORRE, DESTITUI O DIABO E ASSUME O COMANDO DO INFERNO
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA AGENDA URGENTE PARA 2012
A determinação é da Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), cuja meta mais almejada é a extinção dos lixões a céu aberto e a implantação dos aterros sanitários.
No geral, a PNRS disciplina a gestão dos resíduos sólidos, uma longa teia que inclui os catadores, cooperativas, gestores públicos, empresas de reciclagem e agentes de políticas públicas vinculados ao desenvolvimento sustentável.
A idéia de gerenciar, tratar e transformar o lixo em fonte de emprego e renda ainda é um “estrangeirismo” no Maranhão.
Nenhuma providência foi tomada até agora pela Prefeitura de São Luís para adequar a cidade às exigências da Lei 12.305/10.
Da gestão do prefeito João Castelo (PSDB) só há notícias sobre lixo espalhado por toda a cidade, ausência de licitação nos contratos com as empresas Limpel e Vital, falta de fiscalização na coleta e pesagem do lixo e total desprezo pelos catadores.
Quer mais? A prefeitura é investigada pelo Ministério Público (MP) após uma série de denúncias formuladas pelo vereador Geraldo Castro Sobrinho (PC do B), quando no exercício do mandato durante a licença do também comunista Fernando Lima.
Geraldo Sobrinho formulou denúncias sobre indícios de superfaturamento nos pagamentos à Limpel/Vital, ausência de fiscalização na coleta e prorrogação dos contratos emergenciais sem licitação.
Três promotores da Probidade Administrativa investigam as denúncias formuladas contra a Prefeitura.
Na área ambiental, o promotor Fernando Barreto desenvolve iniciativas para sensibilizar e cobrar das prefeituras maranhenses as adequações à PNRS.
Uma das ações do MP reuniu prefeitos, secretários municipais, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a representação do Ministério do Meio Ambiente em um seminário para debater os objetivos e metas da PNRS.
Enquanto os prefeitos e secretários estão na fase de sensibilização, entidades da sociedade civil como a Cáritas Brasileira já estão em campo, trabalhando.
A Caritas desenvolve em três municípios maranhenses (Imperatriz, Balsas e Buriticupu) o projeto Reciclando Vidas.
Para o diretor executivo da Caritas, Ricarte Almeida Santos, o problema do lixo remete às questões socioambientais agravadas no Maranhão com o crescimento dos grandes projetos do agronegócio, mineração e siderurgia.
No caso específico dos resíduos sólidos, a coordenadora do projeto Reciclando Vidas, Benedita Freire, coloca como fator essencial o reconhecimento do catador como cidadão de direitos.
O empoderamento e a organização dos catadores, diz Benedita Freire, é condição primeira de um novo olhar sobre o trabalho de coleta, seleção e reutilização dos resíduos sólidos numa perspectiva de geração de emprego e renda.
Em São Luís, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar), instalada no bairro da Madre Deus, luta a duras penas para manter o trabalho dos catadores. Trata-se de um exemplo a ser expandido.
Enquanto isso, na agenda dos resíduos sólidos em São Luís só há montes de lixo por todo lado, denúncias sobre irregularidades nos contratos e um total desleixo do prefeito João Castelo (PSDB) com o tema.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
APRUMA DIVULGA RESULTADO DA ELEIÇÃO
O processo eleitoral que elegeu Diretoria e Conselho de Representantes da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA), Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional, para o biênio 2012-2014, teve como vitoriosa a chapa 1.
No entanto, o resultado final somente ocorrerá após julgamento do recurso de denúncia apresentada pela chapa vencedora.
Duas chapas concorreram ao pleito e a CHAPA 1: AUTONOMIA E RESISTÊNCIA – EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA INTEGRAL, tendo como presidente o professor Vilemar Gomes Silva foi vencedora.
