Definida a chapa presidencial do PSB - Eduardo Campos e Marina Silva - as próximas articulações caminham para formar os palanques estaduais.
No Maranhão, o perfil da chapa socialista está mais próximo da candidatura de Flavio Dino (PCdoB), cuja aliança já reúne o PSB, controlado pelo vice-prefeito de São Luis Roberto Rocha.
Pela ordem natural da política, os comunistas abrigariam Campos, mas Flavio Dino sabe que precisa do apoio do governo federal para ganhar a eleição no Maranhão.
No plano nacional, o PCdoB, bem relacionado com o Palácio do Planalto, tenta aproximar os petistas Lula/Dilma do comunismo maranhense.
Oficialmente, o PT do Maranhão tende a indicar o vice-governador na chapa do PMDB, liderada por Edinho Lobão ou João Alberto, pré-candidatos de José Sarney.
Até agora, o alinhamento dos partidos e candidaturas pode ser: Flavio Dino com Eduardo Campos e o candidato de Sarney com Lula/Dilma.
É pouco provável que Dino faça qualquer sinalização à candidatura de Aécio Neves (PSDB). Seria uma declaração de guerra ao PT nacional.
O PCdoB raciocina da seguinte maneira: se não pode contar com Lula/Dilma no seu palanque no Maranhão, melhor não tê-los como adversários.
Dino vai lutar pelo apoio do governo federal até o fim, mas no calor da campanha terá de fazer opção nos materiais impressos e na propaganda eletrônica.
Oficialmente, tudo indica que os comunistas estarão nas fotos com Eduardo Campos, apesar da preferência por Lula/Dilma, que estarão com Sarney, apesar dos pesares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário