O ranking das empresas mais reclamadas em 2015 foi divulgado
nesta quinta-feira (17) pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do
Maranhão (Procon/MA). A Oi Fixo e a Oi Móvel encabeçam a lista pelo segundo ano
consecutivo, com, respectivamente, 392 e 297 reclamações formalizadas junto ao
órgão.
A divulgação dos dados ocorreu durante a II Semana de
Prevenção e Combate ao Superendividamento, no Rio Anil Shopping, em São Luís. O
ranking é resultado da consolidação das reclamações fundamentadas pelo Procon.
Para conferir as informações completas, basta acessar o site
www.procon.ma.gov.br.
A forte atuação do Instituto junto às empresas colaborou
para que o número de reclamações caísse cerca de 50%. No entanto, as duas
companhias do grupo Telemar Norte Leste S/A seguem como as mais reclamadas.
Durante todo o ano de 2015, foram recebidas quase 3 mil reclamações. Em 2014, o
número de reclamações chegou a quase 5 mil.
O presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, explica que o
ranking é formado a partir do número de reclamações que foram consideradas
procedentes, após análise técnica.
“Nós reconhecemos a redução do número de reclamações como um
esforço para oferecer melhores serviços aos consumidores. Contudo, a repetição
de empresas no ranking aponta a falta de sensibilidade e comprometimento com a
melhoria dos serviços. Por essa razão, o Procon vai continuar realizando ações
preventivas, de orientação e fiscalização, para assegurar o pleno respeito aos
direitos dos consumidores”, afirmou o presidente.
Ranking das 10 empresas com mais reclamações em 2015
1- Oi Fixo - 392
2- Oi Móvel - 297
3- CAEMA - 135
4- CCE - 107
5- CEMAR - 93
6- Sky - 81
7- Bradescard - 57
8- Caixa Econômica Federal - 51
9- Claro Móvel - 41
10- Tim - 40
*A fonte dos dados é o Sistema Nacional de Informações de
Defesa do Consumidor (Sindec).
Agência Secom
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