CONFIRA O RESUTADO DA VOTAÇÃO:
Chapa 1: 307
Chapa 2: 193
Brancos: 3
Nulos: 4
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
CHAPA 1 GANHA A APRUMA
PSOL APÓIA CHAPA 1 NA APRUMA
Presidente do PSOL/MA
ELEIÇÃO NA APRUMA
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA SEGUE DEGENERADA
STF ESVAZIA O CNJ
sábado, 17 de dezembro de 2011
PSOL VAI AO STF CONTRA CONCESSÃO DE TV A POLÍTICOS
PSTU TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA EM 2012
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
CRIATIVIDADE LUDOVICENSE
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
PC DO B DISTRIBUI PRÊMIO MOCHEL 2011
COMITÊ MUNICIPAL DO PCdoB SÃO LUÍS-MA
Prêmio José Augusto Mochel 2011
C O N V I T E
O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – São Luis, a Fundação Maurício Grabois e o deputado estadual Rubens Júnior têm a honra de convidar para a solenidade de entrega do Prêmio José Augusto Mochel 2011.
A solenidade será realizada no dia 16 de dezembro, às 18 horas, no auditório Fernando Falcão da Assembléia Legislativa do Maranhão.
Contamos com sua honrosa presença neste evento que homenageia a luta popular e democrática.
Atenciosamente,
ELBA GOMIDE MOCHEL
Coordenadora do Comitê Organizador
Homenageados 2011
Cáritas Brasileira – Maranhão
Fórum do Baixo Parnaíba
César Teixeira
Júlio César Rego Guterres
Maria de Jesus Gamboa – Roxinha
Maria Lúcia Telles
Jean Marie Van Damme - Padre João Maria
Reginaldo Telles
Pedro de Oliveira Lima – Pedro Careca (in memoriam)
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
ASSEMBLÉIA: TEM DINHEIRO SAINDO PELO LADRÃO
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
AS 13 FRAUDES DO PT DE SARNEY
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
LUIS FERNANDO NA ESPIRAL DO SILÊNCIO
O chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva, outrora uma figura de proa no governo, desapareceu do noticiário após a chegada de João Alberto.
Diga-se também que a nomeação de Alberto para o governo visou atender aos interesses da família Fecury (Clóvis) no Senado.
Mas o fato principal é o ofuscamento de Luís Fernando Silva. Durante todo o ano de 2011 o chefe da Casa Civil viajou o Maranhão a pretexto de realizar os seminários regionais de lideranças.
Luís Fernando reuniu prefeitos, colheu sugestões e sistematizou as demandas em um relatório para planejar o Maranhão. Tudo balela. Na verdade ele já estava em campanha para a sucessão de Roseana em 2014.
Parecia um jogo combinado. No lançamento da pedra fundamental da Via Expressa, a governadora Roseana manifestou preferência pelo homem da Casa Civil, dizendo que gostaria de vê-lo sentado na cadeira principal do Palácio dos Leões.
Dias depois o senador Edinho Lobão, filho do ministro das Minas e Energia Edison Lobão (PMDB), deu sucessivas declarações sobre a inadiável e inevitável candidatura do lobo-pai ao governo em 2014.
Após a refrega os ânimos acalmaram, o noticiário de Luís Fernando diminuiu, João Alberto negociou a greve dos PMs e Bombeiros e o Maranhão continua do mesmo jeito.
E pode piorar. Em 2014, com a máquina do governo em campanha e a Justiça cega, o candidato da oligarquia Sarney vai sair desse caldeirão descrito acima. Dificilmente perderá a eleição.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
SETE TESOUROS E SETE ESCOMBROS DE SÃO LUÍS
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
CERCO A MAIS UMA ÁREA LIVRE EM SÃO LUÍS
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
GRILAGEM NO TREVO ARAÇAGI-RAPOSA
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
DE CASAGRANDE PARA SÓCRATES
Walter Casagrande Júnior
Claro que fiquei muito triste com a morte do Sócrates, mas, de forma até egoísta, o sentimento predominante é de alívio. Isso porque tive a chance de falar para o cara, olhando bem nos seus olhos, o quanto gosto dele.
Precisava me sentar à mesa com o Magrão, reconhecer a importância que ele teve na minha história e recordar momentos especiais que vivemos juntos. Para mim, era algo fundamental.
Nós passamos muitos anos sem nos falar. Nunca brigamos, mas havíamos nos separado em decorrência da vida. Ficaram uma distância e alguns ruídos na relação, por conta de visões diferentes sobre algumas questões.
Mas nunca deixei de amá-lo e precisava lhe falar isso antes de sua partida. Felizmente, essa oportunidade surgiu por conta das internações anteriores. Se não tivesse acontecido, agora estaria carregando um peso insuportável.
Parceria - Sem dúvida, foi meu maior parceiro no futebol. Quando eu era juvenil no Corinthians, eu o tinha como ídolo e costumava ficar ao lado do campo para vê-lo nos treinamentos do time profissional.
Depois, em 1981, fui jogar na Caldense e houve um amistoso lá contra a seleção brasileira. Fiquei ansioso, não sabia se ele me reconheceria. Mas o Magrão se lembrou de mim e até tiramos fotos no campo.
No ano seguinte, voltei para o Corinthians e fiz minha estreia contra o Guará sem a presença do Sócrates. No segundo jogo, ele também não estava.
Só fomos jogar juntos no terceiro, na vitória sobre o Fortaleza, com três gols do Zenon e um do Sócrates. Eu participei de todos os gols e percebi que daria liga.
A partir dali, formamos uma dupla memorável, com tabelinhas e troca de passes em que antecipávamos o pensamento do outro. As minhas características combinavam com as dele, nós nos completávamos.
Podíamos até perder, o que faz parte do jogo, mas poucas vezes não rendemos bem juntos.
Cúmplices - Nós também nos identificávamos no aspecto político. Foi sensacional ter vivido a Democracia Corintiana a seu lado, lutado por eleições diretas para presidente e participado da fundação do PT.
Como jogadores, aproveitamos a popularidade para passar mensagens contra a ditadura militar.
Compartilhávamos também da dependência química: tive problemas com drogas e ele, com álcool. Pagamos caro por isso. Sócrates não sobreviveu, mas parte em paz.
Você deixou uma história fantástica, parceiro, e ajudou a tornar o mundo um pouco melhor. Tínhamos uma estreita aliança... Vou jogar meu anel fora. Fazer o que com um anel pela metade?
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
LUPI PEDE PRA SAIR
domingo, 4 de dezembro de 2011
CONFRONTO DE VÍDEOS NA INTERNET PAUTA A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
ACABA A GREVE DOS PMs E BOMBEIROS
Eles acataram a proposta do governo de reposição escalonada. Em 2012 será de 10,4% e os outros percentuais até 2014.
GOVERNO APRESENTA NOVA PROPOSTA E MILITARES VÃO AVALIAR
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
MILA CAMÕES EM NOVO SHOW
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
CUT FORA DA GREVE
GOVERNO CEDE E NEGOCIA, MAS MILITARES MANTÊM A GREVE
terça-feira, 29 de novembro de 2011
AMBIENTALISTAS VÊEM DEGRADAÇÃO NO NOVO CÓDIGO FLORESTAL
Segundo estampado nas manchetes dos jornais, haverá um acordo costurado por Agripino Maia (DEM-RN) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), onde o senador Luiz Henrique apresentará emenda para transformar a aquicultura numa atividade de “interesse social”, abrindo caminho para legalizar futuros desmatamentos em mangues.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
MANIFESTAÇÃO "FORA ROSEANA SARNEY", NESTA TERÇA, NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
POLICIAIS CIVIS TAMBÉM DECRETAM GREVE E ACAMPAM NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
MOVIMENTOS SOCIAIS DE IMPERATRIZ REALIZAM ATO PÚBLICO EM APOIO AOS MILITARES E BOMBEIROS EM GREVE
domingo, 27 de novembro de 2011
ROSEANA PERDE O CONTROLE: O MARANHÃO ESTÁ SOB NOVA DIREÇÃO
sábado, 26 de novembro de 2011
AS DESVENTURAS DE ALICE COM A FORÇA NACIONAL
As mulheres comentam que os homens são garbosos e elegantes, mas elas acabam resumindo em uma só palavra: sarados. Designação desafiadora para quem, a qualquer momento, pode ser ferido.
Alice soube dos homens da Força pelas conversas da vizinha, em um bate-papo bem ludovicense, convocado sobre o muro que separa os quintais das duas casas, no bairro do Apeadouro.
- Aliiiice, chamou Rita de Cássia, entoando um agudo singular. Amiga, tu nem sabe. Tá cheio de gato nessa Força Nacional. Só “home” sarado. Tão lá na Deodoro. Olhei agorinha do ônibus.
- Amiga, nem me conta, vou lá ver, decretou Alice, já planejando uma abordagem mirabolante.
Enquanto tomava banho, Alice bolou o golpe conversando consigo própria: vou lá e quando chegar perto dos policiais eu faço de conta que tive um desmaio. Só assim eu caio nos braços desses homens.
E assim foi, cheia de aromas e encantos, aventurar-se nas garras da Força Nacional. Mas antes de saber o desfecho da estória, é preciso conhecer melhor Alice e seus encantos.
Os leitores deste blogue precisam ver o rebolado da morena. Os olhares famintos da vizinhança masculina do Apeadouro e alhures vasculham cada passada dela, desde o momento em que sai da rua Sousândrade, dobra a esquina da Manoel da Nóbrega e desce a avenida dos Franceses para ir às sessões diárias de malhação.
É um andar viajante, cheio de maneios para realçar as tranças postiças que deram a moça um visual rastafari.
O caminhar de Alice oscila entre o jogar dos cabelos e a ginga dos quadris, deslizando sobre as pernas torneadas, montadas em saltos finíssimos e altos, ou altíssimos e finos, seja lá como você queira imaginar.
Com uma calça apertadíssima, subiu no mototáxi e rumou para a Deodoro. Lá chegando, nada dos policiais. Encostou rapidamente para tomar um caldo-de-cana no Garoto do Bigode e curiar melhor. Mas qual, nada dos sarados.
Pediu um pastel para interar o lanche e matutou: devem estar na rua Grande.
Levantou rapidamente da cadeira, ajeitou a cintura da calça com um rebolado rápido, jogou os cabelos lado a lado e seguiu bailando toda brejeira sobre o salto.
Era o sol de quatro horas da tarde quando ela pisou a calçada do Palacete Gentil Braga. Andou, procurou e nada dos soldados da Força Nacional.
Quando chegou na porta das lojas Marisa, antigo Cine Éden, eis que Alice viveu uma cena cinematográfica.
Ao distrair-se com uma das vitrines, meteu o salto alto num dos muitos buracos entre os parelelepípedos da rua Grande e foi à lona. Estatelou-se no chão e só retomou os sentidos uns segundos depois, já nos braços de um policial.
Mas não da Força Nacional. Era um Guarda Municipal, coroa, já meio derrubado, que não perdeu tempo ao ver os sentidos da moça recobrados e emendou uma cantada:
- Pode me dar o número do teu celular?
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
NOTA DO PSOL SOBRE A GREVE
Diretório Estadual do Maranhão
Presidente do PSOL/MA
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
CAMPANHA REIVINDICA 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA JÁ
A campanha visa cobrar do governo federal a utilização de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação pública, com aplicação imediata.
A iniciativa tem eco na UFMA, onde representantes da Anel (Assembléia Nacional dos Estudantes Livres) montaram um ponto de coleta no Centro de Ciências Sociais (CCSo).
Segundo a dirigente do Centro Acadêmico de Serviço Social, Camila Passos, a Anel surgiu durante um congresso estudantil, em 2009, fruto de divergências de concepção com a União Nacional dos Estudantes (UNE).
A Anel engloba universitários e secundaristas. Para Camila Passos, a UNE engessa o movimento estudantil e não mais representa os interesses da educação pública e de qualidade, como reivindica o plebiscito.
Alinhado à UNE, o DCE da UFMA não divulgou nenhum ponto de coleta de assinaturas da campanha pelos 10% do PIB para a Educação.
Em um dos trechos do manifesto da campanha, os signatários afirmam que “o Estado brasileiro não cumpre sua obrigação Constitucional. O Brasil possui mais de 14 milhões de analfabetos totais e 29,5 milhões de analfabetos funcionais (PNAD/2009/IBGE) – cerca de um quarto da população está alijada de escolarização mínima.”
Diz ainda o manifesto:
“Esses analfabetos são basicamente provenientes de famílias de trabalhadores do campo e da cidade, notadamente negros e demais segmentos hiperexplorados da sociedade.”
“As escolas públicas – da educação básica e superior – estão sucateadas, os trabalhadores da educação sofrem inaceitável arrocho salarial e a assistência estudantil é localizada e pífia.”
“O Plano Nacional de Educação – Proposta da Sociedade Brasileira (1997), a partir de um diagnóstico da realidade educacional, indicou metas para a universalização do direito de todos à educação que implicavam em um investimento público da ordem de 10% do PIB nacional.”
“Naquele momento o Congresso Nacional aprovou 7%, percentual vetado pelo governo FHC e veto mantido pelo governo Lula da Silva.”
“Hoje o Brasil aplica menos de 5% do PIB nacional em Educação. Passados 14 anos, a proposta do governo para o novo PNE em debate no Congresso Nacional define a meta de 7% do PIB para a Educação em... 2020!”
“Não podemos aceitar o argumento de que não há recursos. O pagamento da dívida pública, as isenções fisciais para o setor empresarial, o recurso público usado para a copa e as olimpíadas, o dinheiro público que se perde na corrupção...”
“Há verba, é preciso reverter as prioridades, garantindo o investimento público na implementação dos direitos sociais universais.”
“Junte-se à Campanha Nacional Unificada! Construa o Comitê de Campanha no seu estado, as aulas públicas do dia 15 de outubro, o Plebiscito Popular em novembro e defenda a aplicação de 10% do PIB para a Educação Pública já!”
Signatários: ABEPSS, ANDES-SN, ANEL, CFESS, COLETIVO VAMOS À LUTA, CSP-CONLUTAS, CSP-CONLUTAS/DF, CSP-CONLUTAS/SP, DCE-UFRJ, DCE-UnB, DCE-UFF, DCE UFRGS, ENECOS, ENESSO, EXNEL, FENED, MST, MTL, MTST/DF, MUST, MOV. MULHERES EM LUTA, OPOSIÇÃO ALTERNATIVA, CSP-CONLUTAS/RN, PRODAMOINHO, SEPE/RJ, SINASEFE, SINDSPREV, SINDREDE/BH, UNIDOS PRA LUTAR.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DECRETA ILEGALIDADE DA GREVE
PMs E BOMBEIROS INTERDITAM BR-010 EM IMPERATRIZ
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
PM E BOMBEIROS DECRETAM GREVE E OCUPAM A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. META É PARAR TODO O SISTEMA DE SEGURANÇA NO MARANHÃO
Após a decisão da greve eles seguiram em carreata para a Assembléia Legislativa (AL), onde estão acampados e só prometem sair quando as negociações forem retomadas.
Os grevistas tentaram ocupar o plenário da AL, mas foram contidos pelo chefe da segurança, coronel Pinheiro Filho, ex-comandante da PM.
Houve discussões acirradas entre Pinheiro Filho e dirigentes da greve, mas a entrada no plenário foi vetada. “Só deixo entrar com autorização do presidente da AL”, acenou o coronel.
A greve dos militares tem o apoio de sindicalistas da Polícia Civil (agentes e delegados) e do Sindicato dos Agentes Penitenciários, podendo ocorrer, por efeito dominó, a paralisação de todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão.
Há cerca de duas semanas PMs e Bombeiros fizeram uma paralisação, mas recuaram diante da promessa do governo de atender aos pleitos, sob a mediação do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Manoel Ribeiro (PTB).
Depois do recuo o governo não encaminhou as reivindicações e provocou a revolta na tropa. O mediador, Manoel Ribeiro, viajou para Portugal deixando os PMs e Bombeiros sem resposta.
Sob o comando da Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão, a assembléia teve ainda a participação de lideranças comunitárias de bairros que atuam em conselhos colaborativos na área de Segurança.
Sindicalistas militares de Imperatriz e Caxias representaram a organização dos grevistas no interior.
Um dos primeiros a discursar, o coronel Ivaldo Barbosa disse que a greve é a última oportunidade dos militares e animou a tropa a resistir, caso haja retaliações.
“Aconteça o que acontecer, se eu for preso, não parem a greve, passem por cima de mim”, recomendou Ivaldo.
Ivaldo fez ainda uma recomendação ao seu colega de farda, coronel Franklin Pacheco, comandante-geral da PM. “Se eu fosse o comandante-geral eu entregava o cargo e assumia o comando do movimento”, provocou Barbosa.
Sob o hino da PM, palavras de ordem exaltadas e a vibração do auditório, a assembléia prosseguiu com vários oradores e um discurso comum – críticas contundentes ao secretário de Segurança Aluisio Mendes, classificado de “incompetente”, “despreparado” e outros adjetivos.
“Ele (Aluisio Mendes) chegou aqui para pisar os maranhenses”, desabafou um sargento exaltado.
APOIO DA POLÍCIA CIVIL
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Marcelo Penha, disse que o Sistema de Segurança não tem liderança e antecipou que a entidade vai convocar assembléia com pauta de greve na próxima semana.
“Vamos parar o Sistema de Segurança do Maranhão”, decretou Penha.
O delegado Jefferson Portela afirmou que o movimento grevista é de toda a sociedade, destacando que o orçamento é viável para atender às reivindicações. “Nós, policiais, estamos sendo assaltados, roubados”, ironizou.
Jefferson Portela destacou ainda a soma de forças entre as polícias Civil e Militar. “Fomos treinados para não recuar, seja diante de ladrão ou de político corrupto”, enfatizou Portela.
REFORÇOS E AUSÊNCIA
A assembléia teve a participação do representante da Associação Nacional dos Praças (Anaspra), Marcos Prisco, um dos mais exaltados no movimento.
Evangélico, Prisco disse ter sido preso várias vezes em movimentos grevistas militares no Brasil, citando o Piauí, Rondônia e Rio Grande do Norte. “A greve é tudo ou nada”, finalizou Prisco.
Entre os grevistas, o dirigente estadual do PT, Joab Jeremias, ressaltou a necessidade de paralisar o Sistema de Segurança para ganhar força e pressionar o governo.
Nenhum dirigente da CUT apareceu na assembléia. Parte da direção da central é aliada do vice-governador Washington Oliveira (PT),
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES
- Recuperação das perdas salariais de 2009 a 2011, em torno de
30%;
- Redução da jornada de trabalho de 80 horas para 40 horas semanais;
- Revisão dos critérios de promoção;
- Anistia para todos os participantes do movimento grevista;
- Melhoria das condições de trabalho (viaturas, coletes, traillers e postos policiais etc);
FORÇA NACIONAL
No início da ocupação da Assembléia Legislativa houve rumores de que a Força Nacional iria desocupar o prédio, mas nada foi confirmado.
PAPOÉTICO EXIBE FILME "BODE REI, CABRA RAINHA"
Dirigido pela cineasta Helena Tassara (SP), Bode Rei, Cabra Rainha mergulha no universo da criação e do comércio de caprinos, “incluindo a fala de criadores, artistas populares, comerciantes e outras figuras cuja vida está profundamente ligada a esses animais, como o escritor Ariano Suassuna e Manelito Dantas.
A proposta da diretora Helena Tassara foi realizar um documentário divertido e rico, pontuado por histórias reais ou imaginárias, para ilustrar a essência da personalidade de seus protagonistas e a sua relação com os homens e mulheres nordestinos.
Os encontros (Papoético) no Sebo do Chiquinho reúnem pessoas interessadas em arte e cultura para um diálogo descontraído, sob a mediação de algum especialista em literatura, artes plásticas, cinema, teatro, dança, patrimônio cultural etc.
Além de vender livros, Chiquinho aluga filmes e vende CDs. Quem quiser pode levar o seu disco para tocar. Há espaço para leituras de poesia e trechos de contos, performances e canjas musicais.
Lá rola jazz, blues, MPB, rock etc. Funciona em um pequeno barzinho, tem água mineral e bombom da roça para os abstêmios.
O SEBO MUDOU DE ENDEREÇO
Agora está na rua de São João, esquina com Afogados, 384 – altos do banco Bonsucesso.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
AS VAIAS AO SARNEÍSMO EM IMPERATRIZ
PRÊMIO BNB DE JORNALISMO RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ JANEIRO DE 2012
Para se inscrever, o jornalista deve preencher formulário e o encaminhar, juntamente com o material produzido para o concurso, ao Ambiente de Comunicação Social do Banco do Nordeste do Brasil (Avenida Pedro Ramalho, 5.700 - Bloco D-1 Térreo - Bairro Passaré - Fortaleza-CE, CEP 60.740-000).
De acordo com o gerente do Ambiente de Comunicação Social do Banco do Nordeste, Maurício Lima, o Prêmio tem como objetivo incentivar o debate sobre o desenvolvimento regional,em todas as suas formas